De acordo com uma pesquisa da NordVPN (empresa de cibersegurança), publicada no mês de maio do ano passado, a população brasileira costuma passar em média 91 horas online, ao longo de sete dias, uma semana. Para aqueles que trabalham no ambiente digital, a presença massiva pode abrir um universo repleto de possibilidades de vendas, segundo André Novais, especialista em negócios e marketing.
Dicas para aumentar a retenção de seus clientes
Em uma entrevista concedida à Coluna Claudia Meireles, o especialista deu algumas dicas para aqueles que desejam atuar na web de forma certeira a fim de beneficiar o próprio negócio. André Novais afirma que existe um leque muito amplo de estratégias de marketing digital capaz de potencializar as empresas no ambiente online.
No entanto, algumas diretrizes são “universais”, ou seja, podem ser aplicadas em serviços de todos os portes e ramos de atuação.
“Independentemente do setor em que a empresa atue, é importante se conectar ao seu consumidor. E a internet é o melhor caminho para fazer isso. Empreendedores devem considerar a implementação de requisitos básicos para operar com eficiência no meio digital. Em seguida, podem buscar estratégias mais elaboradas”, recomenda o especialista André Novais.
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Esteja presente no digital
Vai elaborar suas estratégias digitais? Então tente avaliar a maturidade da sua empresa na internet. Segundo Novais, é essencial “estar nas redes sociais e ter um site próprio”. Ele instruiu ainda, a participar de um marketplace, caso a página não funcione como uma plataforma de comércio eletrônico.
Por que a sua empresa precisa estar nas redes sociais?
Invista na geração de leads
No Marketing Digital, a palavra lead é um jargão utilizado para se referir a pessoas ou empresas que entraram em contato com a sua empresa, e têm o potencial de se tornarem clientes.
“Uma das formas mais comuns de fazer isso é oferecer algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro. Com as informações captadas, é possível entrar em contato com o eventual cliente em outros momentos”, orienta.
Conheça bem o seu público
O mundo digital proporciona uma grande vantagem, que é a possibilidade de conhecer bem os seus clientes. O especialista André Novais, ensina como saber detalhes de cada cliente.
“Isso pode ser feito por meio de dados e análise de tráfego. Na prática, essas informações ajudam a conhecer as preferências do consumidor, tornando a sua loja mais eficiente no que diz respeito à seleção de ofertas”, afirma André.
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Deixe sua marca humanizada
Nos dias de hoje, os clientes não estão interessados apenas no produto/serviço oferecido, mas também na maneira como a marca atua, o que ela defende e como ela se posiciona naquilo que diz respeito às principais demandas sociais.
“Assim, é importante humanizar a empresa, principalmente nas redes sociais. Mostre um pouco de como as atividades são feitas, quem são as pessoas por trás das operações e como o atendimento ao cliente é realizado”, pontua o especialista.
Quais produtos de marketing mais geram valor para as empresas?
Invista em anúncios online
O Marketing Digital possui ferramentas para estratégias de curto, médio e longo prazo. Você deseja ampliar o alcance do seu negócio de maneira imediata? Então já considere investir em anúncios nas plataformas digitais, como por exemplo, Google ADS e redes sociais.
“Certifique-se, anteriormente, de que o seu site e a sua plataforma de vendas estão preparados para receber novos clientes”, completa André.
De acordo com ele, o anúncio, por si só, não é garantia de vendas! No entanto, é um instrumento interessante para atrair os consumidores e parceiros.
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