Se você tem uma empresa, você provavelmente quer que ela seja relevante nas redes sociais e na internet. Existem muitas formas de se fazer isso. É possível ser relevante produzindo conteúdo ou criando ações e campanhas impactantes. Dentre todas as maneiras de se destacar, o investimento em tráfego pago é, de longe, uma das mais efetivas.
Com tantos sites importantes e famosos, como fazer com que o seu se destaque? Como atrair o seu público-alvo para fazer com que mais pessoas conheçam os produtos do seu negócio? O tráfego pago, também chamado de links patrocinados, é um caminho rápido, eficiente, mas que precisa de muita técnica aplicada para funcionar de verdade.
Neste artigo, vamos explicar o que é tráfego pago e como ele funciona na prática. Também vamos te ajudar a desenvolver uma boa estratégia para o seu site, que envolve não só a veiculação de anúncios, mas também a produção de conteúdo de qualidade. Vem com a gente! 😉
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é o nome dado ao processo de visitas que um site recebe, tendo como origem a veiculação de anúncios publicitários on-line. Em outras palavras, todas as pessoas que chegam até o seu site por meio de anúncios fazem parte do tráfego pago.
Esse tipo de campanha de marketing é muito comum, tanto para marcas pequenas, quanto para grandes. Os anúncios são criados em plataformas conhecidas na internet, com o Google Ads e o Facebook Ads sendo as duas mais famosas.
É um recurso que pode ser usado tanto para tornar o seu site mais conhecido, quanto para atrair o consumidor ideal. É uma estratégia abrangente, que abre espaço para várias configurações interessantes. Porém, entre todas, há sempre um objetivo em comum: fazer com que o seu site esteja entre os mais procurados do Google, no segmento da sua empresa.
Diferença entre tráfego pago e orgânico
Em geral, existem dois tipos principais de tráfego que um site pode receber: orgânico e pago. Vamos explicar como eles funcionam abaixo.
Tráfego pago: visitantes que chegam ao seu site, ou descobrem que sua empresa existe, por meio de anúncios publicitários. Para ter esse tráfego, você precisa investir dinheiro.
Tráfego orgânico: visitantes que chegam ao seu site de forma natural, ou seja, sem clicar em um anúncio publicitário. É uma estratégia que exige mais esforço na produção de conteúdo, especialmente em SEO, já que não há uma campanha patrocinada impulsionando o seu site.
No fim das contas, as marcas de sucesso usam as duas estratégias. É muito importante ter tráfego orgânico no seu site, especialmente quando ele parte de uma produção de conteúdo constante e relevante. Ainda assim, as campanhas de tráfego pago tem o seu valor, justamente por impulsionar ainda mais o conteúdo relevante.
Como funciona o tráfego pago
Para criar uma campanha patrocinada, a sua empresa precisa escolher uma palavra-chave (ou mais) para disputar com a concorrência. O termo técnico para esse movimento se chama “leilão”.
O leilão acontece quando a sua marca, e outras empresas do segmento, decidem investir em uma mesma palavra-chave. Assim, os sites de busca, como o Google e o Yahoo, analisam qual empresa tem os resultados mais relevantes para aquele termo, avaliando também qual deu o maior “lance”, ou seja, investiu mais dinheiro. Quem tiver os melhores resultados tem mais chance de aparecer na primeira página dos buscadores.
Existem duas formas principais de pagar pela veiculação de um anúncio. Você tem o Custo por Clique (CPC) e o Custo por Mil Impressões (CPM).
No CPC, você paga para cada clique que o usuário dá em seu anúncio. No CPM, você paga à cada mil vezes em que o seu site aparece nos resultados de buscas. Ambas as formas são eficientes e podem ser usadas em estratégias totalmente diferentes.
A primeira é mais indicada para as empresas que tem como foco atrair mais cliques para o site, ou seja, tráfego pago de fato. A segunda é muito usada por empresas que estão começando e precisam ganhar mais visibilidade.
As vantagens do tráfego pago
O tráfego pago é uma excelente ferramenta de marketing digital. É muito útil para empresas de qualquer segmento, que querem expandir o seu alcance na internet. Se você ainda não tem um departamento de marketing bem definido, ou não tem colaboradores o suficiente para produzir conteúdo constante, investir em anúncios pagos pode ser uma boa solução.
Para empresas que estão começando, é uma ótima forma de impulsionar os conteúdos do site, fazendo com que a marca se torne um pouco mais conhecida. Também é uma ótima ferramenta para atrair as personas do seu negócio, principalmente se você tiver o domínio de estratégias de campanhas mais segmentadas.
Com o uso certo do tráfego pago, você consegue gerar mais conversões, ou seja, pessoas que interagem com a sua página em busca de um produto e/ou serviço, inscrições, pedidos de orçamento, entre outras formas de contato direto. É uma ferramenta extremamente eficaz na busca por clientes de qualidade.
O segredo é o equilíbrio
Apesar de ser algo extremamente vantajoso, é sempre bom lembrar: o tráfego pago não resolve tudo sozinho. Não pense que é só despejar um caminhão de dinheiro no Google e Facebook Ads para tornar a sua empresa mais conhecida. Na realidade, é possível fazer campanhas de anúncio bem baratas, desde que você faça o uso de outras estratégias em conjunto.
O ideal é ter um equilíbrio entre tráfego pago e orgânico. Investir na produção de conteúdo de qualidade é essencial para impulsionar o seu site, mesmo com uma boa campanha de anúncios.
É o conteúdo relevante que vai fazer com que a sua persona volte ao site mais vezes. Se ela não encontrar o que está buscando, não há campanha patrocinada que resolva o seu problema. Você precisa resolver as dores do cliente. Se ele clica no seu anúncio e descobre que foi pego em uma mentira, isso só gera alcance negativo para o seu negócio.
Felizmente, a Opcevê está aqui para te ajudar com tudo isso. Quer conteúdo de qualidade? Conte com a gente! Quer investir em anúncios pagos? Fica tranquilo, porque podemos te ajudar. É só entrar em contato!