O que é rebranding e por que fazer?

Qual é a imagem que a sua marca passa para o mercado? Como o seu negócio é lido por parceiros e clientes?

A imagem que uma marca projeta é fundamental para o seu desempenho, especialmente nas redes sociais. Para conquistar a atenção do público, é preciso construir e transmitir mensagens que estão de acordo com os valores, características e objetivos de uma marca. O processo de construir essa identidade bem-definida é chamado de branding.

Porém, nada dura para sempre. Em alguns casos, empresas precisam revisitar a sua estratégia de branding, seja para fazer pequenas alterações, ou para promover mudanças mais drásticas. Tudo está em movimento e as marcas não são diferentes disso. É aí que entra o rebranding.

Neste artigo, vamos explicar o que é o rebranding, porque ele é feito e quais são as ocasiões em que essa estratégia faz sentido. Confira abaixo!

Leia também: Erros que não podem acontecer na definição de uma identidade visual.

Entendendo o rebranding

De uma forma geral, rebranding é a ressignificação da imagem de uma marca. O objetivo final dessa estratégia é mudar a percepção do público sobre um determinado negócio, seus valores e suas características. Essa mudança pode envolver apenas o discurso, ou exigir mudanças mais profundas na própria marca, como alteração da logo, identidade visual, entre outros elementos.

Essa estratégia sempre foi comum, mas tem se tornado cada vez mais forte com o ritmo frenético das redes sociais. Com tudo mudando o tempo todo, quem fica parado muito tempo acaba sendo engolido pelo contexto. Isso não significa que as empresas precisam fazer rebranding o tempo todo, mas sim que é importante estar conectado às tendências de mercado.

Uma marca é sempre um símbolo de algo. Quando você veste uma roupa de grife, come um hambúrguer especial ou frequenta um festival de música, você está exposto a estímulos gerados por marcas, que querem que você as enxergue de uma determinada forma. 

Temos vários exemplos disso. A Apple é mais do que apenas uma fabricante de aparelhos tecnológicos. Ela é diferente de outras marcas rivais, porque vem carregada de uma sofisticação que não é encontrada em outro lugar. É cheia de significado.

Porém, como explicamos acima, isso pode ser modificado com o tempo. Se um dia a Apple quiser ser vista como uma marca mais acessível, por exemplo, ela vai precisar fazer um rebranding. Para isso, é necessário fazer um grande planejamento estratégico.

Por que fazer o rebranding?

Existem diversos motivos que podem levar uma marca a fazer um rebranding. A mudança pode ser motivada por reações negativas do público, crises de identidade ou simplesmente um desejo genuíno de mudança, que exige reflexão e busca por ferramentas de renovação.

Abaixo, vamos falar de alguns motivos que podem levar ao rebranding, citando alguns exemplos concretos. 

  1. Renovação

Se você entendeu que os valores da sua marca estão desatualizados em relação ao mundo atual, ou simplesmente deseja conduzir o seu negócio para um outro caminho, o rebranding pode ser uma solução.

Muitas marcas decidem adotar esse tipo de medida para se posicionar sobre pautas importantes da sociedade, como causas sociais e ambientais. Diversas empresas, que antes não se preocupavam com sustentabilidade, por exemplo, passaram a trazer esse tema em seus produtos, ações e comunicação no dia a dia. 

Portanto, o rebranding pode ser fundamental para uma estratégia de reposicionamento de marca, seja sobre temas delicados, ou simplesmente uma atualização relacionada aos assuntos mais modernos.

  1. Gerenciamento de crise

Quando uma marca é muito criticada e questionada perante a opinião pública, mudar o trajeto também pode ser uma opção. Grandes marcas já passaram por esse processo e o MC Donald’s é um bom exemplo disso.

Após o lançamento do documentário “A Dieta do Palhaço”, de 2004, que criticava o efeito que os alimentos do MC Donald’s geram no corpo humano, a marca passou por várias mudanças de discurso, que influenciaram até mesmo no cardápio.

Ou seja, o fato de o MC Donald’s ter sido questionado sobre a qualidade de seus lanches fez com que a marca buscasse um reposicionamento, que não passa necessariamente pela mudança do modelo de negócio, mas sim por uma mudança na abordagem dos assuntos. 

  1. Alcançar novos públicos

Uma marca também pode fazer um rebranding para expandir o seu público-alvo. Se você tem uma empresa voltada para o público infantil e deseja conquistar adolescentes, mudar a sua forma de comunicação pode ser importante para obter melhores resultados.

Nesse tipo de processo, é importante tomar cuidado para não perder o que já foi conquistado, ou seja, criar uma estratégia de rebranding que torna a sua marca irreconhecível para quem já é cliente. 

É possível manter o que já existe e expandir a área de atuação. Várias empresas já deram exemplos disso. A Skol é uma delas. A marca tem um histórico de propagandas machistas, que afastaram o público feminino. Para mudar essa imagem, a empresa decidiu abraçar a ascensão do movimento feminista, se transformando em uma marca mais inclusiva. Com isso, foi possível alcançar um novo público-alvo, sem deixar de lado o antigo.

Cada marca tem o seu caminho próprio

Existem outros caminhos que levam ao rebranding. Fusão de empresas, troca de executivos, mudança de nicho, enfrentamento da concorrência… todos esses motivos são relevantes e serão certamente abordados aqui no blog da Opcevê, em outras ocasiões.

O objetivo principal deste artigo é mostrar o que é esse fenômeno e como ele pode acontecer na prática para algumas empresas. No fim das contas, é importante salientar que cada marca tem o seu próprio caminho, que deve ser alcançado de acordo com a história e as necessidades de quem constrói o negócio. 

Mudar a logo e a identidade visual sem motivos concretos não é uma boa decisão. Para reposicionar uma empresa, é preciso buscar razões convincentes, que de fato justificam o rebranding. Só assim, a marca estará em constante crescimento.
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