O que são as automações de marketing e como usar essa estratégia?

As automações de marketing são algumas das melhores estratégias de comunicação da atualidade. Quando bem usado, esse recurso possibilita uma relação mais direta com clientes, processos de venda mais assertivos e maior geração de valor para os leads de uma marca.

Esse conceito, muito associado ao e-mail marketing, está cada vez mais comum, especialmente por conta de sua eficácia e das inúmeras possibilidades que ele traz para as estratégias digitais no dia a dia.

Por isso, o artigo desta semana da Opcevê vai explicar o que são as automações de marketing e te dar exemplos de como essa estratégia pode ser usada tanto em vendas, quanto no relacionamento com os clientes. Vem com a gente! 🙂 

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O que é automação de marketing

Vamos começar pelo conceito de automação de marketing. Esse é o nome dado a uma estratégia de captação, nutrição, segmentação e conversão de leads, de forma automatizada. Em geral, é muito usada no e-mail marketing.

Na prática, a automação é uma estratégia de conteúdo que você cria para disparar mensagens à sua base de leads, com uma única diferença do disparo de e-mail tradicional: em vez de mandar diversas mensagens de uma vez, você manda os conteúdos no momento certo, de forma inteligente.

Ou seja, você usa uma ferramenta, como o RD Station, para programar o disparo de uma série de e-mails, seguindo uma estratégia linear. Vamos para um exemplo prático. Se você tem uma empresa que vende sapatos e cria uma estratégia de captação de leads por meio de um formulário no site, é possível montar uma automação de e-mails da seguinte forma:

E-mail 1 – Mensagem de boas-vindas ao inscrito no site

E-mail 2 – Dicas sobre o cuidado com sapatos

E-mail 3 – Dicas de sapatos para diferentes ocasiões

E-mail 4 E-book, artigo, ou outro conteúdo rico (produzido pela sua marca) sobre sapatos

E-mail 5 – Link para a compra de sapatos

Com a ferramenta certa, o disparo desses e-mails é automatizado, programado previamente, para serem enviados nos dias certos, de forma natural, na medida em que seu lead avança no funil de vendas. 

Usando a automação para nutrir leads

Essa estratégia também é um ótimo caminho para nutrir leads, ou seja, deixá-los mais qualificados. Se você tem uma base de contatos que não se interessa pelo seu produto, pelo menos inicialmente, é possível usar a automação para aproximar a sua marca desse lead, transformando-o em um cliente em potencial.

Ao oferecer conteúdos úteis em posts, artigos, e-books e demais materiais, você consegue se relacionar de forma mais íntima com o lead, gerando as soluções que ele busca. No fim das contas, essa é a grande diferença das estratégias de automação.

Enquanto muitas estratégias de marketing são voltadas apenas para os leads que se tornam clientes em potencial, ou buscam a geração de alcance, a automação não está focada em nenhuma das duas coisas. O foco desse recurso não é aumentar o número de pessoas que chegam até você, mas sim garantir que as que chegam vão continuar voltando.

Ao gerar leads mais qualificados, você tem mais pessoas interagindo com a sua marca, replicando o conteúdo, lendo o que é divulgado e acima de tudo, compartilhando e promovendo com outras pessoas.

Agora que já explicamos o que são as automações e qual é a importância delas para a nutrição de leads, vamos dar dois exemplos de estratégias que podem ser implementadas: venda e pós-venda.

Automação de venda

Na maior parte das vezes, as empresas usam o recurso de automação para aumentar o número de vendas. É criada toda uma estratégia (como falamos no exemplo do sapato) para gerar interesse e conduzir o lead para o momento da compra.

Hoje, existem diversas ferramentas que tornam esse processo cada vez mais inteligente (e eficaz). É possível programar uma automação que é engatilhada no momento em que o lead se inscreve em um formulário, por exemplo. Assim, esse processo desencadeia o disparo de uma série de e-mails.

Porém, o ideal é não disparar e-mails de forma automática sem uma avaliação. A segmentação é uma parte essencial das estratégias de automação. Após conquistar uma boa base de leads, você precisa dividi-la por interesses, cargos, área de atuação, entre outros critérios. Desta forma, é possível criar automações específicas para cada público, que geram melhores resultados.

Ao definir uma estratégia, fazer testes de disparo, construir uma boa base de leads e segmentá-los, o próximo passo é fazer testes contínuos para identificar possíveis falhas e melhorias na estratégia. Assim, a tendência é que você consiga ter mais leads engajados e consequentemente mais vendas, disparando menos e-mails do que quando você começou.

Automação pós-venda

Também é muito comum o uso das estratégias de automação no pós-venda, com disparo de mensagens para clientes que a sua marca já conquistou. Neste caso, a ideia é continuar produzindo conteúdos relevantes para nutrir os seus leads, gerando novas oportunidades de negócio.

Duas abordagens são muito comuns nas automações pós-venda: o cross-sell e o upsell.

Na estratégia cross-sell, você tenta vender um produto diferente do que o seu cliente já comprou. Exemplo: se ele comprou um par de sapatos no seu site, você passa a oferecer uma camisa que combina com o item anterior.

Assim, é possível gerar interesse em novos produtos, com base na experiência satisfatória que o seu cliente teve anteriormente.

No upsell, você parte para uma abordagem de acréscimo do produto original, de melhoramento. É uma estratégia muito comum na venda de softwares ou jogos on-line, em que é possível oferecer upgrades e versões mais avançadas de um produto que o cliente já tem. 

Automação para crescer mais

Seja na venda ou na pós-venda, uma coisa é certa: estratégias de automação são um jeito moderno e eficaz de nutrir os leads corretamente, sendo assim um recurso fundamental do marketing de conteúdo. É um jeito de fortalecer a visão dos consumidores sobre a sua marca de forma natural, gerando retorno positivo. 
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