Social Media: Confira o nosso checklist

Social Media Checklist: Saiba mais

Planejamento! Se você atua como Social Media, essa é uma palavra que não deve sair da sua cabeça em hipótese alguma. Em meio às rotinas cansativas do dia a dia, o profissional que trabalha nessa área, precisa reservar um tempo na sua agenda para poder programar os conteúdos. Sejam eles diários, semanais ou mensais.

O que é uma EUGÊNCIA? Conheça os desafios e veja dicas para ter sucesso com esse trabalho

Ferramentas como o Checklist são essenciais para garantir que tudo saia do campo teórico e possa entrar em prática. O Social Media precisa estar sempre atento, já que seu trabalho é muito dinâmico e passa por novidades a todo momento.

Como você já sabe, a Ópcevê é uma agência especializada em estratégias de Marketing Digital. Nosso principal objetivo é levar conhecimento para você que deseja explorar essa área.

O Marketing como agente da Transformação Digital

Pensando nisso, preparamos um checklist que irá te ajudar a planejar os seus conteúdos. Deixe de lado aquele desespero de pensar conteúdo, planejar e programar posts em cima da hora. 

Vamos te mostrar como você deve planejar o seu dia, a sua semana e o seu mês. Confira o material que preparamos!

Checklist Social Media #1: Checklist diário

Ao abrir suas tarefas no começo do dia, automaticamente o Social Media encontrará tarefas diárias que precisam ser realizadas manualmente, além disso, também é de sua responsabilidade conferir se tudo está rodando como planejado nas redes.

Para que o planejamento do dia possa ser cumprido, lembre-se que também é importante reservar um momento para responder perguntas e dúvidas dos clientes, resolver demandas do momento, além de outras coisas que não estejam dentro da programação.

Ebook: Guia prático do atendimento perfeito

Veja o checklist diário que você deve anotar como Social Media:

  • Apurar os fatos do dia e se atentar sobre as informações e novidades mais importantes
  • Conferir o e-mail e outros canais de comunicação para manter o contato com os clientes
  • Checar e responder mensagens, comentários e menções dos seguidores nos perfis
  • Se atentar de que todas as publicações entraram nas redes sociais como programado
  • Realizar publicações no feed/stories, caso não tenha programado
  • Criar anúncios para as postagens, caso não tenha programado com antecedência

Checklist Social Media #2: Checklist semanal

Está gostando das dicas? Pois então fique atento porque ainda temos mais dois checklists para passar para vocês, um deles já vamos falar agora, o checklist semanal. 

Antes de continuarmos, é importante que você saiba que nesta etapa a lista de atividades irá aparecer com uma recorrência menor que a anterior. Contudo, precisa ser muito bem estruturada para que o projeto possa rodar com eficiência e sem nenhum atraso.

É fundamental que todo Social Media separe um momento da sua semana para montar o calendário editorial do seu negócio, para que assim, possa planejar os posts de uma forma estratégica 

Ebook: Redes Sociais para Contabilidade

Confira as dicas para planejar o seu conteúdo semanal:

  • Reserve momentos específicos para planejar as postagens de cada cliente em dias diferentes, caso possua mais de um
  • Se possível, realize a programação de anúncios e conteúdos com antecedência
  • Identifique os resultados através de métricas e metas do projeto
  • Se houver problemas de desempenho, procure solucionar o mais rápido possível para não comprometer as semanas seguintes

Checklist Social Media #3: Checklist mensal

Chegamos à última parte do nosso conteúdo, no âmbito mensal de como o Social Media precisa se planejar. 

Essa é uma tarefa que requer um pouco mais de atenção, uma vez que é preciso focar na análise completa dos resultados, além de já pensar ações e planejar conteúdos futuros.

Veja o que não pode faltar no seu checklist mensal:

  • Apresente o relatório e o planejamento mensal para o cliente, é muito importante que você converse com ele
  • Produza um relatório mensal e mostre os resultados sobre cada canal trabalhado durante o projeto
  • Continue utilizando aquilo que funcionou e pense em estratégias de melhoria para aquilo que não deu certo
  • Planeje a campanha do próximo mês e separe as ações “mais importantes”
  • Se informe sobre as datas comemorativas, tendências ou eventos comemorativos que podem virar temas de conteúdos

Ebook: Como se destacar no LinkedIn

Gostou do nosso conteúdo? A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo aquilo que acontece no Mundo do Marketing Digital

Instagram: https://www.instagram.com/opcevemkt/ 

Facebook:https://www.facebook.com/OpceveMarkerting 

LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/opcevemarketing

ÚLTIMOS POSTS