A empresa que controla o Facebook e o Instagram, Meta, anunciou um novo formato para divulgação da política de privacidade de ambas as redes sociais e do aplicativo Messenger, na última quinta-feira (26/05).
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Segundo a empresa, a nova central de privacidade contará com textos mais curtos, divididos em tópicos, e com mais exemplos e vídeos. Tudo isso, com o intuito de que os usuários consigam entender como as plataformas coletam, processam e compartilham as informações.
Vale destacar que os ajustes na política são cosméticos. Sendo assim, não mudam em nada as práticas da companhia no tema. Lembrando que o novo formato começa a funcionar no próximo dia 26 de junho de 2022, no Facebook, Instagram e Messenger.
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Rob Sherman, vice-presidente de privacidade da Meta, disse que a companhia está colaborando com designers e legisladores, tudo para tornar a central de privacidade ainda mais clara.
“Atualmente, a política de privacidade é uma grande muralha de texto. Além de ser longa, é complicada para as pessoas entenderem”, explica Sherman.
No entanto, vale destacar que a novidade não contemplará o WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas que também é controlado pela Meta. O Workplace, rede social corporativa, e o Messenger Kids, serviço de mensagens para crianças, também ficaram de fora da mudança.
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De acordo com o executivo, o WhatsApp é operado por uma empresa diferente dentro da Meta. Por isso, suas políticas de privacidade vão ser operadas de forma separada.
Mudança cosmética
Rob Sherman, afirma que a companhia fez um esforço muito grande para aumentar o nível de compreensão dos textos. O principal objetivo dessa mudança, é fazer com que as pessoas a partir do nível do ensino médio consigam entender a linguagem da rede social sem nenhum tipo de problema.
Vale lembrar que a mudança não permite que a Meta colete mais dados dos usuários do que já faz nos dias de hoje, além de não mudar as práticas da rede social.
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Segundo a própria empresa, a nova política vai deixar alguns aspectos mais claros, como:
- Como a Meta compartilha informações dos usuários com seus parceiros;
- Como as informações são utilizadas pelos aplicativos da empresa;
- Os tipos de informações que a Meta recolhe;
Já nos próximos dias, os usuários do Facebook, Instagram e do Messenger, vão receber notificações incentivando o acesso à nova central de privacidade.