5G: Tecnologia começa a operar nesta sexta-feira em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre

Na última segunda-feira (25) o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, informou que a internet 5G estará disponível em três cidades a partir da próxima sexta-feira (29), são elas: Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

5G: Nova tecnologia já chegou ao Brasil

O conselheiro confirmou a informação ao G1, após o site do jornal “O Globo” divulgar a notícia. Entre outras vantagens, o 5G irá proporcionar mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos, além de tornar as conexões mais estáveis.

A capital Brasília, foi a primeira cidade do país a contar com o chamado “5G puro”, que é oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, além de proporcionar mais velocidade. A previsão é que todas as capitais do país  tenham o sinal ativado até o final de setembro.

O grupo “Gaispi” criado pela Anatel, para cuidar da implantação da internet 5G, é presidido e coordenado por Moisés Moreira. Além dele, também compõe o grupo as operadoras vencedoras da faixa leiloada e o Ministérios das Comunicações.

Em entrevista concedida ao G1, o conselheiro explicou que vai convocar para a próxima quarta-feira (27) uma reunião extraordinária do Gaispi para formalizar a autorização para ativação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

De acordo com Moreira, a entidade “Siga Antenado”, criada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo, vencedoras da faixa, vencedoras da faixa de 3,5 GHz do leilão do 5G, já concluiu o processo de instalação de torres e de filtros com o intuito de evitar interferências nessas três capitais.

Marketing Digital: 5G irá trazer novas possibilidades

Os testes já começaram a ser realizados nesta segunda-feira e, de acordo com o conselheiro, não foi encontrado nenhum tipo de empecilho para a ativação do sinal nessas três capitais. 

Vale lembrar que o sinal do 5G é liberado conforme a “Siga Antenado” comunica a Anatel a respeito das conclusões das instalações de filtros e torres. Além disso, a entidade também precisa dar início à distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população de baixa renda. Até o momento, estão sendo priorizadas as capitais que demandam a instalação de menos filtros.

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo aquilo que acontece no Mundo do Marketing Digital

Instagram: https://www.instagram.com/opcevemkt/ 

Facebook:https://www.facebook.com/OpceveMarkerting 

LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/opcevemarketing

Com informações do g1.com

ÚLTIMOS POSTS