Marketing Digital: Confira algumas dicas de copy

Uma boa estratégia de marketing digital passa muito por uma produção de copy atraente! Afinal, vale ressaltar que o público gasta em média de 3 a 4 segundos visualizando os primeiros cinco resultados de pesquisa. Sendo assim, podemos dizer que para atrair e converter mais clientes para o seu negócio, você deverá escrever MUITO BEM para conseguir se destacar.

Glossário do Marketing Digital

A copy existe desde os primórdios do marketing e sempre foi a força motor que está por trás do sucesso de uma empresa. Em um passado não tão distante, os especialistas de marketing se concentravam mais em anúncios em jornais e outdoors, enquanto atualmente, as soluções digitais estão na vanguarda do marketing moderno.

No entanto, mesmo com todas as mudanças que tivemos com o passar do tempo, uma boa copy continua sendo uma coisa que uma empresa não pode prescindir, seja qual for a sua estratégia de marketing preferida.

No conteúdo de hoje, a Ópcevê preparou um conteúdo explicando como funciona a copy no Marketing Digital, e algumas dicas sobre o tema para que você possa adotar na sua estratégia.

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Copy no Marketing Digital

A copy nada mais é do que um conjunto de textos ou um texto criativo, utilizada nos campos de marketing e publicidade com finalidade persuasiva com o intuito de transmitir uma mensagem com vistas a venda de um produto/serviço ou conversão.

De uma maneira resumida, a copy é uma abreviação da palavra Copywriting, que define o conjunto de técnicas de escrita destinadas a gerar textos que ajudam a converter e vender, através de uma escrita eficaz e persuasiva. Lembrando que as técnicas de copy são baseadas no conhecimento da psicologia humana, em outras palavras, nas reais motivações e desejo das pessoas.

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Podemos dizer que uma boa copy precisa ser escrita por um especialista em:

  • Escrita criativa;
  • Marketing Emocional;
  • Neuromarketing;

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Normalmente, a estrutura de uma boa copy é composta por um título chamativo que atrai a atenção do potencial cliente, um bom corpo de texto no qual o conceito é desenvolvido, além de um Call to Action ou Call to Action Final, onde o usuário é incentivado a executar a ação de compra.

Tenha em mente que as copys ou textos, que funcionam na prática, seja em marketing ou publicidade, são aquelas que expressam diretamente e próxima o valor oferecido pelo produto ou serviço, ou seja, que vão direto ao ponto.

Depois disso, elas desenvolvem de forma clara e objetiva a promessa exposta na manchete, sem desvios desnecessários e fornecendo argumentos emocionais e racionais que reforçam a credibilidade do que foi prometido no início.

A seguir, confira 5 dicas para escrever uma boa copy!

Escolha um título significativo

Lembre-se que como marca, você só possui alguns segundos para poder causar uma boa impressão. Criar um título significativo é um dos elementos mais críticos de um anúncio de sucesso. 

Confira como criar um título atraente:

  • Realize uma pergunta para envolver imediatamente o seu público. Procure atrair o consumidor com uma pergunta instigante que os faça querer ler mais.
  • Faça a correção de um problema em seu título! Os consumidores fazem compras para resolver seus problemas. Anuncie uma solução para um problema que relacione seu produto e seu público.
  • Utilize palavras-chave e seja direto com a sua publicidade. Faça a conexão de palavras na consulta de pesquisa do consumidor com palavras em seu título.
  • Quando puder, torne-o engraçado! Quando uma pessoa escuta uma piada engraçada, tende a se lembrar dela. Aproveite o humor em seu título para ajudar a separar sua marca do resto.

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Utilize palavras-chave

Lembre-se de utilizar palavras-chave na cópia do corpo do anúncio! Para isso, você precisa pensar quais são as palavras que a sua persona ideal procura. 

A criação de copy do anúncio com palavras-chave é uma ciência. Podemos considerar dois exemplo de palavras-chave, veja só:

  • Palavras-chave específica: Segmentam sua persona;
  • Palavras-chave gerais: Segmentam um público-alvo mais amplo;

Tenha uma mistura de ambos os tipos!

Uma outra dica é concentrar na legibilidade e não FORÇAR palavras-chave em sua copy. Isso porque ao colocá-las sem nenhum tipo de critério em seu texto, você pode tornar a sua copy pouco clara. 

Por fim, conheça todas as mudanças em torno do impacto das palavras-chave. É menos sobre o quê e mais sobre o porquê! A intenção das suas palavras-chave é muito importante.

Pense no motivo pelo qual alguém está pesquisando sua marca e desenvolva palavras-chave com base nas intenções deles:

  • Por que o consumidor está procurando informações?
  • Eles querem fazer uma compra?
  • Eles estão procurando um site específico?

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Agregue valor

Procure escrever uma copy do anúncio que fale com seu consumidor-alvo. Não perca o seu tempo com ofertas que não fazem sentido. Os cliques são ótimos, porém os cliques qualificados são ainda melhores.

Antes de escrever a sua copy você precisa definir o seu público-alvo. Perfile sua persona em torno de insights de seu público. Tente se fazer as seguintes perguntas:

  • Qual tipo de pergunta eles fazem;
  • Quais são seus pontos de dor comuns;
  • Quais são seus dados demográficos pessoais;
  • Tipo de conteúdo que eles consomem;
  • Como meu produto ou serviço torna a vida dele melhor;

Isso te ajudará a desenvolver uma forte compreensão de quem é o seu leitor, além de permitir que você fale melhor a língua dele. 

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Foque no cliente

Geralmente, as pessoas compram produtos porque querem ou precisam deles. Sabendo disso, concentre os anúncios em como seus produtos melhoram a vida de seus clientes em potencial. É assim que você irá direcioná-los para o seu site.

Passe a reduzir palavras como “eu” e “nós”. Ao invés disso, utilize palavras orientadas para o cliente, como “barato”, “economize”, “fácil”, “valor”, “você”, etc. Procure adaptar suas frases para mostrar como seus produtos resolvem os problemas do público-alvo.

Focando em seu cliente e se atentando para as necessidades do consumidor, você incentiva os espectadores a clicar na página de destino.

Escreva um CTA matador

Seja o que for que você esteja fazendo na redação do seu anúncio online, saiba que escrever um CTA matador irá funcionar a favor do seu negócio! 

Crie um call to action matador que seja escrito de uma maneira que fará com que o espectador realmente queira clicar em seu anúncio gráfico. Por exemplo, o “Compre agora” é um call to action padrão utilizado por muitos profissionais de marketing online, mas se você realmente deseja ficar um passo à frente de seus concorrentes, opte por uma alternativa que retrata sua criatividade ao máximo.

A cópia que você utiliza em seu CTA precisa refletir o que acontecerá quando alguém clicar em seu anúncio e chegar até a página de destino.

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