Inteligência Artificial no Marketing Digital: Impactos e reais possibilidades

A tecnologia sempre atuou como uma grande facilitadora em nossas tarefas corporativas do dia a dia. E em 2023, o assunto da vez é a Inteligência Artificial (IA). Popularmente conhecida pela realização de tarefas automatizadas com padrões previamente estabelecidos pelos humanos, atualmente ela já se encontra nos planos da maioria das empresas.

O poder da publicidade online 

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela consultoria global Deloitte, feita com 501 empresas brasileiras, os números são bem relevantes. Segundo o levantamento, 70% das empresas vão investir em Inteligência Artificial ainda em 2023, além disso, 20% já utilizam os recursos dela no seu cotidiano.

O que é a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e programas capazes de realizar tarefas que necessitam da inteligência humana. 

O objetivo da Inteligência Artificial é criar máquinas que consigam aprender, raciocinar, resolver problemas e tomar decisões de maneira autônoma, inclusive, em alguns casos, ela supera a capacidade humana em certas atividades específicas.  

Chat GPT: Saiba tudo sobre a ferramenta

Tipos de Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial conta com 7 classificações que são determinadas por dois pontos: a capacidade e a classificação técnica.

Naquilo que diz respeito à sua capacidade, o assunto está relacionado ao nível de inteligência da IA, ou seja, sua habilidade na execução de funções semelhantes às humanas. Essas habilidades são divididas em quatro, confira:

Máquinas reativas: São aquelas formas mais antigas da Inteligência Artificial, que não contam com a funcionalidade baseada em memória.

Memória limitada: Aprendem com base em dados históricos.

Teoria da mente: Considerado o próximo nível de Inteligência Artificial, ainda se encontra em andamento.

Autoconsciente: Inteligência Artificial autoconsciente é uma formulação hipotética, a expectativa é que ela ainda consiga compreender e evocar emoções, necessidades, crenças e, potencialmente, desejos próprios.

Marketing Digital: Importância da Inteligência Artificial

Agora, vamos ver a classificação técnica da Inteligência Artificial! Precisamos nos concentrar em três partes, confira:

Inteligência Artificial estreita (ANI): Representa toda a Inteligência Artificial existente, onde só se pode realizar uma tarefa específica.

Inteligência geral artificial (AGI): Referente à capacidade da Inteligência Artificial geral: aprender, compreender, perceber e funcionar completamente da mesma forma que um ser humano.

Superinteligência artificial (ASI): É aquela que pode replicar a inteligência multifacetada dos seres humanos, contando com uma memória maior, ela analisa dados rapidamente e possui capacidade de tomadas de decisões.

Como utilizar as Redes Sociais para alavancar suas vendas?

Marketing Digital e IA

O Marketing Digital é um dos setores que mais cresce atualmente, sendo assim, ele é uma das áreas que tem intensificado a utilização da Inteligência Artificial, o intuito é potencializar o alcance e efetividade de suas estratégias. De acordo com o estudo global realizado pela Harvard Business Review, essas corporações, que podem ser consideradas pioneiras, conseguiram aumentar os leads em mais de 50% nas campanhas após o seu uso.

Isso ocorre porque, junto com a expertise humana, a Inteligência Artificial acaba facilitando e trazendo assertividades para uma série de estratégias relacionadas ao Marketing Digital. 

E isso acaba indo muito além, afinal, sua adoção no cotidiano possibilita que os colaboradores passem a dedicar tempo e esforço a funções bem mais estratégicas para a corporação. Já aqueles trabalhos repetitivos e de pouca exigência inspiracional passam a ser realizados pela ferramenta.

Como uma análise de métricas eficiente pode impulsionar o Marketing Digital

Não é apenas mecanismo de repetição

Vale ressaltar que o potencial das ferramentas vai além de um simples mecanismo de repetição de padrões. Atualmente, o impacto da Inteligência Artificial é tão grande, que a sua influência atinge até mesmo o planejamento de campanhas digitais.

Sendo assim, uma das atribuições mais interessantes é a possibilidade da criação de anúncios personalizados. Baseado nos seus algoritmos, a IA interpreta resultados e ajusta automaticamente os gastos, segmentação do público, além de estratégias de lances, maximizando o retorno sobre investimento (ROI).

Isso gera mais assertividade para a campanha, tendo em vista que a personalização dos anúncios tende a acompanhar interesses e históricos obtidos durante a navegação do potencial cliente.

A importância da persona: Conectando-se com seu público-alvo de forma estratégica

Atualmente, o CHAT GPT, por exemplo, é considerado uma ferramenta importante, indo desde a criação de conteúdo para mídias sociais, até o uso convencional dentro do suporte ao cliente e no auxílio da análise de dados mais detalhados.

Vale o alerta, no entanto, que o seu uso deve estar restrito ao começo do projeto, como uma base de insights iniciais que ajudem na condução do trabalho de redatores, profissionais de mídia social e demais criadores de conteúdos. Até porque o expertise humano ainda é fundamental para trazer aspectos únicos e originais para a criação.

Para finalizar, ressaltamos que a Inteligência Artificial será crucial para potencializar campanhas de Marketing Digital, as tornando assertivas e poderosas. O grande ponto é, quanto mais cedo ficar claro para os profissionais que a relação é inevitável, mais rápida será a adaptação. 

Com informações do site terra.com.br

A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.

Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo aquilo que acontece no Mundo do Marketing Digital

Instagram: https://www.instagram.com/opcevemkt/ 

Facebook:https://www.facebook.com/OpceveMarkerting

LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/opcevemarketing

ÚLTIMOS POSTS