Você sabe o que é a identidade visual de uma empresa? Esse termo é usado há décadas, por agências de marketing e publicidade, para destacar todos os aspectos visuais que constroem a imagem de uma empresa, ou seja: paleta de cores, logo, tipografia, estilo dos produtos, entre outros.
Para muitos, definir a identidade visual de uma empresa parece ser uma tarefa simples e trivial, mas não é bem assim. É preciso construir um conceito que faça sentido, que tenha a ver com os rumos da empresa e que seja aplicável em diversos materiais.
Criar uma identidade visual não significa apenas abrir o photoshop e criar uma logo do zero. É preciso investigar a essência da marca, suas principais estratégias e caminhos, para criar os elementos visuais perfeitos, que transmitem tudo o que a marca é e tudo que ela deseja projetar no mercado.
A criação de identidades visuais é uma das maiores paixões da Opcevê. Nossa agência ama trabalhar com clientes criativos, que permitem o desenvolvimento de marcas inovadoras e modernas. Neste artigo, vamos explicar tudo sobre as identidades visuais e como criá-las da melhor forma. Confira 😉
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O conceito de identidade visual
Como explicamos acima, a identidade visual é o nome dado ao conjunto de aspectos visuais que compõem uma marca. Dentro desse conceito, estão elementos como:
- logo;
- paleta de cores;
- frases
- slogans;
- tipografias (fonte);
- apresentações institucionais e peças de comunicação empresarial (desde que carreguem a marca da empresa.
A ideia é que todos esses materiais sejam harmônicos entre si, com elementos que remetem à identidade da empresa. Se sua marca tem como um dos valores a criatividade, por exemplo, é necessário que esse sentimento esteja representado na identidade visual. A mesma coisa vale para empresas formais, descontraídas, jovens, retrô, entre outras características que podem ser atribuídas a uma marca.
Empresas com uma identidade visual bem definida são lembradas por isso. Todo mundo sabe que as cores da Coca-Cola são, predominantemente, vermelho e branco, por exemplo. Essa ideia foi trabalhada ao longo de muitas décadas, de diversas formas, construindo a identidade da empresa no imaginário popular.
A mesma coisa acontece com o “M” de McDonald’s e a maçã da Apple. São elementos gráficos e/ou visuais que mostram exatamente a mensagem que a empresa quer passar, tornando-a inconfundível na mente do consumidor.
Por que a minha empresa precisa ter uma identidade visual?
É difícil fazer com que uma empresa se destaque em um mundo repleto de opções. Quantas lanchonetes existem? Quantos bares, hamburguerias e lojas de roupa são criados todos os dias? Como chamar a atenção para o seu negócio, em meio a uma concorrência tão forte?
Você pode apostar na qualidade do seu produto ou serviço. Sim. Essa é sempre uma boa opção, mas ela não é o suficiente. Existem muitos produtos bons no mercado, independentemente do segmento. O preço também pode ser um diferencial, mas sozinho, ele não causa o impacto que vai atrair mais clientes. Para conquistar as pessoas, você precisa se destacar antes de elas sequer pensarem em comprar o seu produto.
Por isso, a identidade visual é tão importante. Um feed de Instagram bonito, com peças bem desenhadas, boas fotos de produtos, uma logo inconfundível e uma paleta de cores harmoniosa, podem fazer com que sua marca se destaque diante das outras.
A identidade visual não transmite só a essência da sua marca. Ela passa uma imagem de profissionalismo. Uma empresa que faz artes com cores que não combinam, tem mais de uma logo e usa fontes aleatórias, claramente não sabe o que está fazendo.
É importante que a identidade visual se manifeste em todos os materiais da sua marca. A ideia é criar, com o tempo, um espaço único na mente das pessoas, que vão reconhecer a sua empresa à primeira vista.
Como criar uma boa identidade visual?
Uma boa identidade visual precisa de planejamento para ser feita. Mais do que isso, precisa ser construída com uma pesquisa aprofundada, que vai desde as raízes da empresa, até a visão que o público-alvo (ou personas) têm do negócio.
Para construir a identidade visual perfeita para a sua marca, você precisa conhecer o seu cliente ideal. Esse é o primeiro passo. Se você quer se comunicar com um público jovem, não há sentido em construir uma identidade formal para a sua empresa. Ela não será atrativa o suficiente. Isso vale para qualquer persona.
Também é importante refletir sobre os valores da marca antes de criar a identidade visual. Se o seu negócio está voltado para a sustentabilidade, por exemplo, isso precisa se refletir em todos os aspectos visuais da marca. E não estamos falando apenas de criar uma logo em formato de árvore. As cores, a fonte e as fotos usadas nos materiais precisam refletir o momento atual da sua empresa, seu objetivo principal.
E é claro, é preciso ter criatividade. A criação de uma boa identidade visual leva tempo. É necessário ter designers de qualidade trabalhando na construção da nova marca, testando cores, aplicações, formatos e modelos de logo.
Essas ideias e modelos devem ser apresentados para o público interno da sua empresa. Sócios e colaboradores devem se reconhecer na identidade visual. Eles precisam acreditar que aqueles elementos refletem os rumos que o negócio está seguindo.
A identidade visual pode mudar?
Sim! Empresas mudam de identidade visual o tempo todo, até mesmo aquelas que estão consolidadas no mercado. Algumas mudanças são mais discretas, outras são mais radicais, mas elas sempre acontecem em algum momento, por um simples motivo: as marcas estão sempre em processo de evolução.
Se sua empresa muda de segmento de mercado, ou até mesmo de tamanho, uma mudança na identidade visual pode ser bem-vinda, afinal, ela sempre deve refletir o momento atual do negócio e os rumos que ele pretende seguir no futuro.
Todos os mercados estão sempre em evolução. Tecnologia surge. Necessidades primordiais deixam de ser tão importantes e novas acabam surgindo. Sua empresa precisa se adaptar nesse processo e a identidade visual é uma parte fundamental dessa evolução.
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