A sua empresa tem um blog? Em um mundo com tantas opções de produção de conteúdo digital, criar um blog parece algo ultrapassado, mais ligado ao que era feito nos anos 2000, com a popularização da internet. Porém, essa não é a realidade. O blog ainda é uma ferramenta muito poderosa para criar uma estratégia de marketing digital.
Para ter sucesso no meio digital, uma empresa precisa produzir conteúdo de qualidade. Essa produção pode sim ser feita nas redes sociais, mas em alguns momentos, a publicação de textos mais longos e complexos torna- se uma opção viável. É nesse sentido que o blog pode se tornar uma opção interessante.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância do blog para empresas e explicar como essa plataforma pode maximizar a sua produção de conteúdo. Também vamos contar um pouco da história desse formato e dar algumas dicas para torná-lo viável nos dias de hoje, mesmo com o surgimento de canais de informação extremamente populares. Confira!
A origem do blog
O termo “blog” surgiu da fusão de duas palavras da língua inglesa: web e log. A palavra “web” significa “rede” e “log”, neste contexto, é uma referência a “diário”. Inicialmente, os blogs eram chamados de “weblog”, ou seja, “diário da rede”. Com o tempo, foi feita uma abreviação e o termo se transformou apenas em “blog”.
A ideia do blog, inicialmente, era criar um site mais interativo, voltado para publicações que geram discussões polêmicas e relevantes. Os blogs contavam com caixas de comentários abertas para discussões, gerando conexões entre o autor e os leitores.
O blog também era um espaço que funcionava como uma espécie de diário virtual para seus autores. Muitas personalidades que se tornaram conhecidas nos primórdios da internet usavam esse formato de conteúdo. Eram os chamados “blogueiros”.
Hoje, o blog tem uma função mais complexa do que ser apenas uma vitrine para publicações pessoais e discussões. O formato tornou- se uma ferramenta essencial para a produção de conteúdo em estratégias de marketing digital. Mais do que um espaço de discussões, o blog se tornou um local em que as empresas podem ser vistas.
O blog no marketing digital
Quando falamos em marketing digital, o blog se torna um canal extremamente importante para a produção de conteúdo. Ao contrário da função inicial, que era mais voltada para a criação de um diário on-line, o blog da atualidade funciona como um canal de textos, fotos e vídeos sobre qualquer conteúdo relevante para a sua empresa.
É um espaço que permite textos mais longos, assuntos mais complexos e pesquisas mais extensas. Diferentemente das redes sociais, que priorizam poucas palavras, e mais elementos visuais, o blog é um espaço em que o “textão” ainda é bem aceito.
Empresas de todos os segmentos podem ter um blog. Não é uma exclusividade das agências de comunicação, ou de influencers. Escritórios de advocacia, hospitais, construtoras… qualquer empreendimento pode ter um blog para disseminar conteúdo de qualidade.
Colocando a sua empresa no mapa
Ter um blog sobre o assunto principal da sua empresa é uma forma eficaz de posicionar o seu empreendimento no mercado digital. Muitos acham que um site, ou uma landing page, são o suficiente para manter a sua empresa ativa na internet, mas o blog é uma ferramenta ainda mais poderosa, por um simples fato: a periodicidade.
Quando você faz um site apenas para a divulgação da empresa, seus produtos e serviços, você dificilmente vai promover atualizações semanais do conteúdo. Com o blog, isso é diferente. A estratégia só funciona com publicações relevantes e frequentes.
Essas atualizações vão te ajudar no ranqueamento nas plataformas de busca, que vão perceber que o seu site está ativo. Nesse sentido, uma estratégia de SEO bem construída é extremamente importante. É com o uso correto de palavras-chave que os blogposts vão gerar mais buscas da sua empresa no Google.
Você também pode adotar outras estratégias para aumentar a visibilidade. Campanhas patrocinadas pelo Google Ads, divulgação nas redes sociais, disseminação no e-mail marketing… existem diversas formas de tornar o seu blog mais visto.
Interação com o público
O blog também é uma ótima ferramenta de interação. Por contar com assuntos longos, que geralmente demandam uma pesquisa mais completa, a tendência é que o público consumidor seja mais qualificado, mais interessado nos assuntos que você propaga.
Um escritório de direito empresarial, por exemplo, pode discutir temas mais longos, como operações societárias e recuperação judicial de empresas, dentro de um blog. É um espaço que permite a divulgação de um conteúdo mais amplo, que dura mais tempo, que responde mais dúvidas do público. É diferente da criação passageira das redes sociais.
E é aí que surgem as interações, tanto na caixa de comentários, quanto em outros canais. São conteúdos que geram discussões, que provocam um interesse maior do leitor que está buscando as soluções que você vende.
Ganhando autoridade
O maior benefício que uma empresa pode ganhar com a criação de um blog é a construção de autoridade digital. Na internet, temos milhões de empresas, falando sobre milhões de assuntos, o tempo todo. É um mar de informações, algumas úteis e outras nem tanto, que são despejadas o tempo todo nas cabeças dos usuários.
Porém, existem algumas empresas que se destacam mais do que as outras. Quem produz conteúdo relevante na internet, de uma forma constante, se torna autoridade nos assuntos que estão sendo discutidos.
Esse conceito de autoridade se refere não só a reputação que a empresa ganha quando cria coisas interessantes, mas também gera resultados práticos em SEO, já que os algoritmos de buscadores, como o Google, priorizam as empresas que são referência em seus segmentos.
Investir em um conteúdo dinâmico e atual é muito importante. Apostar nas novidades do marketing digital é algo essencial para empresas que querem inovar. Entretanto, o blog não pode ficar de fora de uma estratégia de conteúdo. É por meio dele que a sua empresa vai esclarecer as maiores dúvidas, explicar os conceitos mais grandiosos e conquistar os leitores mais fiéis.
Quer turbinar a sua presença no meio digital? A Opcevê tem as melhores soluções! Conheça o nosso trabalho!