Tá querendo trabalhar com marketing digital, mas ainda não entende todos os conceitos e termos? Tem dificuldade para captar todas as expressões da língua inglesa usadas nas agências e empresas de comunicação? Contratou uma empresa para fazer o marketing do seu negócio e está por fora dos principais termos? Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, este texto é para você!
Mais do que produzir conteúdo, a Opcevê tem o objetivo de simplificar coisas complexas. Explicar de forma didática aquilo que, muitas vezes, não chega ao público que está fora da área da comunicação. Por isso, neste artigo vamos trazer um glossário com as principais expressões usadas na linguagem do marketing digital. Vem com a gente!
Conceitos gerais
Marketing de conteúdo, marketing digital, Inbound Marketing… todos esses termos podem ser muito confusos quando não são explicados de forma mais clara. Vamos abordar cada um, para explorar os significados, que são diferentes.
Marketing de conteúdo: também pode ser chamado de marketing de atração. Na prática, é a produção de conteúdo relevante nos meios digitais, para atrair consumidores. É uma técnica usada dentro do Inbound Marketing.
Marketing digital: termo amplo que se refere às ações de comunicação para atração de clientes na internet. Envolve tudo o que é feito em redes sociais, e-mail, sites, entre outros canais.
Inbound Marketing: nome dado à nova forma de funcionamento do marketing, que inverte a ordem do processo. Em vez da empresa ir em busca do cliente, o cliente é que vai até à empresa após ser atraído pelas estratégias de comunicação.
Outbound Marketing: é o contrário de Inbound Marketing. Consiste na técnica usada pelo “marketing antigo”, em que as empresas usavam a comunicação para oferecer produtos ao público-alvo de forma agressiva.
Funil de Vendas: estratégia de vendas no marketing digital, que consiste em produzir conteúdos específicos para clientes em diferentes estágios da jornada de compra. No topo do funil, os conteúdos são introdutórios. No meio de funil, visam o fortalecimento da relação empresa-cliente. No fundo do funil, os textos são voltados para a compra.
Leads: nome dado aos clientes em potencial que uma empresa tem. Geralmente foi captado por um formulário de contato ou inscrição no site, ou se interessou por algum produto/serviço da marca.
Automação: capacidade de deixar uma ação pré-programada nas plataformas digitais, geralmente para criar uma jornada de conversão de leads. É muito comum em e-mail marketing.
Landing Page: página de site voltada apenas para a conversão de leads. Geralmente está associada a uma campanha específica.
Links patrocinados: anúncios pagos que são exibidos com destaque nos resultados dos buscadores, como o Google.
Tráfego orgânico: visitantes que chegaram ao seu site por busca, sem campanhas patrocinadas, com apenas o ranqueamento da palavra-chave.
Tráfego pago: visitantes que chegaram ao seu site ao clicar em um anúncio patrocinado.
Copywriting: é a estratégia voltada para a criação de textos persuasivos. Ou seja, uma redação voltada para gerar vendas.
SEO: significa “Search Engine Optimization”. É o conjunto de técnicas e regras que determinam o ranqueamento (posição) de uma página nos buscadores como o Google.
Palavra-chave: palavra ou termo que resume o assunto central de um texto. Geralmente é o que as pessoas costumam buscar no Google quando querem uma informação. É essencial para técnicas de SEO.
SEM: Search Engine Marketing (marketing em sites de busca). Conjunto de estratégias que visam a promoção (impulsionamento) de um site nas plataformas de busca. Envolve Links Patrocinados e SEO.
Métricas
Quando falamos de mensuração de resultados, muitos termos complicados aparecem para explicar o que determinados dados significam. Vamos explicar o que significam os mais comuns.
CTA: Call to Action (chamada para ação). É uma frase, ou expressão, que induz o leitor a realizar alguma ação. Ex: Compre agora!
CAC: Custo de Aquisição de Cliente. Cálculo que determina quanto cada empresa gasta (em valores monetários) para conquistar um cliente.
CTR: Click Through Rate (taxa de cliques). Mede a porcentagem de pessoas que viu o anúncio e clicou no link disponibilizado.
CPC: Custo por Clique. Determine quanto vai custar cada anúncio patrocinado no Google ou Facebook Ads, com base na quantidade de cliques que cada publicidade recebe.
CPA: Custo por Aquisição. Método alternativo de cobrança de anúncios patrocinados. Este determina o valor a ser pago com base em conversões (geralmente compras) realizadas.
KPI: Key Performance Indicators (indicador-chave de desempenho). Indicadores usados para medir os resultados e cumprimento de metas de determinadas ações e/ou empresas.
ROI: Return on Investment (retorno sobre o investimento). Relação entre o valor gasto em uma campanha e a receita, em porcentagem. Mede o retorno do investimento feito.
Alcance: número de pessoas que visualizaram um conteúdo. Essa métrica não mede a quantidade de vezes que um mesmo usuário viu um post.
Impressões: quantidade de vezes em que um post foi visto. Diferente do alcance, considera os usuários que viram o conteúdo mais de uma vez.
Engajamento: envolvimento e relação de um cliente com uma marca. Em relatórios de mensuração do resultado, é a métrica que mede as interações dos usuários com as postagens.
Conversão: é quando um usuário realiza uma determinada ação que gera valor ao seu negócio. Essa conversão pode ser em visualização de página, preenchimento de formulário, compra, entre outras ações.
Visitas: é quando um usuário acessa um site. Quando esse usuário retorna ao mesmo site após 30 minutos, uma nova visita é contabilizada.
Visitantes: nome dado ao usuário que visita o seu site. Pode fazer várias visitas dentro de um período.
Pageviews: número de visualizações da página de um site. Em uma única visita, é possível ter diversos pageviews.
Taxa de abertura: quantidade de pessoas, em porcentagem, que abriram um e-mail enviado por empresa.
Taxa de entrega: quantidade de mensagens enviadas que foram efetivamente entregues aos destinatários. Geralmente é usada em e-mail marketing.
Ainda tem dúvida sobre algum termo específico? Então manda mensagem pra gente pelo site, ou Instagram!
Conheça também alguns dos nossos cases de sucesso. Estamos sempre prontos para ajudar empresas que estão em busca de crescimento no mundo digital. Venha ser um Alpinista também!