Segundo o relatório do Cenp-Meios, que é publicado anualmente pelo Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, no ano de 2021, tivemos um crescimento de 38,8% no investimento em mídia, o que totalizou 19,7 bilhões de reais. Vale ressaltar que o balanço levou em consideração o ano de 2020.
Na área de tecnologia, onde muitas vezes as ferramentas e os serviços que são oferecidos são “intangíveis” ou difíceis de perceber valor, o marketing possibilita definir os diferenciais da nossa identidade e do portfólio para o mercado.
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Através do investimento em marketing, é possível gerar novas oportunidades e retenção da base de clientes, além de trazer metodologias e ferramentas para que a marca possa ganhar notoriedade no mercado, e com isso, possa gerar interesse por meio dos diversos canais de interação.
Com o investimento em marketing também é possível calcular o retorno sobre as ações. Vale destacar que a grande diversidade de opções possibilita experimentar e ajustar as ações conforme as reações do mercado.
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Quando falamos sobre marketing, também existe um ponto que é considerado importantíssimo, que é o fato de a marca obter vantagens em relação à conexão entre os vários canais e em apenas uma jornada. Inclusive, existem bons exemplos do cenário, que são os anúncios online, e-mails, eventos e o trabalho com a imprensa, o que acaba gerando uma comunicação consistente para construir uma imagem na cabeça do cliente.
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Se você deseja investir em marketing, o primeiro passo a ser tomado é sair a busca de profissionais ou parceiros que possam ajudar a mapear o contexto da empresa e, assim, construir um plano estruturado por fases para poder avançar gradativamente. De uma maneira geral, é essencial que a companhia tenha um plano de marketing, podendo trabalhar em cima de um esquema de etapas, possuindo investimentos e métricas que de fato, possam conduzir a atenção gerencial.
Para Cleiton Coradelli, CMO da Gofind, plataforma que cruza dados de oferta de produtos e demanda de consumidores, a maneira mais inteligente de investir em marketing é identificando os maiores pontos de gargalo e potenciais alavancagem de oportunidades, levando em consideração toda a jornada do cliente e os pontos de contato que serão utilizados
Desta maneira, ao gerar a campanha específica, a marca poderá sincronizar ações de campo com as equipes e, ainda, realizar ações no online. Veja um exemplo: um vendedor está em determinado evento e pode direcionar seus leads para um QR Code que leva o consumidor ao site oficial da empresa que, ainda, se depara com uma ação promocional de desconto.
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Por ser crucial para o negócio, o marketing digital acaba se tornando um grande hub de destino das ações, sejam elas offline ou online. Os posts de blog, são capazes de coletar potenciais clientes que buscam por determinado assunto do seu domínio.
Enquanto isso, em uma ação offline, é possível trabalhar com um evento ou um case na imprensa. Isso irá aproximar o potencial cliente para a marca, possibilitando que ele possa acessar os canais digitais.
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De acordo com o CMO da Gofind, o principal ponto para obter um marketing bem sucedido e não continuar fazendo mais do mesmo, é encará-lo e considerá-lo como uma disciplina de metamorfose constante, principalmente naquilo que se refere às estratégias e canais, Por exemplo, há alguns anos, não se utilizava a geolocalização para direcionar anúncios.
Nos dias de hoje, as marcas se empoderam desse recurso para acionar o consumidor na região onde ele se encontra no momento mais adequado para influenciar determinada compra.
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Essa e outras formas de inovar estão sendo lançadas a todo momento, por este motivo, é fundamental contar com uma área de marketing que possua essa filosofia de mudanças nas veias o tempo todo. Podendo ser para experimentar, para se adaptar e alavancar cada vez mais o negócio.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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Com informações do Jornal Metrópoles