Sabe aquela marca que é referência em tudo o que faz? Aquela mais importante do segmento, lembrada por todos os consumidores quando um produto é citado? Quando falamos em marketing digital, é comum dizer que essa é uma marca de autoridade.
Apple, Coca-Cola, Disney, Star Wars, Beatles, Amazon, Microsoft… muitas marcas são exemplos de autoridade em seu segmento. É claro que, nem toda empresa que ganha esse adjetivo precisa ser gigante, como as que citamos acima. É possível ser autoridade mesmo sendo uma pequena ou média empresa. Esse conceito tem pouco a ver com dinheiro, mas sim com relevância.
É sobre isso que vamos falar nesse artigo, explicando o que é o conceito de autoridade dentro do marketing digital, seus principais benefícios e algumas dicas de como uma marca pode alcançar esse status na mente dos consumidores. Vem com a gente 🙂
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O que é autoridade?
Em linhas gerais, uma marca de autoridade é aquela que conquista o respeito e a admiração dos consumidores, se tornando referência nos produtos e serviços que vende. Diferente de outras métricas, que medem o destaque por números, a autoridade é avaliada pela relevância que uma marca tem.
Ou seja, ser autoridade não significa ser “famoso”. É um termo que está mais associado à credibilidade do que qualquer outro valor. Tem a ver com domínio de um determinado assunto, que consequentemente, se transforma em domínio do mercado. Muitas empresas exercem essa autoridade, tanto no mundo on-line quanto no offline.
Na internet, ter autoridade é algo ainda mais difícil, já que a concorrência pela atenção dos usuários é muito maior. Porém, a recompensa de se conquistar esse status é muito grande. Marcas de autoridade conseguem se tornar referências de longo prazo, com clientes fiéis, que não compram por modismo, mas sim pela certeza de um bom produto.
Benefícios da autoridade com marketing digital
Existem diversos benefícios em conquistar autoridade on-line com o marketing digital. São eles:
- maior facilidade em fidelizar clientes;
- crescimento de parcerias com outras marcas de autoridade;
- reconhecimento de marcas menores;
- aumento da visibilidade;
- crescimento financeiro;
- credibilidade dentro do segmento de atuação.
Os benefícios em se tornar autoridade no mundo digital são inúmeros e certamente, são incontestáveis. No fim das contas, a parte mais difícil desse processo é conseguir obter esse status, já que o trabalho deve ser diário e os resultados não aparecem do dia para a noite.
Como ter autoridade no meio digital?
Muitas estratégias de comunicação podem te ajudar a conquistar autoridade on-line. Existem diversos “caminhos” para conseguir sucesso, mas todos passam por uma coisa: produção de conteúdo relevante.
Sem conteúdo de qualidade, sua marca não consegue ser autoridade em absolutamente nenhum assunto. Não basta aparecer e gerar engajamento com campanhas promocionais. É preciso buscar a construção de uma relação próxima com a sua persona.
Um conceito que explica muito bem a autoridade no meio digital está no livro Lovemarks, do estudioso Kevin Roberts, um dos maiores do marketing. Em sua obra, Roberts afirma que as melhores marcas são aquelas que ganham o respeito e o amor do público-alvo, ao mesmo tempo. Para chegar nesse estágio, chamado de lovemark, é preciso explorar os sentidos das pessoas, criando emoção.
Vamos listar algumas medidas que vão te ajudar a ter mais autoridade por meio do marketing digital. Confira:
- Investindo em marketing de conteúdo
Como explicamos acima, produzir conteúdo relevante é a chave do sucesso na busca por autoridade. Isso vale tanto para as redes sociais como para blogs. A ideia é criar conteúdos que vão solucionar as dores da sua persona, que oferecem possibilidades, ideias. Acima de tudo, é preciso fazer isso com originalidade.
Também é importante produzir os chamados conteúdos ricos, ou seja, e-books e infográficos que trazem informações relevantes e completas sobre a sua área de atuação. Para ser autoridade em um assunto, sua marca precisa falar dele com qualidade e propriedade, indo além do senso comum, se aprofundando para resolver os problemas de quem busca por aquele assunto.
Na produção de conteúdo, também é fundamental prestar atenção nas regras de SEO. Para o Google, uma marca só ganha autoridade quando faz a otimização corretamente, usando as palavras-chave certas, parágrafos curtos, bom link building, entre outras medidas.
- Parcerias e networking
Para ter autoridade na internet, é importante que a marca esteja bem relacionada. Ter boas parcerias com marcas de respeito, celebridades e influenciadores, pode ajudar o seu negócio a alcançar novos públicos de forma orgânica.
Essa troca de contatos pode acontecer tanto na internet quanto fora dela. Marcas relevantes precisam participar de eventos, feiras e workshops importantes para o ramo, justamente para construir relações fortes com profissionais de sucesso.
Esse networking também é fundamental para fazer o link building, ou seja, ter o seu site citado por marcas relevantes, que é um processo que gera muita notoriedade no Google.
- Invista em uma identidade própria
A originalidade é essencial para o sucesso no mundo digital. Essa identidade própria precisa estar evidente não só na parte visual, mas também em todos as formas de comunicação da marca.
Para conquistar o respeito dos usuários, é preciso criar formas criativas de se comunicar, que fogem do básico que as marcas fazem no dia a dia. Investir em interatividade, por exemplo, é fundamental para criar uma jornada de consumo personalizada para o público-alvo.
Para ganhar espaço, uma marca precisa ter uma voz bem definida, que se aproxima dos usuários com autenticidade, informações relevantes e conteúdo de qualidade. Apelar para chamadas fáceis e imagens chocantes pode dar resultados em curto prazo, mas jamais vão fazer com que sua marca se torne respeitada e amada de verdade.
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