Se você começou um e-commerce recentemente, ou pretende fazer isso em breve, é muito importante entender qual o impacto que sua estratégia de marketing digital pode ter nesse novo produto. Spoiler: os resultados podem ser excelentes!
Vender on-line nunca mais foi a mesma coisa desde que o marketing digital se consolidou. É preciso ter boas estratégias de divulgação dos produtos, e da própria empresa, para conseguir atingir os objetivos, que no fim, são voltados para a geração de lucros.
Neste artigo, vamos explicar como é possível aumentar os lucros do seu e-commerce com o marketing digital. Confira tudo abaixo! 😀
Veja também: O marketing como agente da Transformação Digital
Crescimento das lojas virtuais
Em primeiro lugar, precisamos abordar o contexto atual. Desde que a pandemia da Covid-19 começou, em 2020, o número de sites e-commerce aumentou consideravelmente no Brasil e no mundo.
Com as pessoas passando mais tempo em casa, isoladas do mundo físico, as compras também passaram a acontecer cada vez mais no ambiente virtual. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2021, uma pesquisa da Neotrust identificou um crescimento de 57,4% nas vendas online do Brasil.
Desta forma, os negócios foram obrigados a se adaptar. Muitas lógicas físicas viraram lojas virtuais. Restaurantes enormes abandonaram sua casa para investir no delivery. Isso tudo aconteceu rapidamente.
Porém, para muitos, houve uma avaliação equivocada do que é ter um e-commerce. Não basta fechar sua loja física para mostrar os produtos em uma digital. É preciso ir muito além, criando uma estratégia de divulgação e de aumento de alcance dos produtos.
Como o marketing digital pode aumentar os lucros do seu e-commerce
Para que o seu e-commerce dê certo, é necessário que ele apareça para os usuários, tanto nas redes sociais, quanto nas buscas do Google. É aí que entram as estratégias de marketing digital, que existem para alavancar esses resultados.
Com um equilíbrio entre a produção de conteúdo orgânico e ações de automação e tráfego pago, você pode trazer mais usuários para o seu e-commerce, aumentando não só o alcance, mas também a autoridade da sua marca.
Além disso, com o marketing digital, você consegue nutrir seus leads conquistados, levando-os para a compra com mais eficiência. Não basta apenas divulgar produtos, é preciso resolver as dores do seu cliente para ele sentir vontade de comprar no seu e-commerce.
Abaixo, vamos listar alguns recursos do marketing digital que podem ajudar a aumentar os lucros do seu e-commerce. Confira!
Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é uma ferramenta do marketing digital essencial para a divulgação de um e-commerce. Ele consiste nos esforços para trazer usuários ao seu site de forma espontânea, sem impulsionamentos pagos.
Ou seja, é o conteúdo disseminado no seu site, por meio de blogposts, e-books e outros formados, além dos posts em redes sociais, em diferentes formatos. São resultados que, apesar de tímidos inicialmente, funcionam muito bem a longo prazo.
Ao produzir conteúdo relevante sobre sua marca, você pode relacionar os seus produtos às soluções que estão sendo propostas, criando uma conexão natural que gera tráfego ao seu e-commerce.
As métricas de tráfego orgânico são: curtidas, compartilhamentos, visualizações, conversões, entre outras.
Tráfego pago
Aliado ao tráfego orgânico, temos as ações de tráfego pago, que consistem no impulsionamento dos conteúdos feitos, ou na criação de anúncios patrocinados segmentados para as personas do seu negócio.
Em geral, o tráfego pago é usado com a parceria de terceiros, que são plataformas que divulgam seus anúncios. Isso acontece em canais como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn, Ads, entre outras semelhantes.
Investir em tráfego pago significa colocar dinheiro, mas os resultados aparecem muito mais rapidamente em comparação às estratégias de tráfego orgânico.
Apesar disso, é importante encontrar um equilíbrio entre essas duas práticas, para ter uma estratégia de marketing funcional.
A potência das redes sociais
Para implementar ações de tráfego orgânico e/ou pago, você precisa produzir conteúdo de qualidade para sites e redes sociais. Ter uma boa presença nas principais redes, como Instagram, Facebook e LinkedIn, é essencial para o sucesso do seu e-commerce.
É importante usar os conteúdos não só para mostrar que seus produtos existem, mas também para falar de benefícios e buscar a conversão desses usuários em leads de potencial.
Também é muito importante investir em canais de comunicação mais direta, como é o caso do WhatsApp. Uma boa relação com os clientes, aliada a um conteúdo coeso, vai fazer com que o seu e-commerce apareça mais nas buscas dos usuários.
E-mail marketing e automação
Após conseguir uma base de leads, que deve ser captada pelo seu site e pelas redes sociais, é hora de dar o próximo passo, nutrindo-os com informações de qualidade através de ações de e-mail marketing e automação.
O e-mail é um canal de comunicação direta muito importante. Com a estratégia calculada, você consegue enviar a mensagem certa, no momento certo, para os leads certos, maximizando suas conversões.
É uma técnica que maximiza o retorno do seu investimento. Que traz o seu cliente para perto de forma efetiva! Portanto, invista em conversões, construa uma boa base de leads, estude-a e comece a desenvolver uma estratégia de automação para qualificar as interações com esses clientes em potencial.
Construindo relacionamentos
Por fim, para ter mais sucesso com o seu e-commerce, você pode usar o marketing digital para construir bons relacionamentos. Aliado a isso, é preciso construir autoridade para a sua marca, tornando o seu e-commerce mais confiável.
Ninguém compra um produto que não confia, especialmente em um site desconhecido. Por isso, seu papel é usar o marketing digital para evitar esse sentimento, tornando a sua marca mais conhecida, confiável e amigável para o usuário.
Isso exige a construção de bons relacionamentos com o cliente, por meio de estratégias de branding, mas também a parte técnica, com um site funcional e responsivo. Com tudo isso em perfeita sintonia, você consegue maximizar os resultados do seu e-commerce!
Comece agora a evolução do seu e-commerce!
Se você está buscando uma empresa capaz de traçar uma boa estratégia de marketing digital para o seu negócio, você veio ao lugar certo!
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