Será que está na hora de mudar a identidade visual da sua marca? Chegou o momento de abandonar os conceitos antigos para criar algo mais fluido e moderno?
Neste artigo, vamos discutir essa que é uma das grandes questões de empresas que estão passando por um período de mudanças. Mudar a identidade visual de uma marca é algo que exige muita reflexão. É um processo que precisa ser feito com um propósito claro.
Isso porque, se trata de uma mudança profunda. Poucas coisas causam tanto impacto quanto uma troca de identidade visual. Você pode trocar um site, ou uma linha editorial, ou um estilo de textos, sem que muitas pessoas estranhem ou percebam. Não é assim com a identidade visual. A assinatura de uma marca é extremamente importante e marcante.
Abaixo, vamos levantar alguns motivos que podem te levar a trocar a identidade visual do seu negócio. Confira!
Leia também: Dicas para uma landing page que converta
Mudando a identidade visual
Como explicamos acima, mudar de identidade visual pode ser um processo delicado. Ainda assim, não é algo impossível. Grandes empresas mudaram suas marcas ao longo da história, em diversas ocasiões. Faz parte da evolução abraçar essas alterações.
Porém, para investir em uma mudança tão estrutural, é importante ter propósito. É fundamental saber para onde sua marca está indo e aonde você quer chegar. Mais do que isso, é preciso fazer uma boa reflexão interna, para que todos os colaboradores entendam o que é a marca na atualidade.
Para tomar a decisão de mudar, é importante fazer um diagnóstico preciso. Esse texto vai te ajudar nisso, trazendo alguns motivos que podem justificar essa mudança tão importante.
Momento de mudanças
Um dos grandes motivos para trocar de identidade visual pode ser acompanhar as mudanças naturais do tempo. Quando uma empresa muda, seja em seus processos internos ou externos, elementos que constituem a marca também precisam mudar.
Se você decidir mudar de ramo, por exemplo, ou entrar no mercado de uma especialização nova, mudar a identidade visual pode te ajudar a se reposicionar no mercado, passar uma mensagem sobre o rumo que a sua marca está indo.
Além disso, a mudança de identidade visual cria um fato novo. Mostra que sua marca está se atualizando, que está sempre revendo sua própria personalidade, para continuar crescendo. Entretanto, mesmo com a mudança, é importante manter elementos da antiga identidade vivos, afinal, sua empresa continua sendo a mesma, de certa forma.
Hora de desapegar
Muitas empresas estabelecem identidades visuais com base em outras, seguindo a inspiração de outro negócio do mesmo ramo, ou até mesmo se baseando em marcas de fora do país.
À primeira vista, pode ser positivo, porque a empresa gera familiaridade. Porém, a longo prazo, isso é extremamente prejudicial para marcas que estão crescendo e caminhando com as próprias pernas. Para perdurar, é preciso ter originalidade.
Portanto, um dos motivos para trocar de marca é certamente esse desapego. Essa busca pela emancipação, que chega para todas as empresas que já se inspiraram em alguém um dia. Deixar a sombra de outra marca de sucesso é muito importante para construir uma trajetória mais independente.
Seus clientes mudaram (ou você mudou?)
Tudo muda, o tempo todo. Nossos clientes mudam também, o que gera a necessidade da própria marca passar por transformações. Um dos motivos para trocar de identidade visual é se adequar ao público-alvo do seu negócio.
Quando você começa uma empresa, sempre há um público-alvo em mente, mas ele pode mudar ao longo dos anos. O mercado molda seus clientes e suas necessidades e é importante que a sua marca acompanhe esse processo.
Se o mundo está mais direto e minimalista, sua marca pode se beneficiar seguindo essa linha, que vai se comunicar mais com o cliente. Se há a necessidade de ser mais artístico e conceitual, sua marca também pode acompanhar esse movimento. Tudo depende do que suas personas buscam.
Também há o caso (bem comum) de marcas que atraem o público-alvo errado e precisam passar por uma readequação para se posicionar corretamente. Nesses casos, mudar a identidade visual pode ser um passo importante.
Mudanças do tempo
Às vezes, as marcas mudam porque o tempo exige. O mercado de design está sempre passando por transformações. Novas tendências, técnicas e conceitos surgem toda hora. É por isso que as marcas mudam também.
Após alguns anos, é bem comum que as marcas sintam que há algo errado com a identidade visual. Em alguns casos a logo está antiga, a paleta de cores está ultrapassada, a tipografia está obsoleta… qualquer que seja o motivo, o tempo aponta para mudanças, que devem ser feitas.
Isso não significa que marcas tradicionais devem seguir qualquer modinha que surge para mudar de identidade visual. Na realidade, quer dizer que é importante acompanhar as mudanças naturais, muitas vezes inevitáveis, que atualizam sua marca e a situam no tempo correto.
Será que é hora de mudar de identidade visual?
Depois de todos os motivos que levantamos acima, é hora de você se fazer a pergunta: é hora de mudar a minha identidade visual?
Trocar a marca é algo que exige cuidado e olhar para os detalhes. Não é uma medida que deve ser tomada no impulso, considerando a história que foi construída até aqui. Ao mesmo tempo, essa mudança exige coragem, profissionais atualizados, que sabem das tendências do mercado e conseguem achar a personalidade que o seu negócio precisa.
Assim é a Opcevê! Somos uma agência especializada em estratégias digitais, identidade visual, branding, links patrocinados e muito mais! Ajudamos empresas que querem alçar voos mais altos, para atingir o sucesso de maneira única.
Conheça alguns dos trabalhos feitos no nosso site! Você também pode nos seguir no Instagram e acompanhar todos os conteúdos que publicamos no nosso blog.
Nosso foco está em oferecer soluções tecnológicas e personalizadas para pequenas, médias e grandes empresas, ajudando-as a enfrentar esse novo universo cada vez mais digital, para aumentar o alcance e gerar resultados cada vez melhores. Seja um alpinista você também!