Todo mundo quer fazer sucesso no Instagram. Nos dias de hoje, ele se tornou uma das principais plataformas não só de entretenimento e contatos pessoais, mas também de divulgação de trabalhos, direcionamento de conteúdos e marketing digital, como um todo.
Por isso, muitos perfis de influenciadores tentam vender o “segredo do sucesso” para brilhar no Instagram, afinal, é uma demanda cada vez mais comum, seja entre quem deseja se tornar um influenciador ou entre as marcas. Não há um caminho único e ideal, porém, existem algumas dicas básicas valiosas que podem ser extremamente úteis.
Nós vamos trazer algumas delas hoje! Neste artigo, você encontra algumas dicas básicas de como ter um perfil de sucesso no Instagram. Vem com a gente 😀
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Descrições corretas e boas fotos são o primeiro passo
O primeiro passo para ter sucesso no Instagram é a criação de um perfil bem organizado, coerente e com informações corretas. Apresentação é tudo. Como você espera que uma pessoa se interesse por sua marca, e entre em contato com ela, se você não deixa informações claras na bio do Instagram?
É fundamental que qualquer pessoa, ao acessar o seu perfil, consiga falar com você e conhecer o trabalho realizado com poucos cliques. Para isso, é importante fornecer informações completas, mas também ser direto.
Usar ferramentas de linkagem, como o LinkTree, pode ser um bom caminho. Desta forma, você consegue colocar todos os links relevantes para o seu negócio em um local só, de forma dinâmica e intuitiva.
Também é fundamental estar atento à qualidade das fotos que você publica (que devem estar na dimensão correta) e com o preenchimento das informações, como texto alternativo (para acessibilidade), localização, hashtags, etc. Carrosséis são uma ótima pedida, pois geram mais interesse e aumentam a chance do usuário interagir com o post.
Publique com muita frequência
Qual é a sua frequência de publicações no Instagram? Uma vez por semana? Duas vezes? Se essa for a sua regularidade atual, você está fazendo algo bem errado. Manter uma frequência alta de publicações é essencial para obter boas métricas.
Atualmente, o ideal é postar ao menos uma vez por dia, tanto nos stories quanto no feed. Com o algoritmo dificultando cada vez mais o alcance das publicações, investir em uma quantidade alta pode te ajudar a aparecer mais para os seguidores, melhorando os resultados.
Mas lembre-se: quantidade sem qualidade não vale nada! Não adianta fazer 7 postagens por semana sobre o mesmo assunto, ou usar fotos e artes repetidas, ou até mesmo legenda igual a de outro post. É necessário criar uma estratégia de publicação de conteúdo com objetivos e resultados concretos, que conta uma história de verdade.
O conteúdo deve ter qualidade!
Milhões de pessoas produzem conteúdo para o Instagram diariamente. O excesso de informações é muito grande e, por conta disso, está cada vez mais difícil se destacar no meio desse mar de concorrentes. Por isso, é essencial que o conteúdo produzido tenha qualidade e relevância.
Um planejamento de conteúdo bem estruturado é ideal para ter sucesso no Instagram. Mais do que ortografia correta, tom instigante e aplicação de técnicas de redação storytelling, é preciso ser capaz de transmitir a verdade da sua marca. Mostrar aos seguidores o que faz ela ser única e relevante.
Use exemplos de histórias da sua marca, fale sobre processos, explique os posicionamentos e visões de mundo. Deixe de lado o “beabá” que todos fazem. O importante é investir em verdade e originalidade.
Invista nas mídias que geram mais alcance, como vídeos
Não é segredo para ninguém: o algoritmo do Instagram tem seus tipos de post favoritos. A rede social, que antes era voltada para fotos bonitas, tem cada vez mais dado atenção aos vídeos. Os reels, em especial, têm recebido muito mais destaque da plataforma.
É inegável que isso precisa ser considerado na sua estratégia de produção de conteúdo. Esqueça a obsessão por feeds “combinados”. Para ter melhores resultados, invista nos vídeos em formato reels. Traga conteúdo interessante, que engaje e que também divirta, para aumentar o número de interações com o seu perfil.
Na hora de usar os reels, tente explorar ao máximo a ferramenta, usando hashtags criativas, criando desafios para que os seguidores participem e estimulando a interatividade, de uma forma geral.
Interaja com seus seguidores
Não há sentido em trabalhar com redes sociais se você não busca interações. O Instagram, e todas as outras plataformas, serve como um espaço para conquistar novos leads, aumentar o alcance da marca, ouvir sugestões (e críticas) e interagir com o público de uma forma mais próxima.
Por isso, é importante que os conteúdos publicados estimulem não só a curiosidade dos seguidores, mas também uma participação ativa. Ferramentas mais divertidas, como os reels, ou interativas, como os stories, são fundamentais para obter resultados nesse sentido.
Mais do que estimular conversas, é importante fazer com que elas não morram rapidamente. Quem administra uma página do Instagram deve estar disponível para responder comentários e directs, mantendo a conversa viva para continuar gerando interesse nos conteúdos.
Buscando o sucesso no Instagram
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para a sua estratégia digital! Não há garantia de que a técnica A ou B vai funcionar perfeitamente para você e garantir milhões de seguidores, mas é fundamental ter em mente as questões mais básicas da plataforma, para começar tudo fazendo o que é correto.
Ter um perfil organizado, com boas fotos e bons conteúdos é fundamental. Para buscar uma estratégia que realmente funcione, é importante ter bons profissionais de comunicação ao seu lado, para garantir que as pautas serão de interesse e a produção terá um bom padrão de qualidade.
É isso que a Opcevê pode te oferecer! Somos uma agência de comunicação especializada no mundo digital. Produzimos sites, landing pages, e-books, artigos e conteúdos para as redes sociais, contribuindo também para a construção das estratégias digitais das marcas.
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