Toda empresa quer vender mais. Esse é o objetivo de qualquer negócio, independentemente do segmento. Porém, a obtenção de lucro não está relacionada apenas ao departamento de vendas. O marketing desempenha um papel fundamental nesse objetivo.
Com uma boa estratégia de marketing, você consegue maximizar a divulgação de produtos, estabelecer uma comunicação direcionada com clientes em potencial e fortalecer a percepção positiva da sua marca no mercado. Esses três elementos são fundamentais para vender mais.
Neste artigo, vamos explicar como um bom time de marketing te ajuda a vender mais, explorando todos os pontos que citamos acima. Se você quer elevar o nível da comunicação do seu negócio, a Opcevê é o parceiro ideal!
Confira também: O marketing como agente da Transformação Digital
Marketing como ferramenta de vendas
Quando bem feito, o marketing é uma poderosa ferramenta de vendas. Para isso, ele precisa ir além da simples divulgação de produtos, buscando a construção de uma forte relação com o seu consumidor.
Além disso, deve ser usado para aumentar a autoridade da sua empresa perante o mercado, transformando-a em uma referência.
É evidente que sozinho, o marketing não aumenta as vendas de uma empresa. É preciso ter bons vendedores, produtos e práticas de excelência. Entretanto, o marketing pode ser um recurso usado para impulsionar resultados.
A publicidade é a alma de qualquer negócio. Saber divulgar seus pontos fortes pode te ajudar a vender mais. Por isso, listamos 5 pontos fundamentais que mostram como o marketing digital pode maximizar as vendas de um negócio. Confira abaixo!
1) Entendendo suas personas
Por meio do marketing, você consegue entender melhor quem são seus clientes em potencial e quais são as principais necessidades que eles apresentam. Dentro do Inbound Marketing, chamamos esses “clientes em potencial” de personas.
Personas são “personagens” que representam seu cliente ideal, com base em dados da realidade. Esse conceito é usado para direcionar a comunicação. Com ele, o conteúdo é produzido para atender desejos específicos da sua audiência.
Assim, você consegue oferecer as informações certas para o público que realmente vai se interessar. Isso faz com que sua empresa poupe recursos, já que não vai perder tempo fazendo ações para um público que não vai corresponder.
2) Branding e autoridade
Outro aspecto do marketing que ajuda nas vendas é a construção de autoridade no mercado, junto ao reforço das estratégias de branding.
Toda marca tem uma personalidade. Um jeito de agir, pensar e se comunicar. O marketing ajuda a sua empresa a deixar esses aspectos mais claros, gerando identificação nas pessoas e diferenciação perante ao mercado.
À primeira vista, isso pode parecer não estar relacionado à vendas, mas isso não é verdade. Quando uma marca reforça seus valores, ela chama a atenção. Se destaca de forma positiva. Isso é um atrativo forte para muitos consumidores, que gostam de comprar com marcas que eles admiram.
3) Diferenciais dos produtos
Seu produto pode ter um diferencial incrível. Se ele não for divulgado corretamente, os resultados não vão aparecer. Esse é o papel do marketing. Jogar luz nas melhores características dos itens ou serviços que você está oferecendo para o consumidor.
Um bom time de marketing sabe maximizar as melhores qualidades do seu produto. Sabe explorá-las de forma textual, visual e até mesmo sensorial. É preciso ser criativo na hora de divulgar benefícios e algumas estratégias podem ajudar nessa missão.
Lembre-se: falar que o seu produto é o melhor do mercado não é o suficiente. É preciso mostrar, com elementos concretos, que você está vendendo algo diferente do resto. Um bom marketing sabe fazer isso.
4) Relacionamento
Quantas vezes você já deixou de comprar algo em uma loja por conta de um atendimento ruim? Ou se afastou de um lugar que costumava frequentar porque sentiu frieza da parte das pessoas ao redor? Construir bons relacionamentos é fundamental para qualquer negócio.
O marketing também serve para estabelecer uma relação de confiança com seus clientes. Essa proximidade pode vir por meio de conteúdos (posts, blog, blogposts, e-mails, entre outros), ou até mesmo no contato do dia a dia, pelas redes sociais ou canais offline.
O importante aqui é mostrar que sua marca vai além da venda de produtos. Está preocupada em oferecer uma experiência positiva para todos os consumidores, em todas as etapas do processo. Mais do que isso, é uma empresa que esclarece dúvidas, que ajuda, com mais soluções na manga.
5) Fidelização
Toda empresa quer fidelizar clientes, mas isso nem sempre é possível. Muitos negócios não conseguem entender porque consumidores vão para não voltar, mesmo estando satisfeitos com o produto.
Existem diversos pontos que podem explicar esse comportamento. Um deles é a ausência de estratégias de marketing que trabalham a retenção de leads. Quando você oferece uma solução ao cliente, não pode acreditar que conquistou sua atenção para sempre.
Quando você interrompe as ações de comunicação, acreditando que o cliente vai voltar naturalmente, está desconsiderando o fato de que ele recebe milhares de estímulos, de diversas empresas (algumas concorrentes) diariamente. A concorrência segue forte e você também precisa estar presente.
O marketing pode te ajudar a fidelizar clientes, fornecendo novas soluções para novas dores que vão surgindo. A construção dessa relação, por meio de conteúdos, pode te ajudar a reter um bom cliente, gerando mais vendas.
Eleve o nível da sua comunicação para vender mais!
Todo consumidor está atrás de boas soluções. Porém, por mais que você as tenha dentro de seus produtos e serviços, sem a comunicação correta, seu público não vai descobrir isso. É preciso fazer um bom marketing para atingir as pessoas certas.
O departamento de vendas deve trabalhar em parceria com o marketing, com ações direcionadas para quem realmente é um cliente em potencial. Assim, você poupa recursos e maximiza lucros, criando uma rotina de trabalho muito mais efetiva.
Se vendas e marketing caminham juntos, nós, da Opcevê, queremos estar ao seu lado! Somos uma agência especializada em branding, produção de conteúdo e design. Te ajudamos a fortalecer sua marca e produzir conteúdo de qualidade, para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.