A cada dia que passa as empresas estão dando ainda mais importância para a retenção de clientes, e isso está mais do que certo. Veja bem, de acordo com o guru da gestão empresarial norte-americano, Tom Peters, a retenção de clientes chega a custar para uma empresa até 40% menos do que a conquista de um novo cliente.
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Destacamos que a retenção de clientes é essencial para as empresas que querem continuar vendendo com mais custo-benefício. Mais do que trazer novos consumidores e um novo público, você deve manter aqueles que já estão engajados com a sua marca. Reter um cliente dá menos trabalho, e se realizado da maneira correta, irá tornar os seus consumidores grandes defensores do seu negócio.
Conquistar um público novo é muito importante para que você consiga aumentar o seu lucro e fazer a sua empresa crescer. No entanto, a retenção é que irá ajudar a sua marca a se manter firme no mercado. Lembre-se, quando o cliente não retorna após a primeira compra, significa que tem alguma coisa errada.
Muitas empresas possuem dificuldades em realizar esse tipo de trabalho e melhorar seus resultados. Por isso, no conteúdo de hoje, a Ópcevê trouxe algumas dicas para que você saiba como aumentar a retenção de seus clientes.
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Conheça o seu cliente
Antes de mais nada, saiba que mesmo que a sua empresa não tenha pensado em realizar esse estudo antes de abrir o CNPJ, é necessário conhecer e compreender a fundo qual é o perfil do seu público-alvo. Veja algumas coisas que você precisa saber:
- Idade;
- Gênero;
- Local onde mora;
- Onde estuda;
- Onde trabalha;
- Hábitos;
- Comportamento;
- entre outros;
Afinal, todas as informações colhidas são fundamentais para que você consiga montar estratégias efetivas.
Além disso, você também deverá entender qual é a dor do seu cliente. Entenda o que faz com que ele compre um produto/serviço, e passe a utilizar isso não apenas no momento da venda, mas também para oferecer outras soluções que a marca tenha e que possa o ajudar a resolver os problemas.
Ao conhecer o seu público e identificar sua dores, você estará o impulsionando para outros produtos e compras, além de conseguir oferecer um atendimento personalizado contemplando suas necessidades.
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Solicite feedback e avaliações nas páginas de produtos
Atualmente, várias empresas estão enviando um e-mail para os seus clientes, dias depois deles já terem recebido o produto que adquiriram. O objetivo? solicitar um feedback para poder melhorar aquilo que precisa ser melhorado (se tiver), e continuar com aquilo que já está dando certo.
Contudo, destacamos que esse feedback não deve ficar restrito apenas à empresa, mas que também seja exibido na aba dos produtos adquiridos, principalmente nos comentários e na nota de avaliação.
Afinal, outras pessoas gostam de saber da experiência que os demais usuários tiveram com os produtos antes de adquiri-los. Com isso, produtos com notas altas e boas recomendações possuem mais chances de serem comprados.
A partir do momento que o seu cliente vê um outro cliente elogiando a sua empresa e os produtos, é bem provável que ele procure por ele logo de cara.
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Coloque o cliente no centro
Uma ótima estratégia para reter o seu cliente é pensar no cuidado em todas as áreas da empresa, por exemplo:
- Atendimento;
- Comunicações;
- Processos;
- Produtos;
- Projetos;
- e outros pontos;
É importante que você volte as suas atenções e objetivos para poder oferecer o melhor ao público-alvo.
Quer um outro exemplo? Realize mudanças nas abordagens de vendas e campanhas de marketing para conseguir focar nas dores do cliente. No entanto, tome cuidado para não fazer falsas promessas, ou seja, prometer mais do que aquilo que você realmente irá entregar. Tenha em mente que essa conduta acaba levando o cliente a se sentir enganado, prejudicando a organização a longo prazo.
Em algumas estruturas, as mudanças podem ser complexas. Porém, são capazes de trazer resultados magníficos no momento de atrair e reter o seu cliente.
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Agradeça seus clientes e faça com que eles se tornem “VIP”
Toda vez que um cliente realizar uma compra, em hipótese alguma esqueça de agradecer e o convidar para que ele possa estar mais próximo da sua marca. Afinal, todo cliente gosta de se sentir importante.
Normalmente, as pessoas gostam de ser tratadas de forma especial, seja pelo motivo que for, falando da sua marca, você pode fazer isso criando uma categoria VIP para que os clientes possam comprar com frequência na sua empresa. Para os clientes VIP, ofereça:
- Cartões fidelidade;
- Antecipação nos lançamentos;
- Descontos exclusivos;
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Ofereça experiência com dados de CRM
A tecnologia está avançando, e com isso, muitas pessoas estão temendo que em breve sejam substituídas por algum chatbot ou outra forma de Inteligência Artificial. No entanto, enquanto os clientes forem humanos, os provedores de serviços finais vão ter que ser da mesma espécie.
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Para poder estabelecer um relacionamento saudável com o seu público, você deve ser capaz de vê-los como um “amigo”, ou seja, alguém que te ofereça algo que vai além do lucro. Mais do que letras e números que possuem marcas de verificação na tela, o seu público é uma pessoa, e são as pessoas que exigem um serviço requintado.
Dados de CRM possibilitam que você consiga fornecer esse serviço personalizando cada campanha, como e-mail e CTA. Com isso, é normal que as pessoas fiquem mais interessadas e engajadas caso você se refira a elas pelo nome, sugerindo produtos que elas realmente precisam, ao invés de enviar anúncios sem sentido.
Formando uma conexão emocional com a sua marca, o seu cliente terá cinco vezes mais chances de comprar apenas com a sua empresa.
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