As landing pages são uma ótima ferramenta para quem precisa criar um conteúdo mais direcionado, com o objetivo de captar leads qualificados e construir uma comunicação mais efetiva.
A definição do termo landing page já diz isso. É uma página web específica para conversão, que se bem usada, pode gerar ótimos resultados para o seu negócio.
Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como criar uma landing page que realmente funciona, que converte leads de qualidade e maximiza os resultados. Confira abaixo!
Leia também: O que são as automações de marketing e como usar essa estratégia?
- Defina bem a sua persona
A primeira dica para se dar bem com a sua landing page é a definição de personas, ou buyer personas. Ao criar um conteúdo, você precisa saber para quem ele está sendo direcionado. Qual o perfil do usuário que deve se interessar pela sua ação.
Todo negócio que trabalha com marketing digital deve ter personas bem definidas. Diferente do conceito de público-alvo, que é mais amplo, a buyer persona consiste em um “personagem” com informações mais específicas sobre o seu consumidor, como nome, idade, classe social, hobbies, desejos e medos.
Se você quer falar em gestão financeira na sua landing page, por exemplo, é importante definir uma persona específica para essa ação. Isso também vale para qualquer outra temática ou formato de conteúdo, mas na landing page, é ainda mais importante.
Por ser um conteúdo totalmente voltado para conversões, é essencial que ele tenha esse direcionamento. Sem isso, os resultados não aparecem. Lembre-se: escrever para todo mundo significa não escrever para ninguém.
- Ofereça algo que realmente gere interesse
Ninguém oferece dados pessoais para uma empresa a troco de nada. Para conquistar leads, sua landing page precisa oferecer algo exclusivo, uma recompensa para o usuário.
Se você está vendendo um produto exclusivo, como um software, uma amostra grátis pode ser um bom chamariz. Agora, se o seu foco é conquistar leads pelo conteúdo, é importante que ele seja realmente relevante, que provoque uma mudança real na vida das pessoas.
Não adianta usar apenas estratégias de comunicação persuasivas (que são muito úteis, de fato), é preciso aliar isso a um produto verdadeiramente exclusivo e único.
Se o seu lead em potencial ganhou algo gratuito entrando na sua página, existe uma grande chance de ele voltar no futuro, retribuindo a gentileza. Por isso, é fundamental oferecer um “prêmio” para conquistar quem te interessa.
- Maximize a experiência do usuário
Parece óbvio, mas é importante lembrar: sua landing page precisa funcionar tanto no desktop quanto no mobile. Hoje em dia, a maior parte dos usuários navegam pelo celular, portanto, é essencial que um site se adapte a isso.
A experiência do usuário é o elemento mais importante na navegação atual. Quando se deparam com sites desagradáveis, com bugs e falhas, as pessoas simplesmente desistem de continuar sua jornada e abandonam o site. Esse comportamento está cada vez mais comum.
O site responsivo exerce grande influência nisso. Se as pessoas acessam mais pelo celular, é natural que a landing page precise ter uma boa usabilidade nesse formato.
Além de fazê-la adaptável para mobile e desktop, você também precisa garantir que todos os botões funcionam, que o texto é de fácil acesso e leitura, que as imagens estão nos tamanhos corretos, que o site não está demorando para carregar, entre outros fatores.
- Gere urgência
A ideia de uma landing page é gerar conversões, mas para isso, criar um senso de urgência é fundamental. A sensação de se inscrever em algo exclusivo, que vai durar por tempo limitado, instiga bastante o lead em potencial.
Portanto, é importante oferecer um produto ou serviço que não vai estar disponível para sempre, definindo um tempo de atividade para a sua landing page. Além de deixar a estratégia mais otimizada, isso aumenta a atração pelo conteúdo.
Essa estratégia não é nova. Chamamos isso de marketing de escassez, e ele continua sendo efetivo até os dias de hoje. Ao saber que algo está prestes a esgotar a qualquer momento, as pessoas tendem a agilizar o processo de compra. Despertar isso pode gerar bons resultados para o seu negócio.
- Use um título e um CTA persuasivos
Por fim, precisamos relembrar a importância do copywriting. Uma landing page costuma ter pouco conteúdo escrito, já que a ideia é sempre atrair as pessoas pelo estímulo visual. Porém, o texto precisa estar adequado para o objetivo final, que é a conversão.
Portanto, o título da landing page deve ser extremamente chamativo, para prender a atenção do usuário por toda a página. A mesma coisa vale para a introdução do conteúdo, que deve explicar em poucas palavras os benefícios que o lead em potencial terá se inscrevendo na sua página.
Também é fundamental investir em um call to action (CTA) atrativo, que chama o usuário para a ação de uma forma direta, simples e tentadora.
Outras dicas importantes
Criar uma landing page que converte muitos leads envolve uma série de fatores além dos que citamos acima. Por isso, vamos compilar outras dicas que podem te ajudar a obter resultados melhores.
Ao criar sua landing page, é importante:
- investir em infográficos, imagens, vídeos e outros recursos visuais;
- qualificar e segmentar os leads que entram na sua base, dividindo-os pelo momento da jornada;
- estimular a interação;
- criar materiais ricos, como artigos e e-books;
- investir no follow up e na mensuração de resultados.
Com essas ações, sua landing page se torna mais efetiva e profissional, captando leads mais qualificados e mais dispostos a interagir com o seu negócio.
Quer mais dicas de como maximizar os seus resultados digitais? Conheça o blog da Opcevê! Por lá, você encontra diversos conteúdos sobre sites, redes sociais, links patrocinados, e muito mais!
Somos uma agência especializada em marketing e comunicação. Nosso objetivo é ajudar clientes que desejam aperfeiçoar sua presença digital, gerando melhores resultados e conquistando leads mais qualificados. Conheça um pouco do nosso trabalho!
Se interessou pelo que fazemos? Então entre em contato pelo site ou mande um direct no Instagram. Será um prazer te ajudar a chegar no topo 🚀