Está querendo criar campanhas eficazes de e-mail marketing para o seu negócio? Então saiba que é bom contar com um bom planejamento, além de realizar a implementação de práticas recomendadas.
Sabia que o e-mail marketing pode oferecer 40 vezes mais retorno do que as redes sociais?
O processo de venda vai além da etapa de conversão, isso porque, atrás de todo item vendido, existe um comprador que deve se sentir bem atendido (antes, durante e após a jornada de compra). Dessa maneira, manter o contato com os clientes é fundamental.
Tenha em mente que quanto mais troca existir entre ambos, mais próximo será o envolvimento entre cliente e empresa, estabelecendo um laço de confiança. Veja só, mesmo que o comprador não manifeste sua necessidade em contar com auxílio, é extremamente válido manter uma boa comunicação para estreitar o canal através de mensagens e e-mails.
Dito isso, o e-mail marketing aparece como uma excelente solução para deixar uma organização próxima do seu público, afinal, esse é um processo essencial para o ramo empreendedor.
De acordo com dados da empresa de consultoria “Convince and Convert”, uma boa campanha de e-mail marketing pode aumentar as vendas em até 138%. Entre os principais benefícios podemos destacar:
- Captura de leads;
- Apresentação de produtos e serviços;
- Maior tráfego para o site;
- Melhor relacionamento com o cliente;
No conteúdo de hoje, a Ópcevê vai te mostrar quais são os melhores caminhos para a criação de campanhas eficazes de e-mail marketing. Vamos lá!? Boa leitura.
A importância da persona: Conectando-se com seu público-alvo de forma estratégica
Defina seus objetivos
Antes de dar o pontapé inicial em sua campanha, defina de forma clara e objetiva quais são os objetivos da sua campanha de e-mail marketing. O que você está procurando? Aumentar o número de vendas, promover um novo produto, gerar mais leads ou fortalecer o relacionamento com os clientes existentes?
Saiba que ter os seus objetivos claros vai ajudar no direcionamento das suas estratégias e métricas de sucesso.
Escolha um bom assunto
As pessoas recebem dezenas de e-mails diariamente, sendo assim, tenha em mente que o assunto é crucial, afinal, é ele quem irá diferenciar o seu conteúdo dos outros.
Dessa forma, é fundamental caprichar e ir testando diferentes tipos de formatos para ver qual irá conversar melhor com o seu público. Varie na utilização de emojis, palavras-chave, perguntas e outros recursos.
Construa uma lista de contatos
Uma lista de contatos de alta qualidade é fundamental para o sucesso de um e-mail marketing. Verifique se sua lista está segmentada e composta por assinantes que escolheram receber suas comunicações.
No conteúdo enviado, procure cativar o seu público, oferecendo conteúdos exclusivos ou mesmo descontos, para encorajarem as pessoas a se inscreverem na sua lista.
Capriche no CTA
A chamada para ação CTA (Call to Action) pode aparecer de várias maneiras em um e-mail marketing, como um botão para realização de uma atividade. Existem alguns exemplos bem comuns, como por exemplo: “compre agora”, “baixe grátis” e “inscreva-se”.
Os botões precisam ter destaque com cores chamativas, além de estarem bem posicionadas para serem visíveis e terem espaço de respiro ao redor.
Glossário do Marketing Digital
Faça a otimização para dispositivos móveis
Tenha em mente que várias pessoas acessam seus e-mail através de um dispositivo móvel. Portanto, verifique se seus e-mails estão sendo responsivos e visualmente atraentes em telas menores.
Teste os e-mails em diferentes tipos de dispositivos e clientes de e-mail para proporcionar uma boa experiência para todos os usuários.
Limpe a base de contatos com frequência
Veja só, algumas plataformas cobram pela quantidade de destinatários! Por isso, limpar a base de contatos significa uma economia para a empresa, além de garantir que as soluções vão chegar para aqueles clientes que realmente se interessam.
Lembre-se que a limpeza também interfere nas métricas de taxas de aberturas, cliques e reputação do domínio.
Importante
Respeite as regulamentações de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). Deixe um espaço reservado para que as pessoas possam realizar o cancelamento de assinatura em seus e-mails.
Seguindo os conselhos que a Ópcevê listou para você, e adaptando às necessidades e preferências do seu público-alvo, você estará no caminho certo para criar campanhas de e-mail marketing eficazes.
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