A cada dia que passa a educação vem se tornando um ponto comum no investimento das maiores organizações do Brasil. E isso é fácil de se explicar, veja bem: em primeiro lugar, boa parte das universidades não conseguem acompanhar a velocidade do mercado, em segundo lugar, os profissionais estão buscando por empresas que potencializam suas carreiras, e em terceiro lugar, porque investir em educação é o mesmo que investir no futuro do negócio, seja na renovação dos serviços prestados ou na melhoria dos atuais resultados.
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Sabendo que a educação é crucial para o crescimento das empresas que atuam em mercados bem dinâmicos como o digital, a pergunta que fica é a seguinte: Como potencializar o conhecimento e alcançar os resultados?
A agência Enext, mais certificada no país em Amazon Ads, Marketing Cloud, Mercado Ads, Meta Ads e Salesforce, desenvolveu 3 frentes para investir na formação de seus colaboradores, são elas:
- Profissionais aptos a multiplicar o conhecimento;
- Metodologia de ensino;
- Cultura de aprendizado;
Em um curto espaço de tempo, a agência saltou de 65 para 641 certificações por ano, e de 82 para 4769 conclusões de curso no mesmo período de tempo. A seguir, veja como isso aconteceu!
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Profissionais capacitados a multiplicar o conhecimento
Segundo o CNI/Ibope 2021, 87,5% dos estudantes não se sentem bem preparados para o mercado de trabalho. Isso ocorre porque, normalmente, a grade de ensino das Universidades é feita por profissionais que estão na academia. Portanto, os estudantes são formados para a sociedade científica, e estão preparados para resolver problemas teóricos e/ou se tornarem pesquisadores.
No entanto, boa parte do conhecimento que é adquirido na faculdade não se aplica no trabalho. Pense bem: quantas informações você adquiriu na academia e já se esqueceu? Quantas delas você realmente aplicou na prática?
Existe um fato: tudo aquilo que a gente pratica é lembrado, e que o conhecimento verdadeiramente prático está nas empresas. Sendo assim, é papel das corporações criarem mecanismos para poder disseminar o aprendizado.
No ano de 2021, a Enext, mapeou todos os conhecimentos estratégicos para a empresa, os categorizando como:
- Técnicos;
- Negócios;
- Comportamentais para cada área/cargo;
Para a área de CRM, o ensinamento foi sobre plataformas como Salesforce Marketing Cloud, técnicas para elaboração de e-mail marketing, além de boas práticas para a aplicação dos emails em campanhas.
Após isso, os dados dos cursos necessários para desenvolvimento foram cruzados, com a qualificação dos profissionais, para que então, fosse elencada a equipe de “Multiplicadores”. A equipe é fundamental para acelerar o processo de conhecimento, sendo assim, chegou o momento de ensiná-los a ensinar.
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Metodologias de ensino
Certamente você já ouviu falar sobre a “Pedagogia” (Ciência de Ensino para crianças e adolescentes), porém, é bem provável que nunca tenha ouvido falar sobre “Andragogia” (Ciência de Ensino para adultos). E é por causa da falta de conhecimento sobre educação que boa parte das aulas, do ensino médio até a pós-graduação, se tornam pouco atrativas.
A grande diferença entre os dois tipos de ensino, citados acima, é que nós (adultos) somos bem seletivos com aquilo que queremos aprender. Enquanto isso, as crianças estão mais abertas ao aprendizado, isso faz com que elas tenham vontade de absorver todo tipo de conteúdo novo, mesmo que o objetivo não seja ensiná-la.
Enquanto a criança não se limita a querer aprender sobre tudo um pouco, o adulto faz a sua escolha, se quer aprender ou não. Para convencê-lo é essencial mostrar que o novo conteúdo é aplicável ao seu cotidiano.
Vale ressaltar que existem estímulos que ficam gravados em nossa memória, uns bem mais que os outros.
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De acordo com o estudo de William Glasser, com a pirâmide de aprendizagem, é possível observar que não basta organizar webinars, deixar uma pessoa falando durante 2h e acreditar que, de fato, todos entenderam. Precisamos criar mecanismos para tornar o conhecimento prático, aplicável e interativo.
Com sua metodologia adequada, a Enext, forma a base da sua empresa. Atualmente, estagiários e analistas Jr´s aprendem com profissionais Sênior´s e aplicam os conhecimentos em seus trabalhos, o que, de maneira contínua, os qualifica para o próximo cargo.
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Cultura de aprendizado
A cultura de aprendizado acontece quando a equipe de gestão da empresa valoriza o estudo e também incentiva os novos conhecimentos.
Através de conteúdos de qualidade, é normal que mesmo os adultos tenham vontade de aprender. O próximo passo a ser dado, é organizar a agenda para que o objetivo possa sair do papel. É aí que entendemos o quanto a empresa está comprometida com a cultura de treinamento. Tempo é dinheiro, e conseguir horas de trabalho para estudar, é literalmente, investir em recursos em educação.
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A Enext, passou a utilizar métricas para acompanhar o engajamento do time, como conclusões de treinamento por período, certificações obtidas, horas investidas em treinamentos. É normal que no começo seja preciso cobrar que as pessoas concluam o curso, além de reforçar a importância deles. No entanto, com o passar do tempo, o próprio time irá compreender a necessidade do estudo, além de almejar a especialização, incluindo períodos de aprendizagem em seu dia-a-dia.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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Com informações do site ecommercebrasil