O alto avanço tecnológico nos últimos anos possibilitou o surgimento de vários tipos de empreendedorismo digital no Brasil. De acordo com o levantamento Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, realizado pela HeroSpark, 54% dos empreendedores digitais começaram o seu negócio há menos de um ano.
A todo momento surge um novo tipo de empreendimento no país! E sabe o que é melhor, com uma conexão à internet e um dispositivo eletrônico, você pode dar o pontapé inicial no seu negócio.
Marketing Digital: Como dar o pontapé inicial nessa profissão
O que é o empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital nada mais é do que uma iniciativa com o propósito de alavancar um negócio em que suas ações sejam virtuais. Sendo assim, toda a sua operação comercial está ligada ao ambiente digital, assim como os produtos e serviços, que são ofertados através da internet.
Existem vários tipos de negócios digitais, entre eles podemos destacar alguns, como:
- Canais no YouTube
- Cursos online
- E-commerce
- entre outros
No entanto, você seria capaz de responder em qual tipo de empreendedorismo digital eles se encaixam? Confira o conteúdo a seguir.
Marketing de Afiliados
Você pode se tornar um empreendedor digital vendendo produtos de terceiros. No mercado, esse tipo de empreendedorismo leva o nome de “marketing de afiliados”. Sendo assim, após cada venda realizada, o empreendedor receberá um percentual do valor daquele produto/serviço.
E-commerce
O e-commerce, ou comércio eletrônico, é um comércio de vendas realizadas através da internet. Todos os negócios, transações financeiras, etc, são feitos via dispositivo e plataformas eletrônicas, como: celulares, computadores, notebooks e tablets.
De acordo com o levantamento realizado pela empresa de carteiras digitais PayPal Brasil e pela consultoria de pesquisas BigData Corp, o número de lojas virtuais cresceu exponencialmente no ano de 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais.
Influenciador Digital
Esse conceito envolve muito mais que “apenas” uma criação de um site ou algo do tipo. O seu diferencial está relacionado ao fato de ser um empreendimento que preza pela sua estrutura de funcionamento, totalmente voltada para o meio digital.
Como o marketing digital aumenta os lucros de um e-commerce?
Você possui uma boa audiência? Seja através de um canal no YouTube, newsletter ou redes sociais, se você for uma pessoa “famosinha”, já pode ser considerado(a) um influenciador e pensar em empreender digitalmente.
Procure criar parcerias com grandes marcas, e apresente os produtos/serviços que podem ser do interesse do seu público. Resumindo, saiba usar sua imagem e venda o seu “arroba” para marcas que vão te dar retorno.
Live Streaming
Um streamer, nada mais é do que um influenciador digital. No entanto, diferentemente de um influenciador, que pode produzir seu conteúdo através de vários formatos, o streamer deve ter o seu foco voltado para as “live streams”. Essa opção é conhecida por ser uma transmissão ao vivo, que conta com uma interação direta com o público e possui um maior tempo de duração.
Essa modalidade de empreendedorismo digital está ganhando mais força a cada dia que passa, com isso, diversos streamers estão ganhando valores surreais em algumas plataformas, como:
- Twitch
- YouTube Live
Números e perfis dos usuários das principais Redes Sociais
Empreendedorismo Digital: Invista nas Redes Sociais
O mundo digital e as novas tecnologias permitem que todo empreendedor possa fazer o seu próprio marketing. Com as redes sociais é possível produzir conteúdos de qualidade e começar a fazer vídeos para a divulgação da sua marca.
Invista em materiais relevantes para a capacitação de clientes, o instagram, por exemplo, permite que você realize pesquisas para entender o que seu público está buscando na internet, além de possibilitar que você veja quais materiais estão dando mais engajamento. Com base nos resultados, você começará a produzir conteúdos de alta qualidade.
Invista na produção de vídeos, muitas pessoas estão saturadas de ficar o tempo todo atrás da tela do celular ou computador lendo alguma coisa. Normalmente os vídeos conseguem prender mais a atenção do cliente.
Persona: Aprenda a definir o público da sua marca
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