Sabia que existem alguns aspectos do Marketing Digital que dificilmente conseguem ser aplicados em estratégias off-line? Confira alguns exemplos:
- Maior velocidade de conversão;
- Medição precisa de ROI;
- Personalização de público;
- Tracking de acessos;
Algumas ferramentas digitais, como Facebook e Google, possibilitaram um amadurecimento no mercado, que no passado, era difuso e pouco profissionalizado.
Marketing Digital: Confira algumas estratégias para se atentar no começo do ano
No Brasil, o principal investimento em publicidade é a televisão aberta, com aproximadamente 45% da receita em publicidade no país, de acordo com a CENP. Enquanto isso, as mídias digitais ocupam o segundo lugar na lista, com cerca de 32% da receita em anúncios.
Números e perfis dos usuários das principais Redes Sociais
Isso demonstra o tamanho e sua disponibilidade de crescimento, tendo em vista que na média mundial, os anúncios na internet superaram a televisão em 2017, de acordo com o The Economist.
No entanto, naquilo que diz respeito ao tempo de visualização, o Marketing Digital é o que mais nos impacta! Lembre-se que em boa parte do nosso tempo, nós ficamos próximos a tela de um celular ou de um computador.
Glossário do Marketing Digital
No conteúdo de hoje, a Ópcevê irá te mostrar como o Marketing Digital pode te ajudar em algumas estratégias, e destacar alguns pontos onde ele pode ser considerado superior ao Marketing Off-line.
Confira a seguir, o que o Marketing Digital entrega que o Marketing Tradicional não!
Automação e conteúdos personalizados
Automações de resposta, fluxos de tráfego ou conteúdos especializados baseados nos “inputs” dos usuários permitem que conteúdos distintos possam ser direcionados para clientes de topo, meio ou no fundo do seu funil de vendas. Seja através de anúncios em mídias sociais, campanhas, display ou e-mail marketing, proporcionam uma jornada de compra mais fluida.
O que entregar em cada etapa do funil
Engajamento do público
As redes sociais possibilitam a interação do público com as marcas, mais engajamento dos clientes, e a criação de conteúdos interativos, como por exemplo lives, marketing de Influência e marketing humanizado. Além de conquistar clientes, você também conquistará defensores e fãs da marca.
Instagram é a plataforma digital com mais engajamento
Flexibilidade e correção de rota
Caso seja necessário, os conteúdos podem ser atualizados rapidamente nas plataformas, podendo ser ativados ou desativados de maneira (quase) instantânea. Isso possibilita que a empresa possa corrigir, mudar a estratégia e atualizar conteúdos rapidamente, como por exemplo, refinando frases, termos, textos ou imagens que possam melhorar seus resultados de uma forma bem rápida.
Personalização de público
As redes sociais permitem aquilo que qualquer publicitário “das antigas” sempre sonhou, mídia de massa personalizável. É possível atingir um grande número de pessoas de forma especializada, possibilitando que você selecione por:
- Classificação de interesse do negócio;
- Faixa etária;
- Localização;
- Profissão;
Aqui, é necessário se atentar para descobrir e correlacionar os comportamentos do seu público com os produtos, definindo bem a sua persona.
Resultados de marketing que todo empresário precisa conhecer
Rastreabilidade
Com o Marketing Digital, é possível mapear em tempo real indicadores como fonte de acessos, taxa de cliques, principais interações ou campanhas com maior conversão. Ao analisar suas métricas, é possível focar nos canais que geram mais retorno, mas vale ressaltar que nem tudo é totalmente rastreável.
Por exemplo, você pode medir quantas pessoas compraram pelo link que seu influencer deixou no YouTube, no entanto, existe um número não mensurável de acessos ou clientes orgânicos obtidos por influência direta do mesmo vídeo.
Dicas para utilizar o storytelling em uma estratégia de Marketing Digital
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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Com informações do Jornal Metrópoles