Confira os indicadores de Marketing importantes para gestores de negócio
Assim como acontece com várias áreas da tecnologia, o Marketing Digital possui alguns termos em “inglês” que de certa forma acabam causando uma certa confusão na cabeça daqueles que não entendem muito bem o idioma e para aqueles que não estão tão familiarizados com o tema.
Dicas para utilizar o storytelling em uma estratégia de Marketing Digital
O profissional precisa ter em mente que o marketing mudou, bem como os termos que são utilizados. Em um passado não tão distante era comum ouvir alguns profissionais da área falando sobre spots de rádio, anúncios de página dupla e VTs para televisão.
Vale ressaltar que esses termos não deixaram de existir na comunicação e publicidade offline. No entanto, nos dias de hoje, boa parte das empresas acabam transmitindo suas mensagens através da internet, utilizando estratégias e técnicas de marketing digital.
Marketing Digital: Principais tendências para 2023
Tenha em mente que no Marketing Digital, a evolução acontece de uma maneira bem rápida! Sendo assim, algumas mudanças como novos conceitos e termos surgem a todo momento, e precisam ser compreendidos e explicados por aqueles que atuam no ramo.
Você está querendo obter uma presença forte no meio digital? Então saiba que é necessário estar a par dos novos novos conceitos e conseguir implementar as melhores práticas.
Com o intuito de ajudar aqueles que trabalham com Marketing Digital, a Ópcevê preparou um “Glossário do Marketing Digital” com alguns dos principais medidores que você precisa se atentar no seu negócio. Vamos conferir!? Boa leitura!
Métricas de Marketing Digital: Confira algumas delas
Alt Text
Também conhecido como “texto alternativo”, são os textos utilizados para poder descrever as imagens em sites. Além disso, também servem para melhorar o SEO do site e, consequentemente, também melhorar o reconhecimento por parte dos buscadores. Para finalizar, saiba que ele é fundamental para melhorar a acessibilidade.
Analytics
Aqui temos um termo que muitos acham que conhecem, mas que no fim, acabam tendo uma visão errada sobre o que realmente é. Vamos lá, a análise de dados e estatísticas são capazes de ajudar a determinar alguns padrões e informações que ajudam no desenvolvimento de estratégias.
Na área do Marketing Digital, temos o “Google Analytics” que é muito utilizado para a verificação de dados e desempenho de sites e campanhas dentro do próprio Google.
Automação de Marketing
São ferramentas que possibilitam que as ações de Marketing Digital possam ser executadas de maneira automática, facilitando a gestão e otimizando o trabalho de profissionais do setor.
B2B
B2B é a sigla inglês para Business to Business, ou de empresa para empresa. Os modelos de negócio B2B fornecem produtos ou serviços diretamente para outras empresas.
B2C
B2C é a sigla inglês para Business to Consumer, ou de empresa para consumidor. O modelo B2C possui o foco de fornecer produtos ou serviços diretamente para o consumidor final.
Benchmarking
Popularmente conhecido como análise de concorrência, é um estudo que analisa práticas e performance de duas ou mais empresas que atuam no mesmo setor, com o intuito de aprimorar a competitividade, os produtos e serviços.
Branding
Popularmente conhecido como gestão de marca, o “Branding” é uma estratégia que realiza a ponte entre marcas e pessoas, zelando pela marca em si, e pelas experiências geradas através dela.
Brand Equity
Conhecido aqui no Brasil, como “Valor da Marca”, está relacionado com a percepção geral (positiva ou negativa) que os consumidores possuem da marca.
Marketing Digital: O que é fato e o que é fake
CAC
Sigla que significa “custo de aquisição por cliente”. Essa métrica é utilizada para avaliar quanto uma empresa investe para conquistar novos clientes.
Conversão
Toda campanha de marketing possui esse objetivo! Podendo ser o aumento de vendas, downloads, geração de leads, número de cliques, entre outros.
Core Business
Conhecida como a atividade principal de uma empresa, ajuda a identificar a especialidade dela. Dessa maneira, é possível traçar estratégias eficazes de marketing e vendas.
Aumente a sua receita com boas estratégias de Marketing Digital
CPC
Sigla que significa “custo por clique”. Essa métrica é utilizada nas plataformas de anúncios para determinar o valor de cada clique realizado em links patrocinados.
CPA
É a métrica responsável por calcular o “custo por aquisição”. Através do CPA, os anunciantes só pagam pelo anúncio quando a meta da campanha for atingida, seja aquisição de leads, vendas ou outras conversões.
CTA
Sigla do inglês Call to Action, e em português “chamada para ação”, trata-se de pequenas frases realizadas com recursos como links, botões e textos que direcionam o público para a conversão desejada.
CTR
Sigla do inglês Click Through Rate, e em português “taxa de cliques” é o indicador utilizado para saber a relação entre o número de cliques em um anúncio e o número de visualizações.
Confira alguns “mitos” sobre Marketing Digital
Funil de vendas
É uma ferramenta de marketing em formato de funil capaz de representar todos os estágios pelo qual um potencial cliente passa, até de fato, se tornar um cliente real da empresa.
O que entregar em cada etapa do funil
Heading Tags
Identificadores que são utilizados na programação de um site, com o intuito de mostrar para os buscadores a hierarquia dos conteúdos que são exibidos, como por exemplo H1, H2, H3, H4 e H5.
Inbound Marketing
Também conhecido como “marketing de atração”, é uma metodologia de marketing que possui o intuito de construir uma relação próspera e duradoura entre marcas e consumidores, de maneira que o sucesso de ambos seja alcançado.
Inbound Marketing: Desenhamos um funil para você entender o que é
KPI
Do inglês Key Performance Indicator, conhecido em português como “Indicadores-Chave de Performance”, eles são utilizados para medir os esforços de marketing da empresa, e são todas as métricas que indicam resultados reais para ela.
Lead
É o potencial cliente de uma empresa, ou seja, pessoas que interagiram com a sua marca, aceitando ceder dados pessoais como (número de celular ou e-mail) em troca de informações ou algum material gratuito oferecido pela empresa.
Confira 3 dicas para desenvolver uma boa estratégia de conteúdo
LTV
Sigla em inglês “Lifetime Value Customer”, faz referência ao ciclo de vida do cliente com a empresa e o quanto ela gasta com produtos ou serviços oferecidos, durante o período em que está interagindo com ela.
Nutrição de Leads
É o conjunto de técnicas utilizadas dentro do marketing para fazer com que o lead finalize a sua jornada de compra dentro do funil de vendas.
Persona
Conceito que visa entender as principais necessidades dos usuários ao utilizar um produto digital. No Marketing Digital, a persona é a representação fictícia do cliente ideal de uma empresa.
Persona: Aprenda a definir o público da sua marca
ROI
Do inglês Return Over Investment, ou, em português “Retorno Sobre Investimento”, é o cálculo feito entre os gastos com as campanhas e ações de marketing e a quantidade de ganhos provenientes delas.
SEM
Do inglês Search Engine Marketing, são as técnicas de marketing digital voltadas para o bom posicionamento nos motores de busca, com ajuda de SEO e links patrocinados.
SEO
Do inglês Search Engine Optimization, ou, no português “Otimização para os Mecanismos de Busca”, é um conjunto de técnicas utilizadas no site para melhorar o seu posicionamento nos buscadores (Bing, Google, Yahoo, etc).
SERP
Do inglês Search Engine Results Page, ou, no português “Página de Resultados do Motor de Busca”, são as páginas que mostram os resultados com base nas buscas de palavras-chave no Google, Bing, etc.
Ainda possui dúvidas sobre algum termo específico? Nós temos um outro material que pode te ajudar! Clique no link a seguir e confira.
A linguagem do marketing digital: entenda os principais conceitos
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