Cada vez mais as grandes marcas estão entendendo que o poder das histórias podem transformar sua presença no ambiente virtual e gerar mais confiança. Por isso, o Storytelling já se tornou uma espécie de “presença vip” na criação de conteúdos.
Algumas marcas grandiosas do mercado, como a Coca-Cola e a Nike, por exemplo, já perceberam há bastante tempo que o poder de suas histórias podem criar conexões com o seu público. Já a gigante da tecnologia, Apple, possui algumas histórias lendárias como parte do seu status.
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Confira agora o conteúdo que a Ópcevê preparou para você e entenda porque as histórias de marca podem gerar confiança para as grandes empresas, além de outros tópicos importantes. Vamos lá!? Boa leitura.
Histórias de Marca podem Gerar Confiança
As histórias são consideradas uma ferramenta de muito valor na comunicação humana. De acordo com New York Times, a resposta do cérebro de um ser humano ao poder descritivo das histórias possuem efeitos altamente profundos, capazes de influenciar o córtex sensorial e o motor.
Ao realizar a leitura de uma história, o cidadão terá uma experiência na qual será capaz de sincronizar a sua mente com o tema da história. Segundo os cientistas o nome disso é acoplamento neural (interação de várias áreas do cérebro ao mesmo tempo que nos ajuda a fazer um verdadeiro mergulho nas histórias).
Embora alguns cientistas utilizem o termo “telepatia” para tentar falar sobre o fenômeno, isso não é correto. Para alguns pesquisadores de Princeton a metáfora do espalhamento significa que a “atividade cerebral do receptor espelha a atividade do emissor”. Um bom acoplamento neural produz:
- Antecipação;
- Entendimento;
- Melhor compreensão;
- Receptividade;
Histórias geram confiança! Mas não pense que basta contar uma história qualquer e pronto. Procure contar histórias com as características corretas, ou seja, que vão gerar o acoplamento neural e que contem com as características de construção de integridade.
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O que é uma história de marca
A história de marca nada mais é do que o motivo pelo qual uma marca começou, como ela começou, porque continuou e até onde está planejando chegar. Normalmente, a história de uma marca é concentrada nas paixões da empresa, na ética que existe por trás dela, e em como a marca pode fazer a diferença.
Sabendo disso, você já pode começar o planejamento da sua marca! Procure entender as principais ações e motivações que deram origem a sua marca. Não importa se a sua história é complexa ou simples, divulgue ela para o seu público para que assim, eles possam se conectar e se relacionar de uma maneira melhor com a sua marca em um nível mais profundo.
É extremamente importante que você faça os seus consumidores/público em geral participarem da história. Caso sua marca tenha sido desenvolvida para ajudar os consumidores-alvo de uma maneira particular, diga a eles o motivo.
Toda parte da história da sua marca precisa explicar os principais eventos e etapas que fizeram sua marca se transformar naquilo que ela é hoje, impulsionando o crescimento adiante.
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Vale a pena ter uma história de marca?
Tenha em mente que ao desenvolver uma história de marca você deverá fornecer algumas informações sobre a razão de ser da marca. Essa é a oportunidade para os consumidores espiarem e se conectarem melhor com uma marca e entender seus motivos.
Para se tornar uma marca atraente, a história deverá ser completa e mostrar alguns tópicos, como o que a marca é capaz de fazer e o motivo do consumidor ter que escolher a marca em questão. Independentemente se a sua oferta seja mais cara que a da concorrência.
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Seja o melhor storyteller da sua marca
Como falamos em nosso conteúdo, as histórias de marca representam uma forma impactante de gerar confiança. Veja algumas dicas para criar uma história autêntica:
- Tenha personalidade;
- Simplifique a sua história;
- Explique o motivo da existência da sua marca;
- Mantenha conexão com os clientes;
- Tenha em mente que os clientes vão comprar a sua história, não produtos;
- Incentive outras pessoas a contarem sua história;
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