A importância do termo “identidade” vai além daquilo que a gente possa imaginar. Geralmente, quando falamos sobre isso, logo pensamos nos seres humanos em si. No entanto, o conceito também é determinante para as marcas e empreendimentos como um todo.
Seja através do próprio nome, da aparência, da personalidade, todo mundo possui suas próprias características, e é isso que faz com que a gente seja reconhecido e lembrado pelas pessoas.
Sendo assim, podemos entender que uma boa identidade visual deve fazer parte e ser prioridade da estratégia de qualquer negócio. Lembre-se que uma estratégia bem trabalhada deixa o processo de conversão por parte dos clientes “mais fácil”.
A importância da identidade visual para empresas
No conteúdo de hoje, a Ópcevê vai te dar algumas dicas de como construir e estabelecer uma boa identidade visual para a sua marca. Leia o texto e confira!
O que é uma Identidade Visual?
A identidade visual nada mais é do que a combinação de elementos visuais que vão refletir em uma ideia, nome, produto, empresa ou serviço. Normalmente, essa construção leva como parâmetro o logotipo, que representa o símbolo principal e o conceito que é comunicado pelo segmento.
Alguns itens, como: cores, formatos, frases, slogan e tipografia, carregam consigo a missão de gravar na mente do público, de uma maneira clara e objetiva, qual é a sua grande missão.
Veja um exemplo.”Sempre que eu vejo alguém vestido de azul eu lembro da Infoco”. Isso acontece porque a marca em questão já foi estabelecida e é reconhecida no mercado.
Para que um tipo de negócio seja reconhecido de uma maneira positiva, e como consequência, obtenha sucesso em seu nicho de atuação, será preciso definir e destacar as suas melhores qualidades, para deixá-lo único e interessante.
Com isso, a marca será conhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão de uma maneira geral.
Tenha em mente que a ponte entre você e o seu público é baseada naquilo que atrai, mais precisamente, no que ele deseja e o que você pode oferecer. O começo dessa relação acontecerá quando o seu cliente bater o olho e sentir confiança no seu produto/serviço.
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Identidade Visual X Branding
Embora na cabeça de algumas pessoas seja a mesma coisa, os conceitos de identidade visual e branding estão relacionados, mas possuem significados diferentes.
Como já vimos, a identidade visual é o conjunto daqueles elementos que compõem uma marca. De uma forma bem prática, representa tudo aquilo que batemos o olho e logo relacionamos com o negócio.
Além disso, a identidade visual também faz parte do BRANDING, que engloba outras ações e estratégias. Por exemplo:
- Os valores da empresa
- Iniciativas que ela escolhe patrocinar
- Eventos que promove
- Tom de voz utilizado
- entre outros
Existem vários tipos de exemplos que compõem o branding e determinam a personalidade para a marca!
Sendo assim, uma estratégia de branding é responsável por definir como a marca deseja ser vista, como ela deseja se relacionar com o público e quais experiências quer proporcionar a ele.
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Dicas para definir a Identidade Visual do seu negócio
Desenhe seu logotipo: Coloque na sua cabeça que “você” não é o logotipo do seu negócio! À medida com que você desenvolve sua identidade, seu público-alvo começa a associar sua marca ao seu logo e, assim, transferem as percepções sobre sua marca para ele.
Busque a tipografia correta: Não invente, simplifique! Defina no máximo três famílias tipográficas para o seu negócio. Foque nos seguintes propósitos, corpo, título e subtítulo.
Combine bem as cores: Durante o processo de criação de identidade visual, defina uma paleta de cores limpa e flexível! Faça com que sua marca tenha opções suficientes para ser criativa sem a sobrecarregar.
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Como criar uma boa Identidade Visual?
Para criar uma boa identidade visual, você vai precisar de um bom planejamento! Mais do que isso, uma pesquisa aprofundada deverá ser realizada, indo desde as raízes da empresa, até a visão que o público-alvo (ou personas) possuem do negócio.
O primeiro passo para construir uma identidade visual perfeita para a sua marca, é conhecer o seu cliente ideal. Além disso, tenha em mente que se você quer se comunicar com um público jovem, não faz sentido construir uma identidade mais formal para o seu negócio. Afinal, ela não será atrativa o suficiente. Isso vale para qualquer persona!
Também é importante refletir sobre os valores da marca antes de criar a identidade visual. Se o seu negócio está voltado para a sustentabilidade, por exemplo, isso precisa se refletir em todos os aspectos visuais da marca. E não estamos falando apenas de criar uma logo em formato de árvore. As cores, a fonte e as fotos usadas nos materiais precisam refletir o momento atual da sua empresa, seu objetivo principal.
E é claro, é preciso ter criatividade. A criação de uma boa identidade visual leva tempo. É necessário ter designers de qualidade trabalhando na construção da nova marca, testando cores, aplicações, formatos e modelos de logo.
Essas ideias e modelos devem ser apresentados para o público interno da sua empresa. Sócios e colaboradores devem se reconhecer na identidade visual. Eles precisam acreditar que aqueles elementos refletem os rumos que o negócio está seguindo.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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