A tecnologia sempre atuou como uma grande facilitadora em nossas tarefas corporativas do dia a dia. E em 2023, o assunto da vez é a Inteligência Artificial (IA). Popularmente conhecida pela realização de tarefas automatizadas com padrões previamente estabelecidos pelos humanos, atualmente ela já se encontra nos planos da maioria das empresas.
De acordo com uma pesquisa recente realizada pela consultoria global Deloitte, feita com 501 empresas brasileiras, os números são bem relevantes. Segundo o levantamento, 70% das empresas vão investir em Inteligência Artificial ainda em 2023, além disso, 20% já utilizam os recursos dela no seu cotidiano.
O que é a Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e programas capazes de realizar tarefas que necessitam da inteligência humana.
O objetivo da Inteligência Artificial é criar máquinas que consigam aprender, raciocinar, resolver problemas e tomar decisões de maneira autônoma, inclusive, em alguns casos, ela supera a capacidade humana em certas atividades específicas.
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Tipos de Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial conta com 7 classificações que são determinadas por dois pontos: a capacidade e a classificação técnica.
Naquilo que diz respeito à sua capacidade, o assunto está relacionado ao nível de inteligência da IA, ou seja, sua habilidade na execução de funções semelhantes às humanas. Essas habilidades são divididas em quatro, confira:
Máquinas reativas: São aquelas formas mais antigas da Inteligência Artificial, que não contam com a funcionalidade baseada em memória.
Memória limitada: Aprendem com base em dados históricos.
Teoria da mente: Considerado o próximo nível de Inteligência Artificial, ainda se encontra em andamento.
Autoconsciente: Inteligência Artificial autoconsciente é uma formulação hipotética, a expectativa é que ela ainda consiga compreender e evocar emoções, necessidades, crenças e, potencialmente, desejos próprios.
Marketing Digital: Importância da Inteligência Artificial
Agora, vamos ver a classificação técnica da Inteligência Artificial! Precisamos nos concentrar em três partes, confira:
Inteligência Artificial estreita (ANI): Representa toda a Inteligência Artificial existente, onde só se pode realizar uma tarefa específica.
Inteligência geral artificial (AGI): Referente à capacidade da Inteligência Artificial geral: aprender, compreender, perceber e funcionar completamente da mesma forma que um ser humano.
Superinteligência artificial (ASI): É aquela que pode replicar a inteligência multifacetada dos seres humanos, contando com uma memória maior, ela analisa dados rapidamente e possui capacidade de tomadas de decisões.
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Marketing Digital e IA
O Marketing Digital é um dos setores que mais cresce atualmente, sendo assim, ele é uma das áreas que tem intensificado a utilização da Inteligência Artificial, o intuito é potencializar o alcance e efetividade de suas estratégias. De acordo com o estudo global realizado pela Harvard Business Review, essas corporações, que podem ser consideradas pioneiras, conseguiram aumentar os leads em mais de 50% nas campanhas após o seu uso.
Isso ocorre porque, junto com a expertise humana, a Inteligência Artificial acaba facilitando e trazendo assertividades para uma série de estratégias relacionadas ao Marketing Digital.
E isso acaba indo muito além, afinal, sua adoção no cotidiano possibilita que os colaboradores passem a dedicar tempo e esforço a funções bem mais estratégicas para a corporação. Já aqueles trabalhos repetitivos e de pouca exigência inspiracional passam a ser realizados pela ferramenta.
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Não é apenas mecanismo de repetição
Vale ressaltar que o potencial das ferramentas vai além de um simples mecanismo de repetição de padrões. Atualmente, o impacto da Inteligência Artificial é tão grande, que a sua influência atinge até mesmo o planejamento de campanhas digitais.
Sendo assim, uma das atribuições mais interessantes é a possibilidade da criação de anúncios personalizados. Baseado nos seus algoritmos, a IA interpreta resultados e ajusta automaticamente os gastos, segmentação do público, além de estratégias de lances, maximizando o retorno sobre investimento (ROI).
Isso gera mais assertividade para a campanha, tendo em vista que a personalização dos anúncios tende a acompanhar interesses e históricos obtidos durante a navegação do potencial cliente.
A importância da persona: Conectando-se com seu público-alvo de forma estratégica
Atualmente, o CHAT GPT, por exemplo, é considerado uma ferramenta importante, indo desde a criação de conteúdo para mídias sociais, até o uso convencional dentro do suporte ao cliente e no auxílio da análise de dados mais detalhados.
Para finalizar, ressaltamos que a Inteligência Artificial será crucial para potencializar campanhas de Marketing Digital, as tornando assertivas e poderosas. O grande ponto é, quanto mais cedo ficar claro para os profissionais que a relação é inevitável, mais rápida será a adaptação.
Com informações do site terra.com.br
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