Ao contrário daquilo que acontece no marketing digital, onde são utilizadas plataformas e outras ferramentas online para a realização e divulgação de um produto geralmente por posts escritos, o marketing de influência é baseado na utilização de influenciadores e outras personas de diferentes plataformas, como por exemplo: Facebook, Instagram, YouTube ou TikTok para a realização de divulgação dos produtos e/ou serviços.
Entenda porque o Marketing Digital é superior ao tradicional
De acordo com algumas pesquisas, aproximadamente 40% dos brasileiros que realizam compras pela internet, estão a procura da opinião de algum influenciador para ter certeza da qualidade do produto que está sendo adquirido. Lembrando que a abordagem que o influenciador passa para os seus seguidores pode variar, uma vez que eles conhecem seu público e sabem qual é a melhor maneira de atingi-los.
Crescimento do marketing de influência
Já é possível observar um crescimento exponencial do marketing de influência no Brasil. O mercado vem crescendo exponencialmente desde 2016, totalizando 700% no período informado. Segundo dados da Influencer Marketing Hub, o investimento, de forma global, em marketing de influência subiu de US$ 1,7 bilhão para US$ 13,8 bilhões entre 2016 e 2021.
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Para poder ter um parâmetro melhor, a Nielsen realizou uma pesquisa demonstrando que o Brasil é um dos líderes no mercado de influência, contando com cerca de 10,5 milhões de influenciadores no Instagram, cada perfil com no mínimo mil seguidores. Entre 2021 e abril de 2022, a empresa divulgou que o Brasil só perde para os Estados Unidos em outras plataformas como TikTok e YouTube.
Os números demonstram o crescimento deste ramo não apenas no Brasil, mas também em outros países ao redor do mundo, movimentando cada vez mais o marketing e apresentando a força que os influenciadores estão conseguindo diariamente.
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O que esperar dos influenciadores em 2023
O mercado de influência está ganhando chão de uma forma bem acelerada! Sendo assim, os influenciadores precisam se atentar e começar a investir em sua visibilidade e em produtos exclusivos, transformando seus nomes em uma marca. Veja um exemplo: o “Skorpion Gamer”, foi o primeiro influenciador a possuir um stand individual na BGS, Brasil Game Show, maior feira brasileira de games e tecnologia.
Glossário do Marketing Digital
Já no ponto de vista dos influenciadores, os profissionais precisam sempre buscar formas distintas de monetizar seus conteúdos, sem precisar abrir mão das publicidades e parcerias, mas também criando produtos licenciados e livros como um diferencial na carreira, fortalecendo a sua carreira.
Um outro ponto importante que deve ser destacado, é a colaboração com outros influenciadores. Veja só, sozinho, um influenciador consegue alcançar milhões de seguidores. No entanto, juntos, os números podem chegar a marca de bilhões.
Em 2023, é esperado que os influenciadores efetivem-se como marca, desenvolvendo seu próprio guia e criando seus próprios produtos. Para finalizar, é ideal que as marcas busquem parcerias a longo prazo, e não apenas ações pontuais.
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Com informações do Jornal Metrópoles