A cada dia que passa, a tecnologia 5G está cada vez mais próxima do Brasil. O tema se intensificou em novembro do ano passado, quando foi realizado o leilão de distribuição das radiofrequência (antenas) por parte do Governo Federal.
Naquela oportunidade, foi definida a venda de 85% das faixas para as empresas de telecomunicações, totalizando uma arrecadação de R$ 47,2 bilhões. Vale destacar que a chegada do 5G, virá com o intuito de impulsionar ainda mais o marketing das empresas, uma vez que irá trazer experiências cada vez mais inteligentes para o seu público.
Marketing Digital: Estudo aponta aumento no investimento
Entre outras vantagens, o 5G chegará ao país para oferecer uma conexão mais rápida nas principais capitais do Brasil, com uma latência reduzida. Em outras palavras, irá melhorar a taxa de resposta em relação a conectividade. Veja um exemplo, um carro autônomo demora em média 50 a 70 mil segundo para responder no 4G. Com o 5G ele levará aproximadamente 1 a 5 mil segundos. A diferença chega a ser gritante, uma vez que a próxima geração será quase 100 vezes mais rápida e terá mais estabilidade.
É importante destacar que a velocidade aumentada não beneficiará apenas a parte de download, mas também irá melhorar a automação nas indústrias, aumentará as possibilidades da internet das coisas (loT), e permitirá a criação de novos cenários para casas inteligentes. No entanto, a principal mudança que o 5G irá proporcionar, será a obtenção de uma experiência mais imersiva para seu usuário final.
Meta se une a organizações brasileiras para construir metaverso
De acordo com uma pesquisa do Gatner, 86% dos CMO (Chief Marketing Officer), acham que o comércio digital irá se tornar o principal canal de vendas nos próximos dois anos. Prova disso é que dos 400 líderes do mercado na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França e Reino Unido, apenas 11% tiveram um lucro maior nos canais digitais, se comparado com outras estratégias.
Até aqui, 90% dos entrevistados acreditam que até o ano de 2023, o processo de compras e vendas online será o responsável pela exposição dos seus produtos e serviços.
Tenha em mente que o processo de transformação digital também leva um certo tempo, além de necessitar de algumas correções durante sua jornada. O processo de maturação pode ser rápido ou demorado, assim como acontecerá com o 5G.
Lembre-se que ainda não existem muitos aparelhos compatíveis com o 5G no país, sendo assim, ainda levará mais tempo para começarmos a sentir o impacto dessa transformação. No fim, isso pode ser até bom para a avaliação de algumas tendências e possibilidades de evolução de serviços.
Com informações do site “Meio&Mensagem”