Se você possui algum tipo de negócio, certamente já se perguntou quem é o seu público consumidor, e se ele está satisfeito com o seu trabalho. No entanto, as respostas para estas perguntas não são tão simples assim, mas são capazes de proporcionar esclarecimentos valiosos para o aprimoramento do seu produto/serviço e servir de base para a implementação de campanhas de marketing mais eficientes.
Marketing Digital: Dicas para elaborar um relatório completo
Nos últimos anos, a tecnologia vem crescendo exponencialmente, e com isso, o universo do marketing digital está em constante evolução. Vale lembrar que novas ferramentas e formatos de conteúdo estão ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial. As mudanças são baseadas no comportamento dos consumidores e usuários de produtos digitais, através de novas técnicas que buscam cada vez mais impactar os possíveis clientes, além de claro, vender novamente para aquela pessoa que já comprou da marca antes.
As experiências digitais estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano, sendo assim, a comodidade e o conforto que temos acesso na palma da mão se tornou negócio.
Aquilo que fazemos no ambiente virtual impacta diretamente a nossa rotina, e com isso, podemos notar que devemos caminhar para uma nova forma de se pensar e realizar marketing.
No Brasil, e no mundo, o marketing está passando por um momento de ruptura. E com isso podemos dizer que nunca foi tão necessário que o propósito dos negócios vá além da maximização dos lucros. Agora, é preciso se comprometer de fato em refletir as necessidades das partes interessadas, mostrando que o cliente irá encontrar com a empresa o que realmente precisa.
Dessa maneira, as marcas de alto crescimento estão personalizando a experiência dos usuários e ganhando vantagem competitiva no mercado.
Dicas para aumentar a retenção de seus clientes
Contudo, vale ressaltar que o maior desafio para os empreendedores é conseguir lidar com as tendências do marketing digital que mudam a todo momento, fazendo com que as empresas adequem suas estratégias a uma transformação em curso de hábitos, comportamentos e gostos. Afinal, são elas que tendem a se intensificar dentro de um curto/médio prazo, impactando as relações socioculturais e socioeconômicas.
Segundo Izabela Domingues, consultora de marcas e professora pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estar atento às tendências é evitar o mal maior, também conhecido como “miopia em marketing”.
“Esse é um conceito clássico criado pelo Theodore Levitt, em 1960, há mais de 70 anos, que diz que as marcas não podem olhar somente para o que está no seu campo de visão mais próximo. Elas precisam ter uma visão alongada para antever as mudanças de toda ordem e se reorganizar antecipadamente. É assim que, por exemplo, as marcas evitam seus declínios, pois podem se reinventar constantemente, mantendo-se sempre atualizadas”, afirma Domingues.
Aprenda a investir em marketing e não fazer mais do mesmo
Ditado por ferramentas digitais e mídias de divulgação e anúncios e pelas novas gerações de consumidores, o marketing digital está mostrando que as empresas devem expandir suas ideias e estar atentas para atingir de maneira mais eficaz as pessoas e se posicionar em relação à concorrência. Ainda de acordo com a especialista em gestão de marcas na era digital, essas são as tendências de mercado que acontecem como uma espécie de contágio.
“Alguns early adopters (cliente inicial) de um determinado comportamento, entendimento, marca, produto ou serviço disseminam a novidade e outras tantas pessoas se engajam na transformação. O que se inicia como uma moda, muitas vezes, entra para a vida das pessoas de maneira consolidada”, acrescenta Izabela.
Para Izabela Domingues, as tendências de mercado aparecem inicialmente como sinais fracos, ou seja, indícios ainda iniciais de uma mudança maior que está sendo desenvolvida. Ela afirma que é essencial que as lideranças das empresas estejam atentas às movimentações da sociedade, com o objetivo de proporcionar um outro tipo de experiência para o consumidor.
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“Algumas marcas, em 2018, já percebiam que o consumo de ativismo iria se intensificar (como, de fato, se intensificou nos últimos 5 anos) e já buscaram promover mudanças na sua gestão, no marketing e na comunicação, o que fez delas marcas trendsetters (que apontam e lideram tendências)”, exemplificou Izabela.
Sabia que o termo CX está cada vez mais presente no mercado digital? No entanto, ele ainda costuma causar dúvidas naqueles que não estão acostumados a utilizá-lo nos negócios. A sigla vem do inglês e significa Customer Experience, ou “Experiência do Cliente”, no português.
O conceito faz parte de impressões e palpites que uma pessoa possui ao realizar um negócio ou entrar em contato com uma empresa/organização, por exemplo. De acordo com o professor doutor Carlos Pompeo, a técnica CX engloba UX (experiência do usuário) e CS (sucesso do cliente), em ambas, o centro é a pessoa.
“Todas essas abordagens conversam entre si com o objetivo de tornar a experiência do cliente excepcional. O Customer Experience é uma estratégia que proporciona uma experiência memorável ao cliente durante toda a sua jornada de consumo, iniciando até antes do primeiro contato com a empresa, e indo até a pós-venda”, afirma Pompeo.
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Para finalizar, ressaltamos que para se destacar no marketing digital uma empresa deve ter muito mais do que apenas boas ideias. É preciso balancear a estratégia e investir de forma assertiva, para poder escalar o negócio a níveis superiores. O momento de renovar o marketing do seu negócio é agora!
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Com informações do Jornal Digital