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As demandas por serviços de Marketing Digital estão crescendo a cada dia que passa no país, e com isso, a demanda por profissionais do setor também está aumentando.
Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, iniciativa que contou com o Mundo do Marketing, Resultados Digitais, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas adotaram o marketing digital como estratégia de crescimento.
No entanto, o alto crescimento do setor também requer alguns cuidados por parte dos público. Principalmente com as “propostas fakes” que costumam aparecer nos aplicativos de mensagens instantâneas, entre as mais famosas estão as que prometem muito dinheiro com uma baixa jornada diária de serviço por dia, ou aquela de que é possível se transformar em um profissional gabaritado com algumas horas de curso.
Confira alguns “mitos” sobre o Marketing Digital
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que não existe uma fórmula mágica no marketing digital. Assim como em qualquer outra área, o profissional precisa investir em uma especialização e buscar conhecimento a todo momento.
O setor do marketing digital abrange um empreendimento altamente estratégico. Sendo assim, os profissionais devem estar sempre (pelo menos) um passo à frente de seus concorrentes. E como fazer isso? Entre outras coisas, antecipe aquilo que os seus consumidores estão pensando, e procure entender o que tem motivado suas interações e conversões.
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A chave para o sucesso no marketing digital, são os dados. Por isso, é de extrema importância que os profissionais trabalhem com uma análise avançada.
Mas afinal, você consegue separar o que é fato e o que é fake?
Antes de mostrar alguns exemplos do que é “fato” e do que é “fake”, você consegue explicar de uma maneira resumida, “o que é um profissional de marketing digital”? Vamos resumir para você, o profissional da área de marketing digital é um especialista que desenvolve, implementa e gerencia campanhas promocionais em nome de uma organização.
Vale destacar que ele desempenha um papel muito importante na conscientização da marca no espaço digital.
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E como ele faz isso? Gerenciando campanhas de publicidade paga, direcionando o tráfego do site e aumentando a visibilidade nas redes sociais. Após o processo, a equipe e os gerentes vão utilizar algumas ferramentas analíticas para medir o impacto dos esforços e otimizar campanhas.
Além das informações já apresentadas, também vale destacar que é de responsabilidade do profissional de marketing digital, identificar e avaliar novas plataformas de comunicação e tecnologias digitais.
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Confira alguns exemplos do que é fake no Marketing Digital
“Com apenas um curso você terá uma boa colocação no mercado de trabalho”
Não caia nessa fake news! É possível encontrar vários cursos relacionados ao marketing digital no mercado. E por mais que a maioria deles ofereça um bom conteúdo, é inevitável que o profissional também realize outros cursos. Afinal, muitas áreas conversam entre si, e com a alta competitividade, quanto mais experiência melhor.
Antes de escolher um curso para fazer, realize uma breve pesquisa sobre o local que está oferecendo, e sobre ele em si. Por exemplo:
- Se a instituição é confiável;
- Histórico dos professores;
- Se conta com a algum tipo de certificação;
- etc.
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“Trabalhe pouco e ganhe muito dinheiro”
Aqui temos mais uma fake news envolvendo o marketing digital. E neste caso a situação é ainda pior, pois se trata de golpes aplicados diariamente através da internet. Fique atento e não responda nenhuma mensagem ou e-mail de procedência duvidosa.
Atualmente, a mensagem mais frequente que temos é a seguinte: “Ganhe 2 mil reais por semana trabalhando apenas 3 horas por dia”.
A rotina de um profissional de marketing digital é extremamente agitada. Dependendo do seu nível de experiência, ele precisa:
- Elaborar e implementar campanhas;
- Supervisionar os membros da equipe;
- Promover produtos em todas as plataformas;
- Elaborar estratégias de conteúdo e mídia social;
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Confira alguns exemplos do que é fato no Marketing Digital
“O Marketing Digital possui uma série de áreas possíveis”
O marketing digital conta com uma série de áreas envolvidas, isso faz com que uma pessoa, dificilmente, consiga ser especialista em todas elas, uma vez que cada uma delas seguem estratégias diferentes.
Confira algumas áreas que envolvem o marketing digital:
- Estratégia de SEO;
- Growth Hacking;
- Inbound Marketing;
- Mídia Programática;
- Mídias Sociais;
Embora não seja necessário ser especialista em todas as áreas, o bom profissional precisa, pelo menos, estar atento a cada uma delas para ter um pouco de noção caso se depare com alguma “novidade”.
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“O estudo é frequente assim como a atualização das ferramentas”
Como já explicamos anteriormente, o marketing digital faz parte de um empreendimento altamente estratégico. Sendo assim, os profissionais precisam estar sempre um passo à frente de seus concorrentes.
Busque novas atualizações realizando cursos, participando de palestras, seminários, etc.