Pode ser uma pequena ou até mesmo uma grande empresa, seja qual for o seu campo de atuação, o marketing digital é indispensável para alcançar o consumidor cada vez mais conectado. O conceito está em constante movimento, sendo assim, é necessário que os profissionais da área acompanhem essa evolução, adaptando-o constantemente às necessidades tanto das marcas quanto dos diferentes perfis de público.
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De acordo com a pesquisa Digital 2022, realizada pelo Data Reportal, os brasileiros estão passando em média, mais de dez horas por dia utilizando a internet. Ainda segundo os dados, a população está utilizando o recurso para:
- Encontrar informações (83,5%);
- Buscar “como fazer coisas” (77,1%);
- Pesquisar por marcas (73,6%);
- Encontrar novas ideias e inspirações (73,2%);
- Manter contato com amigos e família (72,6%);
Sendo assim, podemos dizer que os usuários de internet no Brasil não estão apenas em busca de produtos para comprar. Conteúdos relevantes, informações e novidades também chamam a atenção. Por isso, as estratégias adotadas pelas marcas estão cada vez mais focadas na produção de assuntos para o seu público. Uma delas, é o Inbound Marketing, que nada mais é do que o conjunto de estratégias que busca atrair e converter clientes utilizando tópicos relevantes e específicos para cada audiência.
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Conexão na palma da mão e marketing digital
Segundo a pesquisa do Data Reportal, das mais de dez horas em que o brasielrio passa por dia na internet, em média, cinco horas e meia são através de um aparelho celular. Esse é mais um dos motivos para que os profissionais de marketing digital mantenham sempre atenção às experiências que são oferecidas aos usuários no mobile. Isso vale tanto para sites, e-mails e publicações digitais, como por exemplo, e-books.
Vale ressaltar que o conceito de marketing digital pode ser definido como o conjunto de estratégias usadas para prospectar, atrair e converter clientes no ambiente digital. Com isso, os esforços vinculados a essa prática tem a tecnologia como grande facilitadora.
Utilizando os mais diversos canais da Internet, como blogs, e-mail marketing, redes sociais, sites, etc, as ações de marketing digital conseguem atingir todos esses objetivos de maneira mais eficiente. Nesse sentido, o marketing digital é considerado pelos especialistas uma estratégia capaz de fortalecer a marca e, consequentemente, realizar mais e melhores vendas.
Podemos dizer que o marketing digital passou a ser construído com a evolução da internet. O alto crescimento no número de usuários fez com que as campanhas investissem cada vez mais no setor, trazendo uma evolução técnica e tecnológica. Esse é um avanço, que exige adaptabilidade por parte dos profissionais, que precisam se adequar às necessidades de marcas e públicos.
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Até mesmo no ciclo de reinvenção, existe um aspecto que não muda: trata-se do conteúdo personalizado e de qualidade, que é considerado a base para um marketing digital de sucesso. Veja bem, trabalhar a informação correta, no momento certo e para pessoas de verdade é uma estratégia que passou a ser reconhecida como marketing de conteúdo.
Revolução na maneira como as marcas divulgam os produtos
É fato que o marketing começou a avançar a partir do momento em que as organizações passaram a enxergar no novo espaço virtual uma oportunidade de serem encontradas e conectadas a milhões de pessoas. Ou seja, a estratégia transformou a maneira como as marcas estão divulgando seus produtos e serviços, uma vez que perceberam que de nada adianta produzir conteúdos de qualidade, se os mesmos não estão sendo encontrados pelo público.
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Os profissionais precisam dominar as técnicas de SEO! Isso porque é o conteúdo otimizado para SEO que aparece nos buscadores como o Google e acaba alcançando relevância na internet.
No entanto, tenha em mente que otimizar um conteúdo não é repetir várias palavras-chave, para indexar artigos nas primeiras páginas dos buscadores, mas sim considerar alguns fatores, como por exemplo:
- Escaneabilidade (facilidade de leitura);
- Elementos visuais;
- Referências a fontes de confiança;
- Tamanho do conteúdo;
- Tempo de carregamento;
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Conectividade em números
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2021, o número de casas com acesso à internet no Brasil atingiu a marca de 90%. São 65,6 milhões de residências conectadas, 5,8 milhões a mais do que em 2019, quando a última pesquisa havia sido realizada.
De acordo com o levantamento, entre os 183,9 milhões de pessoas com mais de 10 anos de idade no Brasil, 84,7% utilizaram a internet em seu período de referência.
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Além disso, essa pesquisa também aponta o aumento na conectividade em áreas rurais. Em 2021, o número saltou de 57,8% para 74,7%.
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Com informações do Jornal Contábil