Se você possui uma marca, certamente já ouviu falar sobre a importância de conferir e ficar sempre atento aos resultados das campanhas utilizadas. No entanto, é preciso fazer o seguinte questionamento, será que você está acompanhando aquilo que é mais relevante?
Para saber se está na hora de fazer ajustes, se as campanhas estão surtindo efeito ou mesmo se algum indicador está indo mal, é preciso analisar as métricas que estão sendo utilizadas no seu marketing digital. Afinal, elas podem dizer muito sobre as ações da sua estratégia.
De um modo geral, conferir os resultados irá mostrar em quais pontos você deverá realizar correções.
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O que são métricas no Marketing Digital?
Podemos considerar as métricas de marketing digital, como os esforços que uma empresa procura como meta ou resultado específico que deve ser alcançado em algum projeto.
Além disso, elas representam uma forma de mensurar o sucesso ou fracasso de uma campanha. Após verificar a etapa de sucesso (ou não), o profissional terá mais clareza nos planos de ações que devem ser pensadas para proporcionar bons números.
Dependendo da maneira com que o resultado for encontrado, o profissional poderá ter um entendimento melhor daquilo que está funcionando e conseguirá otimizar toda sua estratégia.
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No Marketing Digital, analisar as métricas irá fazer com que o profissional entenda o comportamento dos clientes e dos leads da sua marca. Com ela, será possível conhecer e entender melhor o comportamento do seu público, e descobrir algumas informações úteis, como:
- Qual é o tipo de assunto que ele mais se interessa;
- Qual o tipo de linguagem ele prefere;
- Quais são os canais com mais engajamento;
- Quais são os formatos preferidos;
Através das métricas, o profissional irá entender tudo aquilo que ele precisa saber sobre a sua persona. Com isso, será possível elaborar materiais mais efetivos e que chamem a sua atenção.
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Confira algumas métricas de Marketing Digital que são indispensáveis
Ticket médio
O Ticket Médio é a métrica responsável por demonstrar a média do valor que cada cliente está gastando nos seus produtos/serviços. Geralmente, esse tipo de métrica é analisada mensalmente pelo profissional, com o intuito de ser mais assertivo nos resultados.
Considere o seu ticket médio mensal. Caso o valor esteja abaixo, implemente algumas estratégias como cross-selling (técnica de vendas que envolve a venda de um produto ou serviço adicional a um cliente existente) e upselling (técnica de vendas em que um vendedor convida o cliente a comprar itens, atualizações ou outros complementos mais caros para gerar mais receita).
Para analisar os resultados, sugerimos que você divida a receita do mês pelo número de clientes que obteve no período. A ideia é que o ticket médio seja alto e consiga gerar mais receita. Contudo, também é importante realizar a comparação dos resultados mês a mês, para ter uma noção se os clientes estão gastando mais com o seu negócio ou não.
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Taxa de conversão
É a taxa referente ao percentual de usuários que executaram a ação que você estava querendo, aqui pode ser incluído a quantidade de pessoas que acessaram uma página, visualizaram um post, receberam um e-mail, etc. Em qualquer canal do marketing digital a taxa de conversão poderá ser calculada.
Vale destacar que uma conversão não significa necessariamente uma venda, mas qualquer tipo de ação que a marca venha definir como objetivo, por exemplo:
- Deixar um comentário no blog;
- Gerar um cadastro pelas redes sociais;
- Preencher um formulário de newsletter;
- Baixar um e-book;
- entre outros;
Lembre-se que após a realização de uma conversão, o lead ficará mais próximo da compra.
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Custo por lead
O Social Media tem noção de que nem todo mundo que entra em um funil de vendas será convertido. No entanto, o processo de nutrição é fundamental nesse processo. Essa métrica pode ser realizada com a realização da divisão do investimento total na campanha pelo número total de leads gerados.
Após verificar os resultados você terá uma noção dos pontos positivos e negativos de cada campanha, sendo assim, examinar os dados das ações mostrará onde podem ser realizadas melhorias. O processo de automação consegue contribuir bastante para agilizar o processo de análises de marketing, tornando a tomada de decisões mais barata e eficiente.
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