Se por um lado a tecnologia veio para facilitar, e muito, a nossa vida, por outro lado ela também pode ter suas complicações e por isso requer um certo cuidado por parte da população. No segundo trimestre de 2022, as tentativas de golpes por meios digitais (computadores, celulares, entre outros), cresceram 20% no Brasil.
Todo o cuidado é pouco! Lembre-se que para o golpista basta uma oportunidade. O golpe não tem um lugar certo para vir, pode ser por e-mail, mensagem de celular ou até mesmo em sites falsos.
Marketing Digital: Principais tendências para 2023
Se você ainda não caiu, certamente conhece alguém que já foi vítima de um golpe virtual. Só na cidade do Rio de Janeiro, a média é de 14 casos por hora. E em todo o país, existe uma tendência de crescimento desse tipo de crime.Pelo menos é o que foi divulgado em uma pesquisa recente sobre o tema.
De acordo com um levantamento da Transunion, empresa global de informações e soluções, as tentativas de fraude digital no país cresceram 20% no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. 27% dos entrevistados na pesquisa afirmaram que já foram alvo de algum tipo de fraude no ambiente online nos últimos três meses.
“Vários negócios foram para o meio digital após a pandemia e os fraudadores estão se aproveitando para aumentar o número de tentativas de golpe”, explicou o diretor de estratégia e planejamento da Transunion Brasil, Celso Nogueira.
Instagram é a plataforma digital com mais engajamento
Segundo dados de uma empresa especializada em segurança online, aproximadamente 1,5 milhão de golpes no Brasil foram bloqueados somente no mês de julho. Na comparação com o mesmo período do ano passado, as tentativa subiram sete vezes, veja só:
- Julho de 2021: 187.886 casos;
- Julho de 2022: 1.395.388 casos;
Empreendedorismo Digital: Principais tipos
Em um depoimento dado para o g1.com, a vendedora Renata Gonçalves disse que trocou mensagens com um ladrão pensando que o mesmo era o seu filho. Renata disse que acreditou nas mensagens que diziam que o celular dele tinha quebrado no chão e acabou caindo no golpe.
“Ele falou assim: ‘Mãe, você não teria R$ 455 para eu pagar um rapaz que estou devendo numa loja e amanhã quando eu pegar meu telefone eu te pago? Porque até tinha como pagar com meus aplicativos, mas meu outro telefone está na assistência técnica'”, afirmou Renata.
De acordo com alguns especialistas em crimes virtuais, é preciso estar sempre atento e desconfiar quando a oferta for boa demais.
“O crime cibernético deixa rastros, às vezes mais que o crime físico. Então, é possível, sim, localizar esses criminosos por investigações realizadas por policiais, que inclusive hoje contam com delegacias especializadas, e punir esses cibercriminosos”, afirma o advogado Luiz Augusto D’Urso.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo aquilo que acontece no Mundo do Marketing Digital
Instagram: https://www.instagram.com/opcevemkt/
Facebook:https://www.facebook.com/OpceveMarkerting
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/opcevemarketing
Com informações do g1.com