A sociedade está passando por um processo de transformação com a estabilização da internet e todas as tecnologias que estão atreladas a ela. Com isso, o marketing também teve que passar por algumas mudanças para poder se adaptar a essa nova realidade, foram necessárias novas ações, métricas, modalidades e maneiras de agir.
Nos dias de hoje, as possibilidades de alcançar o público certo são bem altas. No entanto, para que isso possa acontecer, é necessário um conhecimento na área, que é o que uma consultoria de Marketing Digital pode proporcionar para um negócio.
Existem diversas maneiras de impactar o seu público-alvo, como por exemplo:
- Inbound Marketing;
- Outbound Marketing;
- ABM (Account Based Marketing);
Você deseja que a sua empresa consiga explorar ao máximo as oportunidades que o mercado proporciona e tenha retornos certeiros sobre o investimento aplicado? Então você precisa contratar uma consultoria de marketing. Com uma boa consultoria, você terá uma equipe totalmente especializada para poder elaborar o planejamento de marketing do seu negócio. Além disso, também será possível identificar alguns obstáculos em sua operação ou oportunidades na sua empresa, e consequentemente, aumentar as possibilidades da organização se tornar bem-sucedida.
Glossário do Marketing Digital
No conteúdo de hoje, a Ópcevê irá te mostrar o que é uma consultoria de marketing! Vamos falar sobre os benefícios, como funciona, e tudo aquilo que você precisa saber sobre o assunto. Vamos lá!? Boa leitura.
O que é uma consultoria de marketing
Atualmente, todas as empresas sabem que precisam procurar novos meios para poder aumentar suas vendas e os lucros. Contudo, elas também possuem conhecimento de que precisam reduzir os custos nos momentos conturbados, como em crises financeiras por exemplo, com o intuito de melhorar a saúde financeira da empresa.
E é neste momento que você precisa mostrar que é um empreendedor de sucesso. A maioria poderá retirar seus investimentos do marketing, ou até mesmo reduzir/interromper as campanhas.
Mas veja bem, não faça isso! Se por acaso você pensar na hipótese, lembre-se que o marketing é o setor responsável por gerar novas oportunidades e aumentar suas vendas. Ele irá agregar valor à marca e atrair os consumidores! Resumindo, não enxergue o valor aplicado no marketing como um gasto, mas sim como investimento.
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No entanto, assim como todo investimento, o de marketing também precisa ser bem planejado para poder ser aplicado. Caso contrário, ele não irá gerar resultados. Por isso é necessário entender o papel de uma consultoria de Marketing Digital, e como esse trabalho poderá trazer frutos para sua empresa.
O objetivo do serviço funciona como todo modelo de consultoria, dando conselhos para melhores ações rumo a metas e objetivos. Ou seja, a parte contratada realizará um diagnóstico completo das ações do seu negócio, analisando pontos positivos e negativos, além das oportunidades e dos desperdícios.
A consultoria de marketing tem o intuito de disponibilizar um melhor desempenho nas estratégias do cliente, utilizando ferramentas adequadas para a realização de todas as análises apropriadas. Ela atua para apresentar estratégias que possam ligar a empresa ao comportamento do consumidor moderno.
É preciso ter em mente que boa parte da população usa a internet como meio principal de informações para poder guiar suas decisões de compra. Sendo assim, trabalhar com estratégias digitais apropriadas é essencial para qualquer empresa.
Por vezes você acha que suas vendas estão boas, bem como as ações de marketing gerando resultados, e por isso não precisa de uma consultoria de marketing? Então saiba que você está totalmente enganado! Afinal, é muito mais difícil que uma pessoa de dentro da empresa, que está vivendo a rotina do negócio, consiga enxergar o próprio erro. Por exemplo, uma falha boba pode se tornar rotineira e invisível durante o processo, passando a comprometer em seus ganhos e impedindo o seu negócio de crescer.
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O trabalho de uma consultoria de marketing é fundamental para uma empresa! O setor é capaz de reconhecer os problemas com mais facilidade, através de uma análise aprofundada das suas estratégias.
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Atividades da consultoria no dia a dia do negócio
Após compreender o que é uma consultoria de marketing, chegou o momento de fazer o planejamento sobre como o consultor deverá atuar na empresa. Lembre-se que ele terá que acompanhar todo o passo para implementar o plano.
Uma consultoria de marketing se inicia com o plano detalhando as análises e definições, bem como as soluções que precisam ser adotadas. O primeiro passo a ser tomado deve ser a definição do público-alvo e da persona, para onde a comunicação será direcionada.
Depois disso, vem a definição de quais metas o negócio deve bater para que o plano consiga ser cumprido com sucesso. É extremamente importante contar com KPIs bem definidos, uma vez que ele ajuda a saber o que fazer e o que não fazer.
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Principais objetivos de uma consultoria de Marketing Digital
A partir do momento que a empresa disponibiliza seus produtos e serviços para o público, ela faz isso com o intuito de proporcionar algum tipo de solução. No caso de uma consultoria de marketing, qual solução está sendo entregue para os clientes?
Confira alguns dos principais objetivos que uma consultoria de marketing oferece:
- Auxilia na definição de metas;
- Cria um plano de ação;
- Faz um diagnóstico do negócio;
- Melhora nas estratégias do cliente;
Como funciona a consultoria
O trabalho realizado por uma consultoria de marketing pode consistir em apenas um profissional ou em uma equipe especializada. Tudo isso para identificar quais indicadores, métricas e outros pontos podem ser melhorados.
O diagnóstico é realizado em etapas que direcionam pontos de avaliação, porém, eles variam conforme cada projeto. Podemos citar alguns pontos como:
- Confirmação dos objetivos pós-análise dos dados e diagnóstico;
- Conhecimento dos valores, missão e objetivos, em curto, médio e longo prazo;
- Indicação do plano estratégico adequado para as melhorias;
- Mapeamento da presença online da marca;
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Fazendo isso, a consultoria de marketing consegue ajudar a elaborar de uma maneira mais eficiente o seu plano estratégico. O processo é realizado sugerindo melhorias em ações já existentes, além de propor alterações e desenvolvimentos de pontos que não foram explorados no passado para adequá-los ao propósito das metas.
Para finalizar, tenha em mente que as ações possibilitam chegar às soluções ideais para o seu negócio, atendendo um nicho específico. A partir de cada atividade da consultoria de marketing, é possível personalizar suas estratégias para alcançar o público-alvo e interagir com ele da maneira mais eficaz e incisiva.
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Oferecemos planejamento e estratégia para o seu negócio! Veja alguns planos táticos que nós oferecemos para você:
- Calendário Editorial para Redes Sociais;
- Campanhas de marketing para venda direta;
- Campanhas de marketing de relacionamento;
- Campanhas de Tráfego Direcionado;
- Autoridade e Rankeamento de Site;
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