Os avanços da internet abriram um mundo de possibilidades para muita gente trabalhar sem sequer sair de casa, sendo, por exemplo, um freelancer ou Microempreendedor Individual (MEI). Essas novas modalidades nos mostram também a formação de diversos tipos de empresas, sejam elas compostas por uma grande equipe ou quem sabe uma só pessoa. E nesse último caso, o profissional é conhecido como “Eugência”, na somatória das palavras “eu” e “agência”.
Atualmente, vemos muitas eugências sendo abertas nas áreas de marketing digital, consultoria, turismo, TI (Tecnologia da Informação) e outros trabalhos que podem ser realizados por meio da internet, como produção, cobranças, compras, pagamentos, marketing, logística, recolhimento de impostos etc. Analisando o mercado, nos deparamos com inúmeros desafios, que levam muita gente a buscar um caminho próprio, em que você é seu próprio chefe, dono das organizações e responsável por todo o processo no trabalho – sem falar que isso pode tirar pessoas do desemprego em várias situações.
Um desafio com solução?
Clientes exigentes, demandas em grande número, e a sensação de que o esforço não te leva a lugar algum. Todos os dias, um novo percalço pode aparecer na rotina de uma eugência, mas se você acha que não há muito o que fazer, pense de novo!
Neste artigo, vamos conhecer algumas dicas que não só podem, mas vão te ajudar a organizar os negócios, e mesmo sendo o responsável por todo o contexto, encontrar soluções rumo à prosperidade.
Controle do tempo
Nem mesmo os super-heróis conseguem abraçar o mundo todo, e nenhuma eugência tem a obrigação de resolver isso da noite para o dia. Essa pode ser a primeira grande dica, por isso não se esqueça: faça uma boa gestão do tempo!
E sendo honesto com você mesmo, admita que o dia tem apenas 24 horas e não deixe o relógio passar por cima como se nada tivesse acontecido.
– Assuma novas tarefas somente quando souber que pode dar conta delas.
– Aprenda a priorizar. Algumas tarefas são importantes, mas outras são urgentes. Por isso, faça uma lista de tarefas do dia (urgentes e importantes).
– Cuidado com a procrastinação. Deixar tarefas de hoje para serem cumpridas amanhã fará com que seu amanhã seja improdutivo.
– Se for possível, delegue tarefas.
Objetividade
Controlar o tempo é fundamental, mas uma boa gestão do escopo ajuda seu trabalho a ter objetivos, organização e eficiência. Quando os projetos não são gerenciados, as prioridades deixam de existir. Consequentemente, o desenvolvimento e as entregas podem facilmente sair do controle, gerando muita dor de cabeça.
Uma vez que o escopo é definido, ele precisa ser seguido. Não adianta flexibilizar prazos e entregas sem critério, porque isso certamente fará com que os clientes te julguem como capaz de resolver tudo a qualquer hora. Isso sem falar que, quanto mais alterações e revisões, maior é a chance de má organização do tempo.
Vamos supor a seguinte situação: você planeja todas as tarefas do dia (que são importantes e precisam ser cumpridas naquele prazo). De repente, clientes que veem essa flexibilidade nos projetos podem te pedir mudanças em cima da hora, e pronto! Aquela organização do dia foi por água abaixo!
Atendimento ao cliente
É quase certo que você já ouviu falar naquela famosa frase: “tempo é dinheiro”. Bom, e se você quer realmente ser eficiente no trabalho como eugência, é fundamental reduzir ao máximo o número de distrações e interrupções na rotina. Basta uma única distração para tirar o foco de uma tarefa. Isto sem contar o tempo que você precisará para retomar a concentração que tinha, antes de ser interrompido.
Lembrando que estamos discutindo esse cenário no mundo da internet, são incontáveis as formas de se perder em outra coisa e dar uma volta ao mundo em conteúdos antes de voltar ao que precisava ser feito. Quer um bom exemplo? Defina horários em que vai atender via WhatsApp, e fora deles, o foco total é nas demandas daquele dia!
Seja um especialista
Muitas eugências são comandadas por pessoas com experiência, mas sem conhecimentos aprofundados que as tornaram especialistas no ramo. Sendo assim, faça cursos online e adquira certificações profissionais. Considerando que o mercado está em constante mudança e cada vez mais competitivo, essa atitude deve gerar um diferencial para o seu negócio e garantir que ele cresça de forma sustentável.
E não se esqueça! O Marketing Digital é uma das estratégias mais importantes para uma eugência, pois é o que dará visibilidade a ela no mercado, atraindo e fidelizando clientes. Então, invista em cursos nessa área antes de qualquer coisa.
Como abrir uma eugência?
Ser uma eugência é diferente de ser apenas um freelancer. Essa categoria é uma empresa compactada, que tem CNPJ e emite notas fiscais aos seus clientes. Isso significa sair do amadorismo. A regularização é fundamental para atrair consumidores, principalmente se você presta serviços para empresas de médio e grande porte, pois demonstra profissionalismo e passa mais confiança na contratação. Além disso, ter um CNPJ garante o direito à seguridade social (INSS), podendo se aposentar no futuro.
O processo de registro não é complicado. Você pode obter o CNPJ na categoria MEI (Microempreendedor Individual) pela internet de forma rápida e simplificada.
Pronto para enfrentar essa missão?
Agora que você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de trabalho, se sente pronto para assumir essa responsabilidade? Então conte com o apoio da Opcevê!
Somos uma agência especializada em Marketing Digital, com o objetivo de te ajudar a construir a presença da sua marca nas redes sociais. Com a ajuda de nossos conteúdos, podemos te auxiliar a criar uma relação mais próxima com seu público ou dar os primeiros passos neste universo digital!Acompanhe nossas redes sociais, produzimos conteúdos diários por lá!