A transformação digital está bem acelerada, ainda mais depois do período conturbado que vivenciamos durante a pandemia de Covid-19. Atualmente, as pequenas empresas estão vislumbrando o leque de oportunidades oferecidas pelo marketing digital. De acordo com uma pesquisa do Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 70% dos pequenos negócios possuem presença digital e realizam vendas através de aplicativos, redes sociais e internet em geral.
Inteligência Artificial no Marketing Digital: Impactos e reais possibilidades
Ressaltamos que a presença digital das empresas nunca foi tão importante. De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% dos brasileiros pesquisam informações no meio digital antes de realizar uma compra em uma loja física.
Enquanto isso, a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil aponta que 94% das empresas escolhem o marketing digital como principal estratégia de crescimento.
Como utilizar as redes sociais para alavancar suas vendas
“Não tem mais como adiar a presença digital. As empresas que não entenderem esse ponto podem acabar ficando para trás, afinal a internet é o lugar onde a maioria das pessoas está, e onde, consequentemente, grande parte do público-alvo de uma empresa, independentemente de seu segmento de atuação, também está. Isso é ainda mais importante para empresas de pequeno porte, que normalmente utilizam suas redes sociais para alcançar novos clientes.” Ressalta Eduardo Augusto, CEO da IDK Media.
O especialista também destaca algumas dicas de como aproveitar melhor as oportunidades que o marketing digital disponibiliza para as pequenas empresas. Além disso, ele também ressalta a importância das personalização das estratégias.
“Saber onde os consumidores da sua marca estão é o primeiro passo para construir uma base de clientes. Eu sempre digo que não existem soluções prontas, o que existe é um conjunto que soma análise de dados, desenvolvimento de ideias, compreensão do ecossistema em que a empresa está inserida, entre outros. Por meio dessas frentes, o caminho a percorrer fica mais claro dentro das estratégias de marketing digital”, destaca Eduardo Augusto.
A importância da persona: Conectando-se com seu público-alvo de forma estratégica
A seguir, confira 3 dicas que o especialista Eduardo Augusto, CEO da IDK listou, para que as pequenas empresas possam aproveitar melhor as oportunidades oferecidas pelo marketing digital.
Seja grande, mesmo parecendo pequeno
A grandeza quer dizer como você se sente no mercado. Ou seja, não possui relação com o número de funcionários que você tem no seu negócio, tamanho do seu faturamento, etc. Ser grande é a definição que cabe única e exclusivamente de você.
Lembre-se que as grandes marcas nasceram pequenas, no entanto, elas tinham em mente que queriam ser uma potência, desde o primeiro dia. Se esforce para ter um posicionamento na internet que mostre o quão grande você é. Uma dica valiosa é a utilização do branding, ferramenta de extrema utilidade no processo de criação e gestão de uma marca.
De uma forma geral, ela envolve a definição de uma identidade visual, valores, propósito, personalidade, além de estratégias de comunicação com foco em gerar uma imagem e reputação positiva diante do público.
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Estamos em 2023, venha para o digital
O marketing é extremamente importante para uma empresa! Nos dias de hoje, já é sua obrigação saber que existem diversas ferramentas para abordar os clientes e fazer com que o seu negócio venda mais.
No Brasil, temos mais de 100 milhões de pessoas querendo comprar, todos os dias, aquilo que você está vendendo. Com isso, o questionamento é: O que você está esperando para começar a vender no digital? Tenha em mente que o marketing digital, além de ser uma realidade, se tornou uma obrigação.
Cliente satisfeito te indica para outras pessoas
Não é novidade para ninguém que os clientes satisfeitos são mais propensos a comprar novamente, além de recomendar sua marca para outros potenciais clientes. De acordo com dados do site consumidor moderno, o Brasil possui os clientes mais exigentes do mundo:
- 72% dos consumidores brasileiros estão dispostos a trocar de marca por conta de uma experiência ruim;
- 64% dos compradores usam as redes sociais para reclamar de uma experiência ruim;
- 70% dos consumidores brasileiros são mais propensos a serem leais a marcas que proporcionam uma boa experiência ao cliente;
“Diante deste cenário, atente-se a fatores como um atendimento excepcional e personalizado nos seus canais digitais, bem como a simplificação de um processo de compra. Certifique-se de que sua empresa forneça experiências positivas em todas as interações com o cliente. Vale lembrar que ao priorizar esse contato, você estará criando um diferencial competitivo para sua marca”, finaliza Eduardo Augusto.
As informações contidas neste texto foram retiradas do portal terra.com
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