Persona: Saiba mais
Um dos principais elementos para a construção de qualquer tipo de estratégia de marketing nos dias de hoje, é a persona. Ela é capaz de garantir ótimos resultados para a sua marca, desde que seja identificada da maneira correta.
Ao identificar a sua persona, você terá a oportunidade de enxergar um perfil que representa as características, dores, desejos e problemas reais do seu público-alvo.
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Entre outras vantagens, uma boa persona será capaz de auxiliar no alinhamento de suas campanhas, na busca por resultados otimizados, no aumento da conversão de vendas e principalmente, na compreensão do seu público.
Segundo informações do estudo de caso da MarketingSherpa, as vendas online de uma empresa podem aumentar em até 124%, quando a persona for bem desenhada.
Quer saber mais sobre o tema? Confira o material que a Ópcevê preparou para você! Aqui vamos falar sobre o que é uma persona, a diferença para o público-alvo e como criar a persona da sua marca.
O que é uma persona?
Uma persona, nada mais é do que um personagem semi fictício que é composto por uma série de características baseadas na imagem do comprador ideal de um negócio.
Contar com uma boa persona, é contar com informações específicas, interesses, hábitos, modo de consumo, problemas e desafios diários relacionados a consumidores que possuem afinidade com o seu serviço/produto. Mas não pense você que uma persona é definida “do nada”, o processo envolve pesquisas, dados, além de outros detalhes importantes.
O termo persona, apareceu pela primeira vez no ano de 1999, batizado por Alan Cooper, designer americano de softwares.
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A expressão foi utilizada no livro “The Inmates Are Running the Asylum”, em uma parte que falava sobre o fato de engenheiros e programadores insistirem em desenvolver serviços que não estavam atendendo as necessidades da população, focando apenas em vender os produtos para grandes organizações.
Desde então, o conceito de persona, foi sendo mais incorporado pelos profissionais da área do marketing digital, tornando- se peça fundamental para estratégias online e offline.
Persona X Público Alvo
A principal diferença entre eles, está no fato do público-alvo determinar um grupo abrangente de potenciais clientes, sem entrar em detalhes mais específicos como acontece com as personas.
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É importante que você saiba que o público-alvo não representa o seu cliente ideal! Mas sim, uma visão generalizada de uma parte da população que pode vir a consumir os produtos e serviços da sua marca.
Confira um exemplo de público-alvo e de uma persona
Público-alvo de uma loja de bicicletas: Homens e mulheres, entre 18 e 30 anos, com renda mensal de até R$ 4.000,00, que andam de bicicleta por lazer.
Persona da mesma loja: Diogo, 28 anos, solteiro e mora com os pais. Graduado em Engenharia Mecânica, trabalha em uma oficina perto de sua casa. Seu salário é de R$ 3.900,00 por mês. Considera gastar um pouco mais para obter um produto de qualidade no mercado. Gosta de sair com seus amigos nos finais de semana, é bastante ativo no Instagram, e gosta de seguir páginas de encontros de ciclistas. Quer comprar sua bicicleta para poder participar dos encontros.
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Notou a diferença? Com uma persona bem definida será muito mais fácil organizar estratégias efetivas de marketing. Afinal, você terá acesso aos hábitos, costumes e rotinas do cliente ideal.
Mas então o público-alvo não é importante? Calma, não é bem assim. O público-alvo é uma ferramenta bastante útil para que você possa começar a delinear suas estratégias de marketing e a pensar no futuro de sua empresa. Porém, essa opção jamais poderá ser entendida como uma alternativa à criação de personas.
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Como criar uma persona ideal?
Ainda de acordo com o estudo de caso da MarketingSherpa, o número de pessoas que possuem uma persona desenhada é de 44%. Ainda não existe uma fórmula mágica para a criação de uma persona, contudo, é possível utilizar algumas técnicas para facilitar esse processo.
Monte um questionário com algumas informações que possam ser úteis para o seu negócio.
Defina algumas questões básicas
- Sua persona trabalha ou atua em algum campo específico?
- Qual o gênero da sua persona?
- Idade?
- Quais são as características físicas e psicológicas que estão relacionadas aos clientes do seu negócio?
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Procure entender os desafios diários da persona
- Quais são seus objetivos pessoais e profissionais?
- Quais barreiras existem para o processo de compra?
- Quais ferramentas utilizadas impactam no momento de decisão de compras?
- O que a sua empresa pode fazer para resolver os problemas da persona?
- Quanta influência ela tem na escolha de produtos?
Monte as estratégias com base nas informações
- Quais palavras-chave ela costuma buscar no Google?
- Qual tipo de informação ela consome nas horas vagas?
- Quais são as redes sociais mais relevantes para a persona?
- Qual linguagem ela utiliza?
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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