Já faz muito tempo que o SEO (Search Engine Optimization) está sendo um dos principais pilares do marketing digital, principalmente nos negócios de e-commerce. Através do SEO, as lojas virtuais podem melhorar o seu posicionamento nos resultados de “busca orgânica” do Google, aumentando significativamente o tráfego e as vendas do site.
Sendo assim, em tempos de movimentação a respeito da produção de conteúdo para o universo digital, é preciso reforçar alguns fundamentos ao mesmo tempo em que aprendemos com novos desafios.
Pensando em te ajudar, a Ópcevê preparou um conteúdo com algumas tendências de SEO para você seguir, e aplicar na sua marca em 2023. Vamos lá!? Boa leitura.
A importância do SEO para o seu negócio
É necessário entender AI de maneira ampla e específica
A implementação de machine learning em ferramentas acessíveis está avançando bastante, podemos citar como exemplo o OpenAI ChatGPT, e recentemente, o Google Bard. Com isso, várias pessoas estão com medo de que a Inteligência Artificial venha substituir o trabalho humano em várias áreas, até mesmo no marketing digital.
Marketing Digital: Importância da inteligência artificial
Especialistas do Google estão destacando que o foco da ferramenta ainda continua sendo a qualidade do conteúdo, e não a maneira como foi produzido, isso porque o usuário deve ter uma boa resposta para a busca que realizou.
De uma maneira resumida, o Google vai recompensar conteúdo de alta qualidade, seja ele produzido por uma pessoa ou gerado por AI.
A conclusão que fica é que mesmo que a AI ajude na automação de textos, ela deve ser bem guiada, adaptada, interpretada e revisada por profissionais capacitados. No entanto, os geradores podem ser facilitadores do trabalho, e não completos substitutos.
Sendo assim, é fundamental ter uma compreensão sólida do SEO, sabendo que, no final, é preciso criar um conteúdo original de alta qualidade para pessoas (e não para o robô).
Chat GPT: Saiba tudo sobre a ferramenta
O algoritmo não é seu inimigo
Várias vezes, os profissionais de SEO acabam se sentindo frustrados com as atualizações constantes do algoritmo do Google, podendo afetar o posicionamento dos sites nos resultados de busca.
Mesmo parecendo repetitivo, é necessário entender que o objetivo do Google é entregar a melhor experiência para o público, portanto, as atualizações do algoritmo possuem esse objetivo em foco.
O que isso nos diz? Que você não deve enxergar o algoritmo como um inimigo, mas sim, entender como ele funciona e procurar atender seus critérios (como E-E-A-T) e melhorar o posicionamento do site.
Ressaltamos que é importante estar sempre atualizado sobre as novidades do algoritmo, principalmente com Core Updates, e as boas práticas de SEO.
5 estratégias de SEO que todos devem conhecer
Search Console é muito mais que seus resultados na web
Google Search Console (GSC) se tornou uma ferramenta fundamental para o trabalho de SEO, uma vez que permite monitorar e otimizar o desempenho do site nos resultados de busca do Google.
Por que meu negócio precisa de um blog?
No evento Search Central Live Brasil, os especialistas do Google afirmaram que o GSC vai além da conhecida visão de desempenho na Web. Em alguns casos, entender o desempenho de um projeto em vídeos, imagens e notícias pode ser igualmente importante.
Além disso, o GSC também mostra o Search Insights (ainda em beta), uma maneira prática de ver os destaques do último período, notar oportunidades e passar informações de maneira simples e acessível para outras pessoas que ainda não são familiarizadas com dados da ferramenta.
Dessa maneira, é essencial explorar as funcionalidades do Search Console e utilizá-lo de maneira estratégica para otimizar o desempenho do site em resultados de busca.
Por que a sua empresa precisa estar nas redes sociais?
A maneira como um dado é apresentado define sua recepção
A luz dos objetivos de implementação do Search Insights, é um outro ponto bem relevante para o sucesso de um projeto! Isso porque a maneira como um dado é apresentado pode impactar significativamente sua recepção pelo usuário.
Marketing Digital: Confira algumas dicas de copy
Isso é bastante relevante no marketing para e-commerce, onde os detalhes de um produto influenciam diretamente na decisão de compra do usuário.
Por exemplo, o seu produto pode ter um altíssimo desempenho nos testes de laboratório ou uma ampla aceitação de consumidores. Contudo, nada disso será eficaz para a realização de vendas digitais sem a apresentação dessas informações, de maneira que o usuário consiga percebê-las facilmente.
Apresentar reivindicações de forma clara e destacada é crucial para a conversão, bem como incluir imagens e descrições mais detalhadas dos produtos. Tudo isso, sem esquecer das otimizações com oportunidades de palavras-chave.
Resumindo, o trabalho do SEO deve acompanhar as inovações do mercado, sem esquecer o ponto central mais valorizado pelo Google: entregar conteúdos que respondam bem às buscas dos usuários.
É preciso manter o time de marketing atualizado nas últimas atualizações do Search Central, bem como nas tendências de buscas e comportamento do usuário, afinal, é imprescindível para uma boa estratégia de aquisição de usuários através da busca orgânica.
Mobile Marketing: Entenda a importância para as marcas brasileiras
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
Siga nossas Redes Sociais e fique por dentro de tudo aquilo que acontece no Mundo do Marketing Digital
Instagram: https://www.instagram.com/opcevemkt/
Facebook:https://www.facebook.com/OpceveMarkerting
LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/opcevemarketing
Com informações do site e-commerce-brasil