O Social Media Analytics, ou (análise de mídia social) pode ser definido como o acompanhamento de métricas e a análise de dados que possam ser coletados a partir das mídias sociais.
Vale destacar que as Mídias Sociais são fontes poderosíssimas de dados!
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De uma maneira mais resumida, podemos definir o Social Analytics como a capacidade de descobrir e comunicar alguns padrões a partir de dados sociais. Sendo assim, trata-se da análise de um conjunto de dados que podem ser coletados nas redes sociais. Com essas informações, o Social Media terá um horizonte maior na hora de produzir conteúdos.
O Social Analytics possui um papel fundamental no trabalho de um Social Media. Uma vez que a partir das análises, o profissional poderá elaborar suas estratégias na hora de definir um planejamento para as redes sociais, conversar de maneira assertiva com seu público e criar conteúdos.
Importâncias dos relatórios em estratégias de marketing
Geralmente, os relatórios de Social Analytics possuem três objetivos específicos, são eles:
- Gerar insights úteis para o planejamento estratégico de todas as áreas da empresa, não apenas para o setor de marketing.
- Mostrar para os clientes aquilo que dá e aquilo que não dá resultado em suas redes sociais.
- Nortear as estratégias de marketing.
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Resumindo, podemos afirmar que através do Social Analytics é possível perceber qual é a visão que o público possui da sua marca. Além disso, também podemos observar os produtos e serviços que estão se destacando, e o real interesse da persona.
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Como fazer Social Analytics?
Contando com uma boa ferramenta de Monitoramento e um Social Listening (Monitoramento de Redes Sociais), que possua uma inteligência artificial de qualidade e facilite o trabalho de coleta e agrupamento do seu analista, o usuário terá em mãos dashboards e relatórios com dados de MÉTRICAS importantes na hora de analisar alguns fatores importantes, como seu consumidor e sua performance.
Mas afinal, quais são essas métricas? Confira alguns exemplos:
Awareness: No mundo do Marketing, a palavra “Awareness”, em português “consciência” é a métrica responsável por medir a percepção do consumidor sobre o seu negócio. Ou seja, o quanto ele é consciente que a sua marca está no mercado.
A métrica também ajuda a saber quais são as marcas preferidas do seu consumidor e quais ele mais percebe no mercado.
Alcance: Quando falamos sobre o alcance de um Social Media, estamos falando sobre a quantidade de pessoas que visualizam o seu conteúdo. No entanto, vale lembrar que se a publicação for mostrada vinte vezes para você, não será contabilizado vinte vezes na publicação, mas apenas uma vez.
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Impressões: Embora possa parecer a mesma coisa que o “Alcance”, as “Impressões” vão contar quantas vezes o seu conteúdo foi visto. Sendo assim, se um usuário visualizar a sua publicação cinco vezes, o número de impressões também será cinco.
Engajamento: O engajamento é considerado uma das métricas mais importantes das redes sociais. É ela quem define o nível de interação do público com o seu conteúdo. Para isso, é somado o número de curtidas + compartilhamentos + comentários.
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Taxa de Rejeição: Sem muitas explicações, a taxa de rejeição representa o quanto seu público está rejeitando o seu conteúdo. A taxa é a porcentagem do número de acessos ao seu blog/site que não tiveram nenhum tipo de interação com a página e foram fechadas após serem abertas.
Já em relação às mídias sociais, a taxa de rejeição aponta quantos foram os bloqueios no feed, “deslikes” em páginas, além de denúncias de SPAM.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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