O ano de 2022 promete diversas mudanças para o Social Media. As tendências digitais que todo profissional deve se atentar vão impactar muito o mercado de trabalho durante o ano.
Marketing Digital: Como dar o pontapé inicial nessa profissão
Entre as principais mudanças que vão impactar diretamente os profissionais, das tarefas mais tradicionais até as mais novas, estão o Google Analytics, a forma de consumir vídeos no TikTok, feed cronológico no Twitter e atualização do Instagram.
No conteúdo a seguir, a Ópcevê vai contar um pouco mais sobre cada uma das mudanças para você!
Google Analytics: Versão universal e mudanças digitais na análise de dados
Você utiliza o Google Analytics, ou (GA) para os mais próximos, com frequência? Então preste bastante atenção aqui e fique atento às mudanças digitais. Não irá demorar muito e a “versão universal”será suspensa.
Os usuários já podem notar uma mensagem no canto superior da tela citando a mudança. Em breve, os cidadãos terão apenas acesso ao Google Analytics 4 (GA4).
Mudanças Digitais na análise de dados
Com a mudança, além dos sites, os usuários vão poder analisar os seus aplicativos na mesma ferramenta. Antes era necessário a utilização do firebase (plataforma desenvolvida pelo Google para a criação de aplicativos móveis e da web.) Contudo, agora tudo mudou.
Outra novidade é a contabilização da leitura dos dados. Atualmente, no Google Analytics, um mesmo usuário que acessava o site através de diversos dispositivos, contava como uma visita diferente. Resultando em outras interpretações da jornada do usuário.
Com a mudança, cada visita ou acesso ao aplicativo, irá contar como um evento na jornada. Sendo assim, podemos concluir que os usuários passam a ter dados mais reais para fazer a conferência.
Como entrar no mercado de Social Media?
Além de tudo isso que conferimos, os usuários vão poder contar com relatórios mais detalhados e ricos para o seu negócio. As migrações para o novo Google Analytics devem ser realizadas até junho de 2023.
TikTok com recurso stories
Recentemente, o grande rival do Instagram, começou a testar um recurso que é bastante utilizado e já caiu nas graças do público, trata-se dos stories. A novidade já está sendo adotada nos Estados Unidos e no Reino Unido, e certamente, logo logo irá chegar até o Brasil.
O principal intuito da versão stories do TikTok, será basicamente o mesmo do Instagram. A rede social vai buscar explorar a felicidade dos usuários em postar vídeos mais rápidos. No entanto, assim como na concorrência, eles não vão aparecer no feed e terão duração de apenas 24 horas.
Social Media: Confira o nosso checklist
Feed Cronológico no Twitter
Com o nova atualização, os usuários do Twitter, agora vão poder deslizar o seu feed para a esquerda ou para a direita para mudarem o seu feed. Atualmente, as atualizações só estão disponíveis para celulares iOS, porém, logo deverá chegar para dispositivos Android.
Twitter: Agora é possível se desmarcar de um post ou thread de outra pessoas
A partir de agora, os usuários não vão mais precisar clicar no ícone no canto superior da rede social.
Twitter: Elon Musk desiste de entrar para o conselho da Rede Social
Atualizações do Instagram (Feed Cronológico)
No dia 23/03, o Instagram disponibilizou uma atualização que permite a visualização do feed em três formatos diferentes: feed inicial, seguindo e favoritos.
Com isso, temos a volta do feed cronológico, que possibilita visualizar os posts por ordem de publicação e sem a interferência de nenhum tipo de algoritmo. Lembrando que essa opção já existia, porém foi extinta no ano de 2016.
A nova ordem dos recursos para o Instagram já está sendo testada desde janeiro deste ano. Ela será implementada de maneira gradual para todos os usuários da plataforma, e estará disponível para os smartphones Android, e iPhone IOS, em todo mundo.
De acordo com a meta, empresa responsável por gerir o Instagram, o objetivo da nova atualização é fazer com que os usuários tenham mais controle sobre sua experiência com o seu próprio feed.
Ebook: Redes Sociais para contabilidade
Confira mais sobre os três formatos:
Feed Inicial
Essa opção manterá a versão atual, misturando conteúdo de usuários que você segue e posts recomendados pelo algoritmo. Ao entrar no Instagram, você já será direcionado para a página inicial, que continua sendo o padrão do aplicativo.
Seguindo
Muitas vezes entramos em nosso perfil e temos a impressão que estamos na conta errada, não é mesmo? Quando isso acontece, é possível notar que aparecem mais propagandas do que postagens de quem seguimos.
Com a funcionalidade “seguindo” o usuário verá apenas publicações de quem ele segue, com a exibição sendo feita em ordem cronológica.
Favoritos
Na opção favoritos, o próprio usuário irá definir aquilo que ele verá no seu perfil. A lista poderá contar com até 50 contas, podendo ser alterada a qualquer momento.
Na sua página inicial, os favoritos vão ser sinalizados através de uma estrelinha. Vale destacar que os usuários selecionados por você, não serão notificados.
Para saber mais sobre a atualização da rede social, confira o nosso conteúdo.