Você sabe o que significa o termo storytelling? O termo possui origem da expressão inglesa “tell a story”, ou seja, contar uma história. O storytelling é uma ferramenta muito poderosa que pode ser utilizada em estratégias de marketing, apresentações, palestras, campanhas publicitárias e outras situações do mundo acadêmico e corporativo.
Vale destacar que esse conceito é muito mais do que uma mera escrita criativa. O storytelling proporciona técnicas úteis para aqueles que desejam desenvolver uma comunicação cativante e que prenda a atenção do público.
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Houve uma época onde apenas anúncios “centrados” no produto eram suficientes, hoje não são mais. O storytelling é a nova maneira de desenvolver campanhas de marketing de sucesso. E isso tem uma explicação, as pessoas sempre adoraram ouvir histórias. Seja um conto de fadas, filmes ou até mesmo programas de televisão, sempre ficamos presos a uma boa história.
Nos últimos tempos, as marcas começaram a perceber essa mudança e já estão incluindo o storytelling em suas campanhas de marketing digital. Independente do tipo de negócio ou da marca, o storytelling funciona muito bem. Afinal, todo produto e serviço possui uma história para ser contada, além disso, cada empresa e marca possui uma história única para compartilhar com seus clientes.
Marketing de Conteúdo: Contando histórias que convertem
Cada vez mais as pessoas estão inundadas com anúncios de marketing digital. Isso fez com que o cérebro vasculhasse informações e descartasse qualquer coisa simples, por isso é preciso uma história criativa que vá além do básico para chamar a atenção de uma pessoas, até porque consumidores tendem a evitar vendas agressivas e diretas.
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Confira a seguir algumas dicas para você utilizar o storytelling a seu favor no marketing digital.
Conheça bem a sua marca e o seu público-alvo
Sabemos que a publicidade tradicional possui um conceito bastante formal e processual. Ela é capaz de descrever aquilo que uma empresa está vendendo, além de fornecer informações a respeito do produto ou serviço e explicar como os consumidores podem obtê-lo.
Uma história de marca nada mais é do que uma narrativa que se conecta emocionalmente com o seu público, ao mesmo tempo em que fornece informações. Não inunda o seu consumidor com muitos detalhes, é necessário responder à pergunta mais crítica de todas: por que sua marca está aparecendo na tela do consumidor?
Por fim, defina quem é o seu público-alvo! Lembre-se que para cada tipo de público, a história deve ser diferente.
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Crie uma conexão emocional
Em geral, as pessoas costumam ser bem emocionais. Como consequência, isso geralmente acaba afetando os padrões de uma compra. Como o próprio nome sugere, o “marketing emocional” possui o intuito de atingir as emoções de um consumidor, através de mensagens sutis, mas ao mesmo tempo poderosas e persuasivas. Essas mensagens acabam desencadeando (aquilo que muitos pesquisadores de marketing acreditam ser os desejos de compra subconscientes do consumidor.) Isso acaba desenvolvendo uma conexão mais íntima entre a marca e o consumidor, com isso, aumenta a chamada empatia.
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Utilize os dados a seu favor
Assim como acontece em qualquer tipo de campanha de marketing, a estratégia de storytelling sempre cresce a partir do momento que é realizada uma leitura e utilização de dados.
Quem é sua persona? Qual o tom de linguagem e estilos de comunicação que se mostraram mais eficazes com eles no passado? Quais são seus interesses? Quais são seus sonhos, pontos de dor e valores? Como já ressaltamos, procure adaptar suas histórias ao público que for selecionado.
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Com informações do site mundomarketing.com.br