O storytelling é uma técnica de marketing digital que, a cada dia que passa, vem se tornado mais popular. Ele nada mais é do que uma forma de contar histórias capazes de conectar os consumidores com as marcas, estabelecendo um vínculo emocional entre eles.
O storytelling é uma ferramenta extremamente valiosa para auxiliar as marcas a se destacarem e se conectarem com seu público-alvo. No conteúdo de hoje, a Ópcevê irá desvendar o poder do storytelling no marketing digital e mostrar como ele pode fazer com que a sua marca se destaque e se conecte com seu público.
Storytelling em uma estratégia de Marketing Digital: Como utilizar?
Segundo a criadora da Digiral Day “Contar histórias não é apenas uma jogada comercial. É uma habilidade necessária para empreendedores, empresários e líderes que desejam se destacar no mercado competitivo e barulhento de hoje”.
A arte de contar histórias tem raízes profundas na história da humanidade e é uma forma extremamente valiosa de compartilhar informações e experiências emocionais.
Vale ressaltar que o storytelling pode ser utilizado de várias maneiras nos negócios. Incluindo:
- Compartilhar a história da empresa: Contar a história da empresa ajuda na construção de uma conexão emocional com o público e destacar a identidade e os valores da marca;
- Apresentar casos de sucesso: A apresentação de casos reais de clientes ou parceiros que tiveram sucesso com os produtos/ serviços da empresa pode aumenta a confiança e a credibilidade da marca;
- Apresentar soluções para problemas: Mostrar histórias sobre como a empresa conseguiu resolver problemas de clientes é uma maneira eficaz de demonstrar a eficácia daquilo que está sendo oferecido;
- Transmitir valores e missão da empresa: Histórias que ressaltam os valores e a missão da empresa ajuda na construção uma marca mais forte, além de engajar os funcionários e parceiros;
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Importância do Storytelling para o marketing das empresas
A utilização do storytelling proporciona diversos resultados positivos para as empresas, incluindo:
- Aumento da consciência de marca;
- Engajamento do público;
- Melhoria nas vendas e conversões;
Segundo alguns estudos, a partir do momento em que uma história é contada, o cérebro daqueles que estão escutando libera hormônios como cortisol, dopamina e oxitocina, que acabam contribuindo para a criação de memórias e emoções positivas, incluindo empatia.
Sendo assim, a utilização do storytelling no marketing empresarial auxilia na criação de uma conexão com os clientes e clientes em potencial, fazendo com que a marca possa ser lembrada e escolhida no momento de adquirir um produto ou serviço.
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Elementos para construir um bom Storytelling
Para que o storytelling possa ser eficaz, é preciso seguir alguns elementos cruciais que vão ajudar na construção de uma história envolvente e com propósito, confira quais são:
- Presença de uma história: Para que exista o storytelling, tem que existir uma história. Lembre-se que essa história não precisa ser verídica, especificamente, no entanto, precisa refletir os objetivos da empresa e da campanha.
- Mensagem a ser passada: É preciso ter a mensagem a ser passada para aumentar o engajamento com a marca, fidelizar clientes e vender um produto.
- Identificação do público-alvo: As personas devem se identificar com a história do negócio. Algo genérico e específico para o público-alvo, e que esteja dentro da jornada do consumidor.
- Atenção da audiência: Lembre-se que as histórias devem conquistar e manter a atenção das pessoas. Por isso, chega ser comum a utilização de aspectos que apelam para as emoções de um conflito, mesmo que de baixa complexidade.
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Utilize o Storytelling para conquistar clientes
Utilize o arco narrativo, que nada mais é do que uma estrutura capaz de guiar na construção de uma história, do começo ao fim. A técnica auxilia a organizar os eventos e personagens, proporcionando uma jornada coerente e envolvente para o leitor ou seguidor.
Confira as etapas do arco narrativo:
- Apresentação: Aqui, os personagens e o cenário são introduzidos. Ou seja, o leitor é apresentado aos protagonistas e ao mundo em que a história se passa.
- Conflito: A partir desse momento, os personagens começam a enfrentar obstáculos.
- Clímax: Aqui, temos a etapa de maior tensão, que é quando o conflito é resolvido. A história atinge seu ápice emocional.
- Resolução: Após o clímax, os eventos começam a se desenrolar em direção à sua conclusão. O embate é resolvido e os personagens começam a se recuperar das consequências dos acontecimentos.
- Conclusão: Aqui, os personagens resolvem todas as questões pendentes e a história acaba sendo concluída de maneira satisfatória.
A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.
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