Você sabe o que é “Moodboard” no Marketing Digital?

Veja o que é e como utilizar

O moodboard nada mais é do que o nome que leva um arquivo onde são coletadas diversas referências visuais para a criação de um projeto, podendo ser uma composição de figurinos, uma decoração de ambientes e até uma campanha publicitária.

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Dentro do próprio moodboard é possível inserir desenhos, imagens, vídeos e outros elementos que façam parte do conceito estético imaginado. O intuito é visualizar melhor uma ideia, definindo o seu estilo.

Na própria ferramenta são trabalhadas as cores que podem ser utilizadas, bem como texturas, sons e demais recursos que indicam o caminho que os profissionais precisam seguir naquele projeto.

O moodboard foi utilizado na área de design e de moda por muito tempo, isso acabou ajudando nas criações de peças. No entanto, percebeu-se que ele também poderia oferecer vários benefícios dentro do marketing, principalmente na internet.

A seguir, confira o conteúdo que a Ópcevê preparou para você e entenda mais sobre o moodboard. Vamos lá!? Boa leitura.

O que é o moodboard no marketing digital?

Como já citamos no texto, o moodboard começou a ser muito utilizado dentro do marketing digital por se tratar de uma maneira de traduzir a essência da marca ou da empresa durante uma campanha.

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Vale ressaltar que o marketing na internet não é tão simples como muitas pessoas imaginam, afinal, é preciso criar estratégias e manter o posicionamento da sua comunicação, além do fator estético. Isso fará toda a diferença para atrair o público. 

No meio de tanta concorrência, as marcas precisam se destacar no mercado. Possuir um estilo próprio no seu marketing pode fazer com que a sua empresa seja vista com mais autenticidade pelo público, além de aumentar as chances de conquistar novos clientes.

Sabia que esse estilo nas peças gráficas e vídeos de comunicação consegue aproximar o relacionamento entre a marca e o consumidor? Portanto, é uma ótima estratégia realizar um moodboard com referência ao que o seu público gosta.

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Vantagens do moodboard

Após ver o que é o moodboard e para que ele serve dentro da área do marketing, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens de utilizar a ferramenta para as criações da sua marca.

Existe um grande problema que as empresas enfrentam na sua comunicação, que é a dificuldade de desenvolver a identidade de marca própria. O fator é muito importante para aqueles que desejam crescer e se estabelecer no mercado.

A qualquer momento podem surgir ideias distintas entre os membros da equipe de criação e a falta de referência pode acabar atrapalhando no momento de colocar os projetos em prática, prejudicando o rendimento da empresa.

No moodboard, a coleta de imagens facilita na definição do estilo desejado. Com isso, os recursos visuais permitem que os profissionais estejam alinhados no conceito estético das campanhas e possam desenvolver criações efetivas.

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Sendo assim, será possível se destacar na comparação com a sua concorrência, além de aumentar as chances de atrair o público-alvo. Lembre-se que os moodboards podem servir como histórico das campanhas realizadas para não repetir a mesma ideia.

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Aprenda a fazer um moodboard

Conhecer o objetivo da ferramenta é muito importante, porém, não adianta conhecer e não saber aplicar na prática. Confira algumas dicas para a criação de moodboard para a sua marca.

Escolha a identidade da marca

Antes de qualquer coisa, você precisa definir qual será a identidade da sua marca. Resumindo, qual a essência que a empresa possui e pretende transmitir ao público nas suas comunicações.

Para que isso aconteça, recomendamos que você realize um briefing com toda a sua equipe e alinhe o estilo que deve ser seguido pela marca. É preciso identificar se ela é mais ousada ou tradicional, chamativa ou discreta, entre outras características.

A partir disso você terá uma base para as criações de marketing da sua marca, podendo ser conteúdos em imagens, vídeos e outros formatos que exigem estilo visual.

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Selecione sua paleta de cores

A escolha de cores é fundamental para compor a identidade de uma marca. Algumas até acabam optando por uma comunicação monocromática, escolhendo uma única cor e explorando vários tons.

Depois de escolher a paleta de cores que irá representar o seu negócio, tenha em mente que os itens do seu moodboard precisam seguir essa regra. Sendo assim, todos os projetos criados vão ter as cores para a identificação da marca para o público.

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Escolha boas fontes de letra

Mesmo que as atuais criações de conteúdos para internet envolvam mais imagens do que texto, lembre-se que a escrita ainda continua sendo uma parte fundamental da identidade de marca, portanto, não deve ser esquecida no moodboard.

Escolha qual será a tipografia que será utilizada nas comunicações da empresa conforme a essência que ela deseja transmitir, de acordo com aquilo que você escolheu lá no primeiro tópico. A ideia é ter um modelo de escrita principal muito bem definido, para não variar tanto.

Escolha bem as texturas

Lembre-se que o desenvolvimento de um bom moodboard não se restringe apenas à coleta de cores! Também é possível realizar a exploração de outros sentidos como as texturas. Para deixar os seus projetos ainda mais complexos, é preciso investir nessa etapa.

Como saber se é hora de mudar minha identidade visual?

Se você deseja entender qual é a melhor textura que se encaixa na ideia que está sendo pensada, procure o auxílio de um profissional do ramo. A ideia será definir se você deseja algo mais suave ou mais impactante na comunicação com o consumidor.

A Ópcevê acredita fielmente na capacidade de educar o mercado! Para isso, iremos disponibilizar a entrega de conhecimento de forma ética e responsável.

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Com informações do site olivre.com.br

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