O marketing digital se tornou uma ferramenta poderosa para empresas, tanto na busca por visibilidade, quanto em vendas. Além da produção de conteúdo tradicional, uma parte essencial das estratégias de marketing e criação de sites é o Search Engine Optimization (SEO).
Com investimento em SEO, é possível aumentar consideravelmente as buscas pela sua empresa na internet. Também é por meio dessas estratégias que seu negócio pode ganhar autoridade, se tornando uma referência no segmento. É uma ferramenta excelente para a geração de leads, ou seja, atrair clientes em potencial.
Mas afinal, o que é essa ferramenta que parece ser tão milagrosa? Como investir em SEO? Quais são os benefícios que esse conceito pode trazer para a minha empresa? Vamos falar sobre a importância do SEO para empresas, de todos os segmentos, neste artigo. Confira! 😉
O que é SEO?
Search Engine Optimization (em tradução livre, Otimização de Mecanismos de Pesquisa) é o nome dado ao conjunto de técnicas que tornam um texto mais fácil de ser lido para os sites buscadores. Em outras palavras, é uma metodologia que faz o seu site competir pelas primeiras posições na busca do Google, Bing e Yahoo.
Com a internet, o acesso à informação se tornou muito mais fácil. O tempo todo, recebemos estímulos de diferentes fontes, que estão tentando nos convencer a consumir ou comprar um serviço e/ou produto. Em um mar de informações e dados, é difícil prestar atenção em uma coisa só.
Por isso, quando buscamos por algum assunto específico no Google, clicamos sempre nas primeiras opções que a plataforma exibe. Escolhemos o site mais direto e confiável, justamente para não perder tempo com as informações inúteis.
É aí que está a chave do SEO. Os sites que aparecem na primeira página não estão lá por acaso. Existe um algoritmo que controla isso e investir em SEO significa tentar se enquadrar nas regras dessas plataformas. Assim, você aumenta as chances de o seu site, ou rede social, aparecer nas primeiras páginas das buscas por palavras-chave interessantes para o seu negócio.
Se você tem uma empresa que vende hambúrgueres, por exemplo, é interessante que o seu site apareça entre as primeiras opções no Google quando uma pessoa busca por “hambúrguer gostoso” ou qualquer coisa do tipo. Com maior visibilidade, clientes naturalmente aparecem, seja por buscas pagas, com anúncios, ou buscar orgânicas.
Como funciona o SEO?
Para otimizar um texto em termos de SEO, é preciso seguir algumas regras de produção de conteúdo, que vão tornar o seu texto mais legível e atrativo para os buscadores. Um texto forte em SEO precisa ter:
- a palavra-chave adequada para aquele assunto, com muitas buscas;
- parágrafos curtos e diretos, de fácil compreensão;
- subtítulos dividindo os blocos do texto, facilitando a legibilidade;
- texto alternativo nas imagens (descrição em texto para pessoas com deficiência);
- meta-descrição (resumo do assunto da página).
- URL (endereço do site) curta e fácil de ler.
Nem todas essas medidas são fatores de ranqueamento para o Google, mas são extremamente necessárias para fazer com que o seu texto se encaixe nas regras de SEO. Todos estes itens compõem o chamado SEO On-Page, que é o nome dado às otimizações que podem ser feitas direto na página.
O outro lado da moeda é o SEO Off-Page, nome dado ao conjunto de medidas que devem ser tomadas fora da sua página, para gerar autoridade e cliques para o seu site. Dentre essas medidas, temos:
- presença do link da sua página em sites de relevância (estratégia chamada de link building);
- linkagem interna entre as páginas do seu próprio site;
- produção de conteúdo de relevância.
Ao trabalhar estratégias de SEO On e Off Page, você aumenta consideravelmente as chances de o seu site aparecer melhor nas buscas do Google, aumentando o alcance e o interesse das pessoas pelo seu conteúdo.
Investindo em personalização
Também é importante trabalhar com estratégias planejadas e voltadas para um público específico. Não dá para ter bons resultados com todas as palavras-chave, por exemplo. É preciso escolher aquelas que realmente fazem diferença para o seu negócio.
A mesma coisa vale para os clientes que você quer conquistar. Nenhuma empresa consegue conquistar todas as pessoas, de todas as áreas, características e desejos. É preciso escolher aquelas que se encaixam no seu público ideal, as chamadas personas.
O conceito de personas é bem mais específico do que o de público-alvo. É um conceito que trabalha com o imaginário de um cliente ideal, com nome, sobrenome, desejos, medos e objetivos. Não é um simples grupo dentro de uma faixa etária. É uma pessoa de verdade. Esse conceito também é fundamental para a produção de conteúdo com regras de SEO.
Por que a minha empresa deve se preocupar com SEO?
Neste momento, você deve estar se perguntando: “se minha empresa não é uma agência de marketing digital, por que preciso me preocupar com SEO?”. À primeira vista, esse questionamento pode até fazer sentido, mas quando paramos para analisar o assunto, percebemos que isso está longe de ser uma verdade.
O SEO é importante para qualquer negócio, de qualquer área. Com exceção de grandes empresas, que já conquistaram um espaço em grandes veículos de televisão, todos os negócios precisam ter uma forte presença digital para prosperar. É nesse ponto que o SEO é fundamental.
Não importa se você tem um marketing interno ou terceirizado. Mais cedo ou mais tarde, sua empresa vai precisar dominar as técnicas de SEO para se tornar relevante e disputar espaço com as concorrentes.
Além disso, estratégias de SEO para empresas são ótimas em vendas. Um conteúdo agradável para buscadores têm mais chances de conseguir bons resultados com anúncios patrocinados, por exemplo. Isso facilita a geração de leads qualificados, que chegam ao seu site buscando conteúdo de relevância e acabam adquirindo um serviço.
Portanto, se você ainda não começou a investir no SEO do blog da sua empresa, é hora de iniciar a otimização o quanto antes. Para ganhar a corrida da informação é necessário estar atualizado. Quanto mais cedo as empresas entenderem isso, maiores as chances de ganhar visibilidade e autoridade on-line.
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