Você sabe o que é um planejamento de conteúdo? Antes de postar no Instagram ou no Facebook, você pensa na forma em que sua marca precisa se comunicar, ou você é do tipo que posta logo de uma vez, sem se preocupar tanto com o formato?
Criar conteúdo para as redes sociais sem fazer um planejamento prévio não é algo inteligente. Há uma série de processos que devem ser seguidos antes de começar a produção do dia a dia, que vão te ajudar a definir o que a marca deve ter nos meios digitais.
Em quais redes sociais minha empresa vai estar presente? Quantos posts por semana serão publicados? Quais temas serão desenvolvidos? Qual o tipo de post que vou trabalhar em cada canal de comunicação? Essas são perguntas que precisam ser respondidas antes de começar qualquer atividade nas redes sociais.
Na Opcevê, acreditamos que o planejamento é um elemento essencial para produzir de forma eficiente. Neste artigo, vamos falar da importância do planejamento de conteúdo e explicar como ele pode ser feito. Vamos lá!
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O que é um planejamento de conteúdo?
Como o próprio nome já indica, o planejamento de conteúdo é um documento que indica quais são os posts que vão entrar nas redes sociais de uma empresa ou pessoa ao longo de um período. Os planejamentos podem ser semanais, quinzenais, mensais, trimestrais, semestrais, anuais, ou de qualquer período mais específico.
Agências de marketing e publicidade sempre trabalham com essa ideia de planejamento de conteúdo. Do ponto de vista de mercado, é uma forma eficiente de apresentar as ideias para o cliente, com antecedência, para que ele aprove ou não os posts propostos. Na criação, é fundamental para a própria agência, que pode construir estratégias de médio e longo prazo, variando em temas e formatos de postagem.
Vamos dar um exemplo. Se você é dono de uma empresa que tem e-commerce, e, portanto, faz campanhas especiais em datas comemorativas, planejar ações para essas ocasiões é fundamental para garantir uma boa divulgação do seu negócio. Com um planejamento dessas ações (que pode ser mensal, trimestral ou semestral), você consegue prever qual será o conteúdo produzido para cada campanha, com antecedência.
Fazer um planejamento de conteúdo é obrigatório para quem trabalha com redes sociais?
Não, mas certamente ajuda bastante. Sem planejamento, você corre o risco de publicar posts repetidos, ou similares, nas redes sociais, empobrecendo o conteúdo. O planejamento existe justamente para evitar esse tipo de coisa. Ele te dá a oportunidade de trabalhar diversos temas diferentes, de formas variadas, para entregar algo mais preparado como produto final.
Muitas empresas publicam conteúdos sem muito planejamento, de forma mais livre. Em alguns casos, isso pode até funcionar, mas de maneira geral, ter tudo definido previamente é muito mais vantajoso.
Vantagens de ter um planejamento de conteúdo
Existem diversas vantagens em ter um planejamento de conteúdo bem construído. Como explicamos acima, esse método é usado por qualquer empresa que trabalhe com redes sociais de uma forma profissional, independentemente da periodicidade do planejamento. São algumas das vantagens:
- controle criativo – saber de forma antecipada quais são os temas que vão entrar em cada rede é fundamental para planejar novas estratégias para o futuro;
- transparência – mostrar um planejamento completo é essencial para o cliente, que pode opinar sobre as pautas sugeridas, aprovar ou reprovar temas e sugerir novos posts;
- evitando erros – quando um conteúdo é produzido de última hora, a chance de ele não ter revisão, ou passar por uma sem critérios, é muito grande. Planejar é a melhor forma de produzir um conteúdo eficiente, sem erros estratégicos ou gramaticais.
Como fazer um bom planejamento?
O melhor planejamento é aquele que você e o cliente entendem sem dificuldades. Não há um modelo específico que deve ser copiado por todos, mas existem algumas regras que podem ajudar na construção de um planejamento de conteúdo coeso.
Em primeiro lugar, é importante definir a periodicidade. De uma forma geral, é importante que uma empresa tenha um planejamento de redes sociais mais macro, ou seja, com ideias e ações planejadas por um período maior de tempo, e também um planejamento mais factual, que possa ser consultado no dia a dia.
Por isso, nossa sugestão é que você tenha um planejamento de conteúdo anual/semestral e outro mensal. O de período maior vai contar com diretrizes para campanhas estratégicas, datas importantes, produtos que serão lançados ao longo do ano, entre outros. O mensal vai trazer as publicações em si, de forma mais concreta, do primeiro ao último dia de cada mês.
No planejamento mensal de conteúdo, é importante incluir informações como:
- tema dos posts;
- rede social em que cada um será vinculado;
- data de publicação;
- patrocínio (se há ou não);
- mídias (foto, vídeo, texto, etc.).
Esse planejamento pode ser construído em uma planilha do Excel, documento de texto, slide show ou qualquer outro formato que funcione de forma prática no dia a dia.
Uma outra dica importante é estar ligado aos horários de publicação de cada post. Plataformas de agendamento de conteúdo, como o Etus e o Hootsuite, divulgam dados que mostram os melhores horários para cada tipo de publicação. Assim, você consegue fazer os posts nos momentos mais atrativos para a audiência.
Um outro planejamento importante, que pode ou não estar associado ao de conteúdo, é o planejamento de campanhas patrocinadas. Se você trabalha com Google Ads ou Facebook Ads, definir o período e o tema de cada campanha é fundamental para construir uma estratégia conectada ao conteúdo.
Por fim, também recomendamos a mensuração e a análise criteriosa de resultados. Entender o que está dando certo é fundamental para criar conteúdos ainda melhores para o futuro. Mudar a rota é necessário em alguns casos, por isso, entender os erros e acertos é muito importante.
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