Após o sucesso dos vídeos curtos, trazidos inicialmente pelo TikTok, agora também temos os Reels do Instagram, que já está se tornando o tipo de postagem mais envolvente da rede social desde o começo deste ano.
Essa constatação foi revelada através de uma pesquisa da Emplifi (ex-Socialbakers), que divulgou o desempenho da modalidade, quantificando o seu crescimento e o seu impacto.
Instagram testa reels mais longos e outros recursos para bater de frente com o TikTok
De acordo com o levantamento, a contagem mediana de interações no Reels chega a ser 40% maior na comparação com as postagens de vídeo tradicionais no Instagram. Além disso, aproximadamente 50% das marcas na rede social publicaram no mínimo um Reels no segundo trimestre de 2022. Vale destacar que no ano passado, somente 30% das marcas estavam postando conteúdos neste formato na rede social.
Marcas que possuem mais engajamento no Reels
Ainda segundo a pesquisa, as cinco marcas que possuem mais engajamento nos Reels são:
- Pleasing;
- Netflix;
- Tesla;
- Netflix Brasil;
- Lamborghini;
No que diz respeito às marcas que publicam Reels, as esportivas chamam a atenção. Segundo o estudo, mais de 60% delas já utilizam o Reels para aumentar o engajamento com seus seguidores.
Vale destacar que o vídeo está ganhando espaço dentro da estratégia das mídias sociais das marcas, o formato representa apenas 7,5% das postagens das marcas, excluindo os stories.
Instagram: Rede Social começa a testar todos os vídeos em Reels
Audiência descontente?
Recentemente, o algoritmo do Instagram está priorizando o alcance do Reels. Até o próprio Adam Mosseri, CEO da plataforma, afirmou que o Instagram está deixando de ser uma rede social de fotos, que um dia já foi sua essência, e está se tornando cada vez mais uma plataforma de vídeos, assim como seu principal concorrente, o TikTok.
TikTok terá avatares personalizados nos vídeos
Contudo, a atualização gerou a insatisfação dos criadores de conteúdo do Brasil e de todo o mundo. Vale lembrar que no mês de julho, as irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner, compartilharam uma postagem que tinha um link com a petição para tornar a rede social igual era antes.
“Faça o Instagram ser o Instagram de novo. Pare de tentar ser o TikTok, eu só quero ver fotos fofas dos meus amigos. Sinceramente, todo mundo”, dizia o post.
Mesmo com as críticas, o Instagram não deixará de investir em vídeos. Através de um em sua conta pessoal do Instagram, Adam Mosseri enfatizou que “cada vez mais o conteúdo no Instagram irá se tornar vídeo ao longo do tempo”.
No mesmo período, um porta-voz da Meta reforçou, ao site Meio & Mensagem, que o Reels é o formato que mais cresce no Instagram, sendo responsável hoje por 20% do tempo que as pessoas passam na plataforma.
Instagram: Reels corresponde a 20% do tempo gasto na plataforma