Todo mundo quer crescer nas redes sociais gastando pouco dinheiro, mas será que isso é possível? Tem como ganhar seguidores, alcance e engajamento apenas com a mídia orgânica, ou a mídia paga é obrigatória para alcançar um público maior?
Essa é uma discussão constante para todos que trabalham com o marketing digital. Produzir conteúdo para as redes sociais é algo complexo (no bom sentido), que abre margem para testar muitas estratégias e ideias variadas. Não existe uma receita de bolo para ter sucesso e essa é a mágica por trás de tudo.
Neste artigo, vamos explicar o que é mídia orgânica e o que é mídia paga, detalhar as diferenças entre elas e, por fim, responder de uma vez por todas qual é a melhor, qual se aplica melhor na estratégia que você quer implementar. Vamos lá!
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Mídia orgânica
Em linhas gerais, a mídia orgânica é aquela que, como o nome já diz, não é paga. É o ganho de alcance por meio de publicações feitas de forma natural nas redes sociais, ou seja, conteúdos feitos com estratégia, porém sem o impulsionamento de campanhas patrocinadas. São exemplos de mídia orgânica:
- posts não-patrocinados nas redes sociais;
- blogposts e artigos;
- e-books e outros conteúdos ricos.
A mídia orgânica é fundamental para dar credibilidade a um negócio. Geralmente, é construída por meio de estratégias de Inbound Marketing, que visam atrair uma persona específica com publicações que respondem uma dor ou problema comum, ou seja, produzindo conteúdo útil para os clientes em potencial.
Se você tem uma imobiliária, por exemplo, suas personas podem ser compradores de imóveis, investidores, construtoras… por isso, é necessário produzir conteúdos voltados para essas pessoas. Posts, artigos, vídeos e e-books que resolvam algum problema que essas personas têm.
Vantagens da mídia orgânica
A grande vantagem da mídia orgânica é sua capacidade de dar autoridade a um negócio. Quando uma marca passa a produzir conteúdo relevante sobre um determinado tema, ela começa a conquistar a atenção de pessoas que se interessam por aquele assunto, que vão passar a enxergar o negócio como uma referência.
Por isso, além de ser útil para conduzir os consumidores em potencial pela Jornada de Compra, a mídia orgânica é excelente para tornar a sua marca mais conhecida no público-alvo.
Mídia paga
Outra forma de conquistar popularidade nas redes sociais é por meio da mídia paga. Esse é o nome dado ao impulsionamento de publicações, por meio de campanhas patrocinadas. A ideia é aumentar o alcance de um post, ou fazer com que ele chegue a um público específico, patrocinando-o. Essa ação demanda um investimento real de dinheiro para ser implementada.
Sabe aquele anúncio que aparece quando você navega no Facebook, no Instagram ou no Google? Ele é um exemplo de mídia paga. Atualmente, quase todas as redes sociais permitem ações de tráfego pago, facilitando para que empresas consigam aumentar o alcance de suas publicações em todas as mídias.
É possível patrocinar um conteúdo que já está rendendo de forma orgânica, mas também há como criar um anúncio patrocinado do zero, que terá apenas essa finalidade. Ambas as estratégias podem dar certo, mas tudo vai depender do planejamento de quem está criando e gerenciando as campanhas.
Trabalhar com mídia paga não é algo simples. É preciso ter um especialista na sua equipe, que entende das estratégias e sabe exatamente qual público deve ser atingido. Patrocinar posts apenas por patrocinar é um erro. É algo que custa dinheiro e, no fim das contas, não alcança os resultados que você está buscando.
Vantagens da mídia paga
O investimento em mídia paga traz muitas vantagens para as redes sociais de qualquer marca, principalmente para as que estão começando. Em um estágio inicial de produção de conteúdo, a campanha patrocinada de qualidade pode ser fundamental para acelerar o crescimento de uma rede social e/ou site.
Muitas empresas têm dificuldade em crescer em uma rede específica, seja pelo segmento, ou pela baixa adesão dos usuários de forma orgânica. As campanhas patrocinadas podem quebrar essa barreira. Além disso, são ótimas para criar estratégias de marca mais segmentadas.
Quando você faz um post de forma orgânica, não há como garantir que a persona certa vai ter contato com aquele conteúdo. Na campanha patrocinada, isso é possível. Há como impulsionar um post para pessoas específicas, gerando assim um retorno maior do investimento.
Qual é melhor?
Agora, é hora de responder a pergunta que não quer calar: qual é melhor, mídia paga ou mídia orgânica?
A resposta é: as duas! Ambas são fundamentais para o crescimento de qualquer marca no marketing digital. Não há como dispensar uma e focar apenas na outra. O ideal é usar ambas as técnicas de forma inteligente e planejada, para não desperdiçar recursos.
A mídia orgânica é fundamental para manter a existência on-line da sua marca. Publicações frequentes mostram que sua empresa está presente. Que ela quer ser lembrada. A mídia paga ajuda a sua marca a alcançar pessoas que ela não atinge naturalmente. É uma ferramenta essencial para falar para mais gente, de uma forma coordenada e precisa.
Por isso, não é inteligente escolher uma ou outra. O certo a se fazer é usar as duas, no momento certo. Muitas marcas começam sua trajetória usando apenas de mídia orgânica e depois vão aplicando o uso de mídia paga aos poucos. Outras, preferem já começar com a aplicação de mídia paga, para ganhar um impulso inicial. Ambas estratégias podem funcionar.
É aqui que entra outro aspecto importante dessa conversa, que é a mensuração de resultados. Para saber o que está funcionando ou não, é necessário emitir relatórios constantes, que vão avaliar esse desempenho.
No fim das contas, o que há de mais fundamental é ter uma equipe preparada para gerir as duas formas de mídia. Você precisa de pessoas que entendam do assunto, para trabalhar esses dois caminhos com o equilíbrio necessário, sem deixar uma de lado em detrimento da outra.
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