Como implementar uma boa estratégia de marketing digital? Como tornar a minha marca relevante em meio a tantas outras? Como garantir a fidelidade dos clientes de uma forma natural? Essas são perguntas feitas com muita frequência, tanto por empresários, quanto por profissionais da comunicação.
A realidade é que não há uma fórmula mágica para solucionar essas três questões. No marketing digital é preciso testar diversas técnicas para fazer uma estratégia funcionar. Porém, apesar da ausência de soluções fáceis, existem uma série de boas práticas que podem ser implementadas por quem está começando.
Neste artigo, vamos falar sobre os 5 pilares fundamentais do marketing digital, que são trabalhados nas estratégias que desenvolvemos para os nossos clientes. Confere aí 🙂
Posicionamento
Como você quer que as pessoas enxerguem os seus produtos e serviços? Qual é o espaço que você deseja ocupar na mente do consumidor?
Certamente, você quer que todos vejam o seu negócio de uma forma positiva, não é? Nenhuma marca quer ser vista como incompetente, incoerente ou simplesmente ruim. Dentro do marketing, há uma forma de trabalhar esse imaginário que as pessoas têm do seu negócio, por meio de algo chamado posicionamento.
O posicionamento, dentro das ideias de marketing digital, é o conjunto de ações que moldam a forma em que o público-alvo pensa na sua marca. Muitas marcas usam dessas estratégias para serem lembradas por muitos anos.
Um bom exemplo é a Gilette. A marca é tão forte em seu posicionamento de marketing, que se tornou uma espécie de sinônimo do produto que vende. Muitas pessoas chamam a lâmina de barbear, nome correto do utensílio, de Gilette, justamente pela credibilidade da empresa, que a tornou referência nesse mercado. A mesma coisa aconteceu com marcas como Bombril, Chiclets, e tantas outras.
Para ter um bom posicionamento de marketing, uma empresa deve ter planejamento. Deve ter objetivos bem definidos e trabalhar para eles acontecerem. Mais do que isso, deve trazer mais do que vantagens práticas e monetárias aos produtos, agregando também valores sentimentais.
É necessário oferecer algo único, que os concorrentes do segmento não oferecem. Esse “algo único” depende da característica de cada empresa. Algumas são lembradas pelo atendimento diferenciado, outras pelas inovações tecnológicas. Quem está envolvido deve usar as melhores ferramentas que tem, e acima de tudo, deve projetar apenas aquilo que é real. Empresas que fingem ser o que não são costumam se dar mal a longo prazo.
Conteúdo
Não dá para ser relevante no marketing digital sem uma boa produção de conteúdo. Para ter uma boa presença digital, toda marca deve investir em publicações de qualidade, com assuntos que são de relevância para as personas do negócio.
No marketing, o conteúdo de qualidade não é necessariamente aquele rebuscado, cheio de referências acadêmicas. Pode ser, mas não é uma regra. O bom conteúdo é aquele que resolve um problema, uma dor do cliente. Ou ao menos o deixa com a famosa “pulga atrás da orelha”, que vai deixá-lo instigado para consumir mais informação.
Para desenvolver um bom conteúdo on-line, é necessário produzir usando as estratégias do funil de vendas. Falamos sobre ele em outro artigo, mas vale relembrar as etapas:
- topo de funil – descoberta
- meio de funil – consideração
- fundo de funil – decisão
Com o funil de vendas, é possível aplicar o método AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação), que consiste na produção de conteúdos voltados para cada etapa do funil, que vão conduzir o consumidor pela jornada de compra, de forma natural.
Tráfego qualificado
Outro aspecto fundamental do marketing digital é a geração de tráfego qualificado. Não adianta produzir bons conteúdos que estão “invisíveis” nos canais de busca. Um texto bom que não é lido por ninguém acaba se tornando inútil.
Para gerar tráfego de qualidade para o seu site e redes sociais, é importante estudar as estratégias de SEO (outro tema recorrente aqui no blog) para produzir um conteúdo mais fácil de ser encontrado.
Além de investir em SEO, você pode partir para o uso de campanhas patrocinadas. O tráfego pago é fundamental, especialmente para marcas que estão começando e precisam ganhar alcance rapidamente. Com pouco investimento, é possível ganhar números impressionantes. Basta criar a estratégia correta.
Relacionamento
Lembra da frase “o cliente sempre tem razão”? Ela é meio controversa, mas há uma certa lógica nesse pensamento. O cliente não está sempre certo, mas devemos sim ouvir a sua opinião e entender as suas dores, mesmo quando não concordamos.
A empatia é fundamental na comunicação empresarial. Empresas são feitas por pessoas e isso deve estar transparente na forma em que o seu atendimento funciona. Entretanto, é bom lembrar que, no marketing, relacionamento não é só tratar o cliente bem e respondê-lo com educação. Esse também é o nome dado a uma estratégia específica, que envolve a jornada de compra. É necessário conhecer o cliente profundamente para criar um bom relacionamento, oferecendo assim as soluções que ele realmente busca e os produtos que de fato vão fazer a diferença.
Construir um bom relacionamento envolve o envio de mensagens no momento certo, seja nas redes sociais, no e-mail marketing ou no site. O importante é estar presente quando ele precisa.
Monitoramento
Lembra de como falamos da importância de testar técnicas para fazer o marketing funcionar de verdade? O monitoramento é uma das etapas fundamentais desse processo.
Depois de implementar uma estratégia, é necessário avaliar se ela realmente está dando certo, quais pontos podem melhorar e quais são os próximos passos para continuar crescendo. Por isso, monitorar os resultados é fundamental para continuar crescendo.
Existem diversas ferramentas, como o Google Analytics, Facebook Ads e Google Ads, que geram relatórios sobre o desempenho das redes sociais e campanhas patrocinadas. As próprias redes, como o Instagram e o LinkedIn, apresentam dados fundamentais para avaliar o sucesso ou não da conta.
Só por meio de uma avaliação criteriosa, somada à coragem para testar coisas novas sem medo de errar, você consegue construir a estratégia de marketing ideal para a sua empresa. Ela provavelmente não será perfeita, mas com o tempo, você vai aprimorá-la de acordo com as suas necessidades.
A Opcevê adora trabalhar com marcas criativas e soluções digitais. Tem alguma dúvida sobre marketing digital e branding? Então vem falar com a gente!